quarta-feira, 30 de abril de 2008

METAMORFOSE AMBULANTE

Narciso Mendes

O presidente Lula já disse que prefere ser uma metamorfose ambulante a ter opinião formada sobre tudo. Que assim fosse, conquanto fosse para corrigir velhos vícios e não para cometer novos e gravíssimos erros, afinal de contas, qualquer mudança pressupõe-se para melhor.

De qualquer maneira, há que fazermos justiça ao PT, porquanto foi o último partido a cair na mesmice, a nivelar-se por baixo. O que não faz o poder, seja pela vontade de conquistá-lo, seja pela obcecação para não perdê-lo.

Em 2004, quando tentava sua reeleição na disputa pela prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy recebeu o apoio de Paulo Maluf e com ele posou para uma fotografia que logo a seguir foi utilizada para compor sua propaganda eleitoral.

Mais recentemente, ou mais precisamente, com vista às eleições deste ano, o PT e a própria Marta Suplicy fizeram o possível e o impossível para se coligar com o PMDB de Orestes Quércia. Maluf e Quércia, para os petistas e os tucanos, sempre foram a expressão máxima da depravação política nacional.

Na luta interna que travam dentro do PSDB, José Serra e Aécio Neves não param de, político-partidariamente, contribuir com seus maus exemplos. Como o que é bom para um é sempre ruim para o outro, em São Paulo o pré-candidato tucano, Geraldo Alckmin, é mal visto por Serra, e por sua vez é o preferido de Aécio, o mesmo Aécio que em nome de sua coerência partidária apoia Gerldo Alckmim em São Paulo, enquanto nas suas Minas Gerais, fez das tripas coração para que o candidato a prefeito de Belo Horizonte saísse de uma coligação entre o PSDB e o PT.

Em sendo as eleições municipais a mais visível preliminar para a eleição dos governadores e do presidente da República, por essas e outras, já dá para se prever como será a disputa de 2010. Decerto uma certeza: cada vez mais os mais espertos e não os partidos serão beneficiados na eleição presidencial.

Serra trabalha para eleger o Democrata Kassabi, ainda que em detrimento do seu correligionário Geraldo Alckmim. E mais que isto: se der Marta Suplicy, uma possibilidade mais que real, ela naturalmente virará candidata e se constituirá numa forte candidata nas eleições de 2010.

Se o vencedor for Geraldo Alckmin, perde o PT, perde Serra e ganha Aécio. Para o PMDB.

O empresário Narciso Mendes, dono da TV e do jornal Rio Branco, escreve neste blog às quartas-feiras.

Nenhum comentário: