quarta-feira, 16 de abril de 2008

O DILEMA DE MEDÉIA

Narciso Mendes

Instada a decidir entre a razão e a vontade irracional, ou melhor, entre seguir as orientações do seu próprio pai ou ter que ficar ao lado do marido Jazão, conta Ovídio em suas Metamorfoses, como Medéia superou o angustiante dilema que vivia: “Enxergo e louvo o que é melhor, mas sigo o que é pior”, assim reagiu.


Do mais burro ao mais letrado oposicionista, eleitoral e matematicamente falando-se, ninguém se atreve a duvidar que a retomada do poder passa necessariamente pela unidade das oposições, enfim, enquanto mantiverem-se divididas, manter-se-ão distante do poder, porquanto suas portas são bastante estreitas para permitir a entrada dos arredios e dos doidivanas.

No Acre dos dias atuais, aqueles que dizem fazer oposição à FPA, ao que tudo indica, parecem resignados a permanecer na oposição, afinal de contas, cada corrente oposicionista pensa e age isoladamente. Prova disto, já contam com uma penca de candidatos, cada um querendo engolir o outro, enquanto do outro lado, o atual prefeito Raimundo Angelim, candidato natural da Frente Popular do ACre (FPA), sequer precisou perder um só minuto do seu tempo tratando de candidaturas. Nem mesmo da sua.

Considerada a maior e mais azeitada máquina eleitoral que o Acre já conheceu, não será brincando de fazer política que seus opositores desalojarão a FPA do poder. Tampouco será com artimanhas de última hora que comporão um conjunto de forças capaz de enfrentá-la.

A unidade como condição sine qua non e a perspectiva de poder não só como objetivo, mas como uma possibilidade real, são requisitos absolutamente indispensáveis ao fortalecimento das oposições. Não satisfeitas essas condições, não faz sentido algum se falar em seu nome, a não ser, para cumprir tabela. A escolha do candidato – e não dos candidatos – é a última coisa a ser feita pelas oposições, até porque, enquanto existir mais de um candidato, com certeza, a vontade irracional continua prevalecendo sobre a razão.

Medéia ficou ao lado de Jazão, mas sabia, plena e conscientemente, que tinha feito a pior opção, diferentemente dos oposicionistas do Acre que sequer sabem avaliar a importância, ou mais precisamente, simplesmente com sua unidade, afinal de contas, da voz de nenhum dos muitos candidatos oposicionistas ainda não ouvimos as razões que justifiquem suas suicidas decisões.


Dilema é dilema! Burrice é burrice!

O empresário Narciso Mendes, dono da TV e do jornal Rio Branco, escreve neste blog às quartas-feiras.

2 comentários:

Odele Souza disse...

Olá Altino,
Sou Odele Souza, do blog Flavia, Vivendo em Coma. (Flavia é minha filha) Sou amiga de Saramar Mendes, Leila Jalul e Carlos Zamith do blog Diário de um Juiz, de Manaus.
Há tempos queria conhecer teu blog porque além de vê-lo linkado no blog de Gloria Perez, quando converso com Leila Jalul ao telefone, ela frequentemente menciona seu nome como uma das pessoas que ela admira.

Gostei muito de estar aqui e conhecer teu blog, um dos exemplos de uso digno da Internet.

Um abraço.

Anônimo disse...

E homem, menino é menino, político é político e viado é viado... (Falcão)