quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

PRÊMIO FICA EM CASA

O Prêmio Chico Mendes de Florestania será entregue a quatro personalidades, às 18 horas de sexta-feira, durante solenidade no Palácio Rio Branco com a presença do governador Binho Marques (PT), familiares do líder seringueiro e representantes de organizações não-governamentais.

Os vencedores das três categorias são o ex-governador Jorge Viana (iniciativa estadual), o casal de antropólogos Mauro Almeida e Manuela Carneiro da Cunha (iniciativa nacional e internacional), pelo conjunto da obra Enciclopédia da Floresta, e Cecília Teixeira Mendes (iniciativa de origem comunitária, rural ou florestal), tia de Chico Mendes.

Conferida anualmente pelo governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, a premiação foi criada em 2004 pelo então governador Jorge Viana, para reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que contribuem para consolidar o conceito de florestania.

Os três premiados recebem o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, que os organizadores fazem questão de assinalar que é confeccionado com madeira certificada. Além disso, a premiada da categoria iniciativa de origem comunitária receberá R$ 10 mil.

Caso alguém queira conhecer o conceito original de florestania, sugiro a leitura de um artigo do jornalista Antonio Alves, disponível no site da Bibliota da Floresta. Clique aqui.

Nenhum comentário: