terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CARAUARI


Após mais 58 horas ininterruptas de viagem aportamos em Carauari (AM), que possui menos de 30 mil habitantes. Ainda estamos distantes 786 quilômetros em linha reta de Manaus (AM), mas com a velocidade média que temos alcançado ninguém acredita que possamos chegar antes de segunda-feira na capital do Amazonas.

Quando o barco atraca, nos dispersamos logo após tantos dias sem pisar em terra firme. Consegui acessar a internet a partir do escritório do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) na cidade.

O deputado Juarez Leitão (PT) parecia estar um pouco emocionado ao encontrar comigo posteriormente no escritório. Ele presidiu o CNS de 1998 a 2002.

A sede da organização em Carauari foi adquirida durante a gestão dele, a partir de um projeto financiado pelo governo da Áustria.

O ex-seringueiro entrou no escritório de bermuda enquanto explicava ao filho Yago, de 9 anos, que quando esteve em Carauari pela primeira vez o mesmo não era nem nascido.

- Nesta região havia um trabalho forte da igreja católica, através do Movimento da Educação de Base, e nós viemos com o CNS para reforçar a luta dos comunitários. Tenho enorme satisfação de ter contribuído para que o governo FHC criasse a Reserva Extrativista do Médio Juruá, com mais de 500 mil hectares - disse Leitão.

No barco, o único instrumento de comunicação é uma fonia cujo alcance não ultrapassa 5 quilômetros, que serve apenas para falar com a tripulação de outros barcos que navegam na região. Temos telefone direto com algum satélite, mas muito raramente funciona.

Cooptação política
Embora estejamos sem assistir TV e acessar a internet, desde ontem o que mais se comenta no barco é a respeito do ex-governador Jorge Viana. Ainda convalescendo de uma cirurgia, as orelhas dele devem ter esquentado nas últimas 24 horas.

Circula a informação de que Jorge Viana foi contratado para o Conselho de Administração da
Aracruz Celulose. Acabo de conferir no blog De esquerda em esquerda, do sociólogo Rudá Ricci, a seguinte nota:

"Waldemar Rossi, ex-Oposição Metalúrgica de São Paulo e ex-Adminstrador Regional em São Paulo (gestão Erundina) divulga a seguinte notícia:

"A empresa Aracruz maior produtora de celulose do país, dona da maior área de monocultiva de eucalipto no país, e exportadora de 97% de toda sua produçao, acaba de contratar dois novos assessores para seu conselho de administração.

Claudio Padua, da ONG internacional WWF e o ex-governador do Acre, o petista Jorge Viana. Os novos assessores foram contratados, segundo a empresa, para os assuntos relacionados com a sustentabilidade dos negócios e incluindo investimentos estratégicos".

4 comentários:

Luiz Matos disse...

Já que o problema é informação, segura aí Altino:

O Lula anunciou um mini-pacote de juros compensatario à CPMF, com enfase na IOF (afetando emprestimos, financiamentos, etc).

A oposição deu a ele 10 dias para devidas explicações.

Há 1 hora o Jornal Nacional acabou de anunciar que as obras furtadas no MASP foram recuperadas.

Ronaldo, o Fenomeno, não irá integrar o time do Flamengo - ao menos até Julho.

O Rio lançou a candidatura para as Olimpiadas de 2016.

E eu tou louco pra saber se voces vao voltar de barco também.
Se alguém pegar um Voo Manaus - Rio Branco, por favor: denuncie aqui.

morenocris disse...

Bela "batida"... rsrs

Beijos.

Linda imagem.

Cornwell disse...

O Acre NON ECZISTE!!!!!!!!

Angela Ursa disse...

Altino, gostaria de saber como vão ficar as questões indígenas nessa região com essas mudanças na administração da Aracruz. Abraços florestais!