"Um exemplo de como não agir"
A jornalista Amelia Gonzalez, editora da revista Razão Social, publicação mensal do jornal O Globo que destaca os principais projetos sociais da iniciativa privada, escreveu no blog da revista que o "vazamento em Xapuri é um exemplo de como não agir". Eis a opinião dela:
"O jornalista do Acre Altino Machado tem um compromisso inadiável amanhã de manhã. Ele vai visitar a Fábrica de Preservativos de Xapuri, a convite da direção, para verificar "in loco" o desastre ambiental causado pelo vazamento de 18 mil litros de amônia no entorno da fábrica, conforme ele anunciou hoje em seu blog altino.blogspot.com.
- Soube dessa notícia anteontem e procurei, é claro, apurar melhor antes de publicar. Só pus no ar quando uma fonte do governo do Estado contou-me que era verdade -- disse Altino, por telefone, ao blog da Razão Social.
Xapuri fica a pouco mais de 180 quilômetros da capital, na BR 317, e esta fábrica já esteve para ser inaugurada umas cinco vezes, segundo Altino. Anuncia-se a visita do presidente Lula, prepara-se tudo, e é desmarcado. O vazamento, na verdade, não prejudicou de maneira tão drástica o meio ambiente, já que foi todo para uma pequena barragem de uma propriedade vizinha à da fábrica.
No entanto, o que fica de aprendizado nesse caso é que a empresa não agiu de maneira transparente. Em vez de imediatamente anunciar o acidente e tomar as providências cabíveis, a direção preferiu esconder o fato da imprensa. É um grande erro, sobretudo numa terra que se orgulha por ser o estado onde nasceu a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que luta pela sustentabilidade, tem muitos problemas ambientais contra os quais precisa estar atenta e que, no fim das contas, carrega nas costas o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.
A fábrica foi construída num convênio com o governo fderal, com o governo do estado (quando o governador ainda era Jorge Vianna) e com recursos do BNDES. Seja como for, agora que temos este link direto com Altino Machado, ficaremos informados sobre o caso. Amanhã ele promete nos mandar notícias de lá.
◙ Clique aqui para ler mais no blog Razão Social. Enquanto isso, os quatro jornais (sim, acredite, temos quatro diários em Rio Branco) cumprem voto de silêncio sobre o vazamento. Seguem velha tática viciada: recebem verba pública e silenciam sob a alegação de que sofrem censura. O que predomina mesmo é preguiça e má fé.
2 comentários:
Pelo visto essa tal de camisinha ecológica não vai prestar...
Já começou vazando!!!!
kkkkkkkk...tem razão, a camisinha ecológica é uma furada.."literalmente falando"
Postar um comentário