domingo, 13 de janeiro de 2008

DIÁRIO DO AMAZONAS


Nossa expedição mereceu a primeira página da edição de hoje do Diário do Amazonas. Pode não parecer triunfal, mas o jornal preferiu destacar que um problema no eixo da embarcação atrapalhou os planos dos 24 passageiros que demoraram nove dias para percorrer o rio Juruá de Cruzeiro do Sul (AC) a Manaus (AM).

- A embarcação, que chegou rebocada pelo Umuarama E25, ancorou ontem, por volta das 17h40 no Estaleiro Rio Amazonas (Eram) no bairro Santo Antonio, zona Oeste da cidade, depois de percorrer 4.435 quilômetros pelo rio Juruá - assinala o Diário do Amazonas.

Ou 222 horas e 20 minutos.


Pupunha


A "Árvore de Natal" de Coari (AM) é um monumento bem brega na praça mais movimentada da cidade e tem uma placa com a seguinte explicação: "Equipamento que tem por finalidade permitir a produção de óleo e gás de forma segura e controlada em poços de petróleo".


Cargueiro com gás viaja de Coari para Porto Velho (RO).


Amanhecência no Solimões, às 5h32, tendo a estrela-d'alva (Vênus) como guia.


Rio Solimões, às 6 horas


Amanhecer no Solimões, às 6h11.


Nem só de balsa vive o povo de Manacapuru (AM)


Temeroso de viajar pela segunda vez de balsa, o comunista Edvaldo Magalhães foi pedir a benção ao Redentor de Manacapuru.


Encontro das águas dos rios Negro e Solimões

11 comentários:

morenocris disse...

Não dá para fugir do factual...

A matéria especial será a sua !

Mas o espaço na mídia foi merecido.

Beijos.
Bom domingo.
Bom trabalho.
Boa sorte.

*Adoro pupunha! rsrs

:)

Angela Ursa disse...

Altino, belíssimas as fotos da sua expedição. Abraços floridos! :))

Unknown disse...

Parabens (com inveja) da expedição.
Abracos
Joao B Guerreiro

Unknown disse...

Grande Altino,

Agora que você percorreu o rio até Manaus, me diga uma coisa que sempre tive curiosidade:

Você contou quantas cidades tem na margem direita e na esquerda do rio? Pode parecer irônico, mas você já percebeu que de Ipixuna pra cima, até Porto Walter (que é a parte que conheço) todas as cidade ficam à margem direita do rio?

Algum visitante aqui do Blog sabe porque? Tem algum fundamento que desconheço?

Abraços,

Samuel Bryan disse...

so pra reafirmar a Angela...
tinha que comentar...
as fotos estão lindas, quer dizer, a do Edvaldo Magalhães ta simpática
hahahaha

Henrique disse...

Altino, As excelentes fotos do amanhecer no Solimões. Entretanto fiquei intrigado com o horário, p.e., a aurora às 4:32h, numa região próxima ao equador não acontece em nenhuma época do ano. Provavelmente o Sr. se baseou pelo fuso do Acre. Sucesso em 2008.

ALTINO MACHADO disse...

Boa observaçào Henrique. O horário que está registrado em cada foto é o horário da máquina, que por sua vez é o horário do Acre. Aumenta uma hora em cada uma. Valeu!

Unknown disse...

Altino / qual o nome e atividade de cada membro do grupo e quem custeou as despesas da viagem. inclusive a viagem de Manaus para Rio Branco?

ALTINO MACHADO disse...

Mário,

havia mais de 20 pessoas na expedição e por isso peço que me poupe do trabalho de nominá-las e de saber a atividade de cada uma delas. Mas posso lhe assegurar que as despesas da viagem foram custeadas pela Assembléia Legislativa do Acre, inclusive a viagem de avião de Manaus para Rio Branco.

ALTINO MACHADO disse...

Mário, esqueci de dizer que no primeiro post sobre a viagem, já havia respondido parcialmente à pergunta que você fez agora. Veja o que está escrito no blog:

"Sou um dos convidados das expedição organizada pela mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre, presidida pelo deputado Edvaldo Magalhães (PC do B)..."

Unknown disse...

Altino / eu havia lido que a expedição era "organizada" pela mesa diretora. Mas, claro, isso não afirma que a Assembléia assumiria as despesas - poderia contar com outras fontes, inclusive que cada membro da expedição desembolsaria o valor de suas passagens. Entre os membros da expedição entendi que estariam deputados, uma conselheira do tribunal de contas do estado, jornalistas. Pelas fotografias na página do Deputado Edvaldo Magalhães, há outras pessoas sobre cuja qualificação nada sei. Como foi anunciada uma finalidade para a viagem que vai além a de um mero piquenique, busco essas informações para poder apoiar as minhas expectativas quanto aos possíveis resultados da expedição.

Seja benvindo ao batente direto no blog.