terça-feira, 1 de abril de 2008

A OCASIÃO FAZ O LADRÃO

A Gazeta obteve ontem minha autorização para reproduzir na edição de hoje a entrevista que fiz com Ilzamar Mendes, viúva do líder sindical e ecologista Chico Mendes. Deu o crédito, mas esqueceu de avisar aos seus 37 leitores que escrevo regularmente mesmo é neste blog. Do jeito que está parece que sou da equipe ou que o jornal pagou algum centavo pelo trabalho que realizei.

E sigo contribuindo para o enriquecimento ilícito de proprietários de veículos de comunicação do Acre. Na verdade a entrevista foi reproduzida apenas porque os jornais, incluindo a Gazeta, estão há três meses sem receber da prefeitura de Rio Branco e há mais de um mês do governo estadual. Portanto, a crítica da viúva se torna oportuna para ajudar a abreviar o jejum financeiro dos últimos dias.

Quando fui correspondente do Estadão e do JB no Acre, a chantagem funcionava assim: a cada reportagem minha que contrariava o poder local, os empresários de comunicação corriam até o gabinete do governador de plantão e ameaçavam reproduzir o contéudo. Só desistiam quando altas somas de dinheiro público eram empenhadas para os cofres de suas empresas.

Mas ninguém demonstra tanto prazer em ser chantageado quanto o PT e os petistas que comandam o Acre. Leia aqui, por exemplo, a carta aberta que o jornalista Sílvio Martinello, diretor da Gazeta, escreveu para forçar o então governador Jorge Viana a abrir as torneiras do erário em benefício de sua empresa.

- Esse tipo de pressão pode funcionar contra outros, mas não em relação ao Binho Marques - disse Itaan Arruda, assessor de imprensa do governador. (Conta outra, Itaan. A campanha eleitoral já começou e para vocês jornal é política e não imprensa).

No blog do deputado Luiz Calixto (PDT), ele anuncia que apresentará requerimento solicitando o contrato e os aditivos firmados com a agência Cia. de Selva, empresa responsável pela milionária publicidade do Estado.

De posse das informações, o parlamentar pretende publicar os valores que o governo repassa mensalmente para os jornais e televisões. Até aí, uma ação inócua, nobre Calixto. O que deveria ser solicitado mesmo é a planilha de custo, que detalha as despesas com a mídia.

Embora hoje seja o dia da mentira, é verdade que a ocasião faz o ladrão.

Nenhum comentário: