quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

QUESTÃO DE JUSTIÇA POLÍTICA

Aníbal Diniz


Não sei exatamente qual é sua intenção, mas sei que fica extremamente chato você associar a imagem do Jorge Viana com o título "Negócios". Isso é típico de Roberto Vaz [dono do site AC 24 Horas], e não fica bem partindo de você.

O Jorge deu a contribuição dele como ninguém até hoje fez pelo desenvolvimento do Acre, continua tão apaixonado pela política e pelo Acre como sempre esteve e você, que sabe disso tanto quanto eu, fica misturando a imagem dele (que é disparadamente a maior liderança política do Acre) com negócio.

Sugiro que você repense o tratamento dispensado ao Jorge. Ele merece mais.

Não estive presente e nem falei nada a respeito disso com ele, mas não tenho dúvida de que uma audiência de Jorge Viana com o presidente Lula teve na política regional e nacional a sua pauta principal.

O Jorge pensa e faz política por vocação. Ele acompanha as questões nacionais com o olhar de quem governa, porque, para ele, não é preciso frazer parte da equipe do governo Lula para ajudar o presidente Lula a governar.

O assunto desmatamento e queimadas na Amazônia, com as saídas que o presidente Lula e a ministra Marina Silva estão buscando, a exemplo do enquadramento das instituições financeiras oficiais para que só financiem projetos comprovadamente sustentáveis na Amazônia, é algo que certamente conta com a solidariedade irrestrita do companheiro Jorge Viana.

Você não pode ficar julgando as pessoas e nem o PT acreano pela não manifestação pública em defesa da Marina. Você tem idéia do desconforto que isso poderia causar na relação Marina-Lula se partisse do Acre um movimento que não levasse em conta o esforço de ambos pela redução dos desmatamentos?

Vamos com calma, companheiro! Sei de sua ansiedade e da ansiedade do Toinho Alves e do Elson Martins, mas precisamos ter serenidade na condução das discussões.

A imagem do Jorge é muito cara para o Acre e sei que você, que é o blogueiro do Acre mais lido entre os formadores de opinião do Brasil, pode contribuir muito se tratá-la sempre com justiça.

Na dúvida, conversemos a respeito.

Um grande abraço!

Aníbal Diniz foi secretário de Comunicação durante os dois mandatos do governador Jorge Viana. Agora é assessor do governador Binho Marques, além de suplente do senador Tião Viana. Acato a reprimenda porque ele acata as minhas há anos. Mas gostaria de tê-lo visto, junto com os líderes políticos da Frente Popular do Acre, fazer o mesmo quando o governador Ivo Cassol, de Rondônia, disse que a ministra Marina Silva é uma despreparada. É muito estranho não ter havido contestação, quando a gente sabe que basta um pium dar uma picadinha em Jorge Viana para a terra tremer e ser mobilizada em sua defesa. Quanto ao PT, vai soar piegas a homenagem que prestará sábado à Marina Silva, sobretudo porque todos sabemos que é o tipo de manifestação que não seduz o ego da neguinha. Ela foi apedrejada na praça pública do país, a turma da florestania ficou acuada, caladinha, e depois oferece mimos na tribo como se isso fosse capaz de estancar a sangria. Não foi desabonador o título "Negócios" que usei ontem no post, porque constava na agenda do presidente Lula o encontro dele com Jorge Viana, presidente do Conselho de Administração da Helibras, uma empresa multinacional. Portanto, não misturei política com negócios. Além disso, telefonei para Jorge Viana, mas o mesmo preferiu não falar a respeito do encontro. Nem mesmo para a imprensa que cobre o Planalto. Continuemos a conversa, afinal ninguém duvida da contribuição do ex-governador do Acre.

6 comentários:

Unknown disse...

Olha aí... o Aníbal demonstrando seu aprendizado nas hostes do bom diálogo e da convivência democrática!!! Isso posto, concordo plenamente que não fere a imagem de ninguém, muito menos do Jorge Viana, a associação com negócios. Desde que, obviamente, não sejam escusos. Ta mais que na hora de parar com essa mania de vender político e política como santos em altar!!!Ninguém engole mais essas mentiras e dissimulações. Apesar do eterno chefe dos petistas, a despeito de tudo que se passou com ele, manter o discurso farisaico: "O ainda não acabou" (ontem na folha). Sua contra-argumentação, Altino foi muito pertinente. Salve, salve!!!

Unknown disse...

"...Sugiro que você repense o tratamento dispensado ao Jorge. Ele merece mais..."

Isso não parece uma sugestão, parece muito mais uma ordem!
E isso é o que ele sabe fazer, e faz direitinho.
Esse tal de Aníbal nunca fez nada pelo Acre a não ser ameaçar quem fala qualquer vírgula que não seja aprovada pelo seu filtro.
Agora não tiro a razão dele de defender com unhas, dentes, boca...o clã Viana, afinal de contas ele foi premiado com a suplência do Senador Tião Viana, e provavelmente será Senador. Já pensou!? Esse é o cara que vai representar o Acre quando Tião for Governador.
Estranho é pensar que ele está preocupado com a relação Marina-Lula.
Ora, porque essa preocupação não foi demonstrada quando a alta cúpula do PT, incluindo os Vianas, pressionaram pela liberação das licenças ambientais das Hidrelétricas do Madeira???
Aquilo sim foi uma situação desconfotável.

. disse...

O Suplente Aníbal é sensato... defender Marina porque? O governador do promissor e progressivo estado de Rondonia Ivo Cassol falou alguma mentira? Marina Silva tem algum preparo para representar o Acre ou ser ministra de um pais que tem tudo para crescer e nao crescer por causa desses malditos entraves ambientais.

Cruzeirense disse...

Esse é nosso Acre véi de guerra...

Se dessem corda mesmo... esse cara, Aníbal, seria uma espécie de Ditador.

Ainda bem que não dão corda pra ele, porque do jeito que ele é enrrolado, era capaz de se enforcar com ela.

Temos gente mais importante pra dar ouvidos meu povo, só não sabemos quem é, mas de ter tem.

Abraços.

Saudades do Acre disse...

O suplente errou nessa postura de Sancho Pança modernoso, redimensionando com certo exagero as palavras do jornalista, provavelmente para realçar as suas.
Os leitores sabem o apreço que o Altino tem pelos Viana, mas sabem também que ele não permite que tal apreço influencie no profissionalismo de seu trabalho. O Jorge Viana certamente não terá se sentido ofendido, pois claramente não houve intenção de ofensa, considerando o parágrafo anterior. Portanto, qualquer leitor atento poderá entrever no texto acima, apenas uma inversão entre os valores da ficção e da realidade. Neste caso, quem delirou foi o fiel escudeiro.

Antonio Alves disse...

Não, Aníbal, você não sabe da minha ansiedade. Melhor que não saiba. Mas fique tranquilo, ela não é maior nem menor do que era 30 anos atrás. E não tem nada a ver com a imagem do Jorge ou com qualquer questão política que possa perturbar sua serenidade nas discussões. Quanto à ansiedade do Elson, não a conheço. Mas com a história e os cabelos brancos que ele tem, não creio que seja necessário que ninguém lhe peça para ter calma. Lembra quando trabalhávamos na TV Aldeia, no governo do Flaviano, e o Elson era o diretor da emissora? Fui demitido do jornal O Rio Branco e ameaçado pelo novo dono, o Narciso Mendes, que foi ao governador tentar impedir a repercussão na TV. Flaviano chamou o Elson. Lembra o que ele respondeu? "Não vou censurar o Toinho nem impedir que a equipe noticie o assunto". Naquele período, fiz várias crônicas criticando o governo, na emissora do governo. Pelo menos uma delas, criticando a posição do Flaviano a respeito do financiamento interncaional da estrada, foi usada pelo Jorge Viana em reuniões importantes na tentativa de defender a floresta e o movimento dos seringueiros. Ah, se eu fosse lembrar todos os detalhes teria que escrever um livro. Certamente não posso dizer que sou o mesmo, acho mudei bastante nesses trinta anos. Cada um dos personagens dessa história também mudou, pelo menos em algumas coisas. Em outras, todos permanecemos os mesmos. Cada um saberá, olhando no espelho da memória, qual é a atual fisionomia de sua ansiedade. Da minha eu sei.