sábado, 29 de março de 2008

HERDEIROS DE CHICO MENDES


Estive ontem e hoje na companhia da família -a viúva Ilzamar, os filhos Elenira e Sandino, e a neta Maria Luisa- do seringueiro, líder sindical e ecologista Chico Mendes cujo assassinato, ocorrido em Xapuri, completará 20 anos em dezembro.

Embora tenha recusado na semana passada uma entrevista para o documentário que a TV árabe All Jazeera prepara sobre a história de Chico Mendes, Ilzamar abriu o coração numa entrevista exclusiva para este blog.

Ela afirma que os ideais de Chico Mendes foram mortos por antigos companheiros do seringueiro, mas está vivo nos corações e mentes de pessoas que não têm voz e vez na política dos governos federal e estadual.

- Quando é para se usar a imagem do Chico, ele vive. Seus antigos companheiros hoje fazem qualquer coisa para ficar no poder. A política do Acre está voltada para a pecuária, que significa a destruição.

Perguntei o que Ilzamar considera um erro de Chico Mendes. Ela respondeu que foi o de ter confiado em algumas pessoas.

- Chico confiou em algumas pessoas e infelizmente ele morreu. Pessoas que o traíram e que na época já tinham a intenção de trair.

A entrevista com Ilzamar Mendes tem 20 minutos de duração e será publicada aqui, sem edição, na segunda-feira. Causará incômodo a muita gente, especialmente no ano em que está sendo organizada uma programação para "comemorar" os 20 anos do assassinato do seringueiro.

Alguns trechos da entrevista exclusiva com Ilzamar Mendes estão no vídeo abaixo.

Nenhum comentário: