quarta-feira, 23 de abril de 2008

FLORES DA FLORESTANIA

Aníbal Diniz


Dona Valderícia Pereira da Silva transformou o quintal se sua casa, situada no ramal Belo Jardim, num bonito viveiro multicolorido de flores e algumas plantas de corte. Ela, que dois anos atrás dependia do benefício do Programa Bolsa Família para sobreviver, teve sua receita multiplicada ao se dedicar, com a filha Erivânia e uma amiga, à produção e comercialização de plantas ornamentais nas feiras que acontecem de quarta a domingo nos bairros.

A história de dona Valderícia coincide com a de outras 20 mulheres que participaram dois anos atrás dos cursos de jardinagem promovidos pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Rio Branco. Das 41 pessoas que receberam o treinamento, 21 aderiram à proposta e formaram quatro grupos para a produção de viveiros comunitários.

O resultado veio em forma de aumento de renda para as famílias envolvidas. Uma renda sustentável e ambientalmente correta, porque até as ervas daninhas capinadas nos viveiros são amontoadas e transformadas em adubo, ao contrário da prática tradicional da queima, que transforma todo mato em cinzas.


Leia mais na Agência de Notícias do Acre.

2 comentários:

Válber Lima disse...

Enquanto o talentoso jornalista, Aníbal Diniz, escreve bela matéria sobre flores e negócios na periferia de RB, o Itaan Arruda distribui espinhos para os colegas da Secom. É... o mundo dá muitas voltas...

. disse...

faltou informar aonde podemos encontrar essas plantas, ALtino se voce souber o endereço, por favor nos informe