domingo, 20 de abril de 2008

MANHÃS DE ESCURIDÃO


A foto acima foi tirada pelo pesquisador Evandro Ferreira às 4h48 da madrugada, em Rio Branco. Mostra que nesse horário ainda é noite e a única luz que guia as pessoas vem das lâmpadas da iluminação pública. Em breve esse será o panorama não das 4h48 da madrugada, mas das 5h48 da manhã, caso o presidente Lula sancione a mudança de fuso horário do Acre, proposta pelo senador Tião Viana (PT-AC) para atender à Rede Globo.

- Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis - advertiu o dramaturgo Bertolt Brecht. Leia mais no blog Ambiente Acreano.

ATO PÚBLICO - Quarta-feira, dia 23 de abril, no Terminal Urbano de Rio Branco, às 9 horas. Leia O convite dos organizadores:

Respeitem os telespectadores do Acre

A Portaria 1220, do Ministério da Justiça, que determina que a vinculação entre categorias de classificação e faixas horárias de exibição implique a observância dos diferentes fusos horários vigentes no país, vem sendo utilizada pelas emissoras de televisão para impor uma programação específica para o Estado do Acre. Esta programação exclui a transmissão direta das partidas de futebol e telejornais e demais programas com classificação livre. Por entendermos que as emissoras estão agindo de maneira arbitrária e discriminando seus telespectadores no Estado do Acre, dez entidades abaixo mencionadas se reuniram na segunda-feira na sede do STIU-AC e decidiram se articular e cobrar o cumprimento da Portaria, mas exigindo que ela seja cumprida integralmente, especialmente no seu artigo 5º que trata dos programas não sujeitos à classificação indicativa. Na mesma reunião também ficou decidido que as entidades vão convocar um ato público na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, no Terminal Urbano de Rio Branco. É preciso lembrar que as emissoras de televisão são concessões públicas e, portanto, devem respeitar os cidadãos e tratá-los com igualdade, independente de seus interesses comerciais. Salientamos que a sociedade civil, religiosos e sindicatos devem estar juntos na defesa da portaria, como instrumento de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes, mas não favoráveis ao atraso da programação LIVRE exibida pelos canais.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom comentário, esse do Altino - aproveita a fotografia do Evandro para criar informação esclarecedora. Isto precisam saber as pessoas. Precisam saber as famílias que acordam cedo pra o trabalho, para levar as crianças para a escola.

Unknown disse...

A Rede Globo de "Terrorismo" da Comunicação sempre se utiliza de métodos ardis para lograr êxito em seus interesses. Essa de atrasar a programação livre, como o futebol nas noites de quarta-feira, é uma tática de pressão extremamente baixa, é um aviltamento à população acreana. Também o JN gravado é um vilipêndio ao telespectador, que além de ouvir notícias deturpadas em relação aos fatos (ataques mentirosos desta famigerada emissora ao MST, a Hugo Chaves, em críticas estéries da política externa belicosa de Washington etc), ainda tem alterada a sua rotina de "inculcação" diária em nome de interesses mercantis da Globo, de instituições financeiras e políticos do Congresso Nacional. Vamos explicar ao organismo das nossas crianças o porque delas terem que acordar, em média, às 5:45hs da manhã com o aspecto visual do dia de 4:45hs. Creio que a razão disso não apagará as mazelas sentidas pelo corpo...