quarta-feira, 26 de março de 2008

O BRASIL PRECISA CONHECER

Cláudio Prado Junior

Em pesquisas no Google, a respeito dos estados do Acre e Amazonas, encontrei seu blog e gostei muito do conteúdo. Também sou jornalista profissional, e durante todo o ano de 2006, tive a oportunidade conhecer a sua região, mais especificamente atuei na cidade de Envira (AM), para o prefeito Ivon Rates, que considero uma das pessoas mais inteligentes do meio político amazonense.

Por causa do trabalho, tive a felicidade de viajar pelo Acre e Amazonas, conhecendo diversas cidades destes importantes estados. O Acre para mim foi uma surpresa agradável e ao mesmo tempo preocupante. Rio Branco é uma cidade próspera, com um crescimento acelerado, mas ainda carece de muita estruturação pública. Fiquei impressionado com o volume de lixo nas ruas, não no centro da cidade, mas nos bairros em geral, além de uma falta constante de asfaltamento.

Mas uma coisa supera isso tudo: o povo acreano é muito especial, as pessoas são mesmo muito gentis, fato este que senti também nas cidades amazonenses.

Desde que retornei, tenho procurado colaborar com textos diversos, principalmente no Jornal de Piracicaba, que é a cidade que atualmente moro e trabalho, um município com cerca de 500 mil habitantes, que é hoje a cidade líder mundial em tecnologias do álcool combustível e do biodíesel.

Um fato tem que ser sempre destacado: a Amazônia que é divulgada, principalmente para o sudeste do país, não é aquela que é vivenciada pelos seus moradores. O que a gente recebe por aqui nada mais é do que o que é vendido para os estrangeiros. Estando aí, conheci uma realidade única, original e ímpar. Com todas as contrariedades que se tem ao viver próximo deste mar de florestas, o povo que sobreviveu às intempéries da mata, desenvolveu uma fibra e uma adaptabilidade digna de nota.

Com todas as dificuldades que um cidadão de Envira, Eirunepé, Xapuri, Feijó, Tarauacá passa em seu dia-a-dia, ainda dá tempo de sorrir, se divertir sem culpa no forró de final de semana, ou, ainda, na "danceteria" improvisada. A classe política ainda é muito arraigada no estilo do coronelismo e do cabresto, isso é bem verdade, porém, algumas mudanças foram percebidas por mim, em alguns políticos que conheci.

A religiosidade também é algo marcante. A presença de religiões como União do Vegetal, Trigueirinho, Santo Daime, a própria vacina do sapo, que eu experimentei e achei fenomenal, são referências dessa integração do homem com seu ambiente da mata.

Outro ponto é a criatividade fabulosa deste povo, a capacidade de usar a arte e a cultura em seu favor. Artesão magníficos, são capazes de transformar um simples côco de jarina ou açaí em tremendas peças de joalheira ou acessórios diversos. A culinária, a cultura, a fauna e a flora, são mesmo algo que deveria ser reconhecido por todos os recantos do Brasil.

Pretendo retornar em breve, para poder reencontrar os amigos que aí deixei e matar a saudade disso tudo. Apesar do volume de trabalho que tenho, penso sempre em poder de alguma forma colaborar novamente com este povo que tantas alegrias me deu.

De uma coisa pode ter certeza, estarei sempre entrando em teu blog para saber das novidades. Estou te enviando um de meus textos sobre a Amazônia, que foi veiculado recentemente, espero que goste. E desejo a você cada vez mais sucesso em seus compromissos pessoais e profissionais.

Um grande abraço!

Claudio Prado Junior é jornalista e assessor de imprensa da prefeitura de Piracicaba (SP). Leia "A Amazônia de Lula é diferente".

4 comentários:

Júnior Carvalho disse...

Altino, gostaria que vc conhecesse a realidade em que se encontra o municipio de Envira-AM, esta realidade nao condiz no que diz ser o atual prefeito 'uns dos mais inteligentes'...

Unknown disse...

Junior, respeito demais sua opinião, mas qualquer prefeito ou até você mesmo que estivesse atualmente na frente política de Envira, iria passar pelo tremendo desconforto da perda do repasse financeiro para o município, a partir da devolução de terras de Envira para o Acre. São mais de 500 mil a menos por mês. O Ivon é respeitado em todos os locais por onde vai, inclusive aqui em São Paulo, onde já deu diversas palestras defendo o seu povo envirense. Preocupe-se muito mais em colaborar com sua cidade, ao invés de fazer o que eu vi todo dia aí, gente de braços cruzados, pedindo "ajuda" de 10, 20 reais ou então combustivel pro barco ou gás de cozinha. Pedir emprego lá não vi nenhum pedir, e olha que tem de monte. Em nenhum outro lugar deste Brasil, existe isso que tem em Envira, da prefeitura ter que mandar doentes pra Rio Branco ou pra Manaus, de graça, de avião, ou morar de graça na casa do Ivon, comendo do bom e do melhor, com carro a disposição pra ir e vir até ficar curado. Fora a casa que tme em Rio Branco também por conta da prefeitura. Isso fica uma fortuna. Acorde pra vida. Vocês tem um monte de vantagens e não agradecem por isso.
Venha você aqui bater na porta de uma prefeitura pedindo vintão pra pagar o gás pra ver se você recebe. Ou morar às custas do poder público em algum lugar até ficar curado.
Aqui é diferente, não tem essas coisas não. É na base do se vire.
Depois um dia quando isso acabar, vocês vão virar e falar: "ah, como era bom no tempo do Ivon, da Elione, aquela época sim, tinha beneficios".
Esse negócio de eu sou do partido 12 ou sou 23 é ridiculo.
O que importa mesmo hoje em dia para Envira, e pra tantas outras cidades de sua região é o povo perceber que ou evolui e aceita os novos tempos, ou vai ficar esperando o Mapinguari aparecer e resolver todos os seus problemas, e convenhamos, isso vai demorar muito.

Sabe, o que me deixa mais triste é saber que eu aprendi a amar profundamente Envira, Rio Branco, Xapuri, enfim essa região maravilhosa e os cidadãos verdadeiros daí muitas vezes me demonstram o contrário.

ALTINO MACHADO disse...

Comentário enviado por Cláudio Prado Junior:

"Junior, respeito demais sua opinião, mas qualquer prefeito ou até você mesmo que estivesse atualmente na frente política de Envira, iria passar pelo tremendo desconforto da perda do repasse financeiro para o município, a partir da devolução de terras de Envira para o Acre. São mais de 500 mil a menos por mês. O Ivon é respeitado em todos os locais por onde vai, inclusive aqui em São Paulo, onde já deu diversas palestras defendo o seu povo envirense. Preocupe-se muito mais em colaborar com sua cidade, ao invés de fazer o que eu vi todo dia aí, gente de braços cruzados, pedindo "ajuda" de 10, 20 reais ou então combustivel pro barco ou gás de cozinha. Pedir emprego lá não vi nenhum pedir, e olha que tem de monte. Em nenhum outro lugar deste Brasil, existe isso que tem em Envira, da prefeitura ter que mandar doentes pra Rio Branco ou pra Manaus, de graça, de avião, ou morar de graça na casa do Ivon, comendo do bom e do melhor, com carro a disposição pra ir e vir até ficar curado. Fora a casa que teM em Rio Branco também por conta da prefeitura. Isso fica uma fortuna. Acorde pra vida. Vocês tem um monte de vantagens e não agradecem por isso.
E o transtorno que isso causa para o atendimento público de Rio Branco que não está preparado para atender uma demanda extra pois isso gera custos adicionais?
Venha você aqui bater na porta de uma prefeitura pedindo vintão pra pagar o gás pra ver se você recebe. Ou morar às custas do poder público em algum lugar até ficar curado.
Aqui é diferente, não tem essas coisas não.
Depois um dia quando isso acabar, vocês vão virar e falar: "ah, como era bom no tempo do Ivon, da Elione, aquela época sim, tinha beneficios".
Esse negócio de eu sou do partido 12 ou sou 23 é ridiculo.
O que importa mesmo hoje em dia para Envira, e pra tantas outras cidades de sua região é o povo perceber que ou evolui e aceita os novos tempos, ou vai ficar esperando o Mapinguari aparecer e resolver todos os seus problemas, e convenhamos, isso vai demorar muito.

Sabe, o que me deixa mais triste é saber que eu aprendi a amar profundamente Envira, Rio Branco, Xapuri, enfim essa região maravilhosa e os cidadãos verdadeiros daí muitas vezes me demonstram o contrário.

Apresente soluções, críticas já temos demais.

Abraços

Claudio"

Júnior Carvalho disse...

Olá, nao sou de Envira, sou de MG e conheci Envira em 2004, onde existia Agricultores sozinhos colhendo 20 toneladas de graõs, colheita esta feita na mão. Conheci Envira quando existia saúde inclusive PSF indígena. Na época que conheci a prefeitura também ajudava no translato de doentes para Rio Branco e ainda fazia mais, se a pessoa viesse a óbito, trazia o corpo de volta.
Passei recentemente por lá, 2006/2007 e o que vi não é o que condiz dizer "uns dos mais inteligentes", o que escultei condiz em dizer "uns dos mais político igual a outro qualquer do brasil", é o sistema!

Lembro novamente, não sou de lá, não voto lá e não dependo da prefeitura de lá. Mas gosto de lá!