quarta-feira, 26 de março de 2008

JÁ COMEÇOU ACERTANDO

Narciso Mendes

Se só o tempo dirá se o PDT vai saber escolher e ser feliz com seus novos aliados no Acre, uma coisa já se pode dizer: ele acertou, em cheio, ao sair dessa oposição que está aí. Ainda que filiado ao PDT, devo confessar: não exerci nenhuma influência quanto à decisão tomada pelo seu diretório regional.

Limitei-me tão somente a aplaudi-la, afinal de contas, enoja-me saber quem são os neo-oposicionistas da política acreana: Márcio Bittar, Sérgio Petecão, Tião Bocalon, N. Lima, entre outros. Na melhor das hipóteses, essa gente poderia ser rotulada de dissidente, jamais como oposicionistas. Quem se fartou comendo em sua gamela, não pode dizer que é oposição à Frente Popular do Acre (FPA).


Não fui o negociador da entrada da PDT na FPA, apenas, e por uma deferência especial do Dr. Hedilberto Saraiva, fui comunicado da decisão que o diretório regional do PDT havia tomado, qual seja: buscar novos aliados.

A despeito dessas verdades, volta e meia, por má-fé ou para me provocar, meu nome tem aparecido como um dos articuladores de tal negociação. A provocação até que admito, mas à má-fé reagirei à altura, como é de meu costume.

Ao deixar a militância política-partidária não o fiz com o propósito de me tornar um aliado do governo, ou o que seria mais reprovável a minha conduta, uma tentativa de buscar uma hipotética chance de me aproximar do governo. Nada disto.

Larguei-a decepcionado com os rumos tomados pela própria oposição, sobretudo a partir da presença do arrivista Márcio Bittar como uma de suas mais destacadas figuras. Larguei-a tarde e atrasado, porém à tempo, afinal de contas, seria dose pra elefante engolir um Sérgio Petecão dizendo ser de oposição à FPA.


Fiz e não me arrependo ter feito oposição à FPA, mas nunca o fiz com o propósito de criar dificuldades para conseguir facilidades. Não obstante meu afastamento da política-partidária, é essa oposição que pretendo vê-la ressurgir no Brasil, e sobretudo, no Acre. Democracia sem oposição tira a legitimidade de quem exerce o poder.

Concluo dizendo: não articulei a ida do PDT para a FPA, embora tenha aplaudido a decisão tomada pelo seu diretório regional, até porque, qualquer que seja o destino a que seja levado o PDT, será um lugar bem melhor - ou menos ruim – que conviver com a canalhice política.

O empresário Narciso Mendes, dono do jornal e da TV Rio Branco, passa a escrever neste blog às quartas-feiras. O Acre continua carente de liberdade e de respeito às diferenças de opinião. Leia mais sobre a polêmica no blog do deputado Luiz Calixto.

Nenhum comentário: