quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A COMUNIDADE DIGITAL DO ACRE

Alessandra Meireles Jorge

Agradecemos a contribuição sobre a utilização indevida do fórum de discussões do Programa de Inclusão Digital do Acre, o Comunidade Digital. Apesar de nossos esforços no gerenciamento do conteúdo que é publicado naquele fórum (com moderação permanente feita por dois técnicos em informática antes de qualquer publicação), fomos violados por um usuário ou script que postou links que apontavam para conteúdos impróprios ao programa, hospedados em um servidor externo à rede do governo. Contudo, apesar deste conteúdo, ao ser clicado, dar a impressão de estar na nossa página, não estava indexado pelo site Comunidade Digital. Imediatamente, retiramos do ar o fórum de discussões.

Apesar de ataques deste tipo não serem incomuns em outros sites governamentais no Brasil e no mundo, o domínio “www.ac.gov.br” e seus subdomínios têm nove anos no ar e esta é a primeira vez que somos vítimas de um crime digital desta natureza. Este episódio nos serve de alerta para aprimorar mais constantemente nossas rotinas de segurança.

É lamentável que mentes privilegiadas com conhecimento tecnológico avançado trabalhem para lesar as instituições públicas, quando deveriam auxiliar na prestação de serviços com melhor qualidade aos cidadãos.

Apesar da legislação específica sobre crimes eletrônicos ainda estar em trâmite no Congresso Nacional, essa conduta é passível de enquadramento penal. Por isso, além da perícia técnica interna, vamos acionar as instituições públicas competentes para apuração dos responsáveis pelo uso indevido de um endereço eletrônico de propriedade do Governo.

Entristece-nos mais ainda que esse crime tenha ocorrido contra o Portal Eletrônico de um programa que tem justamente o objetivo de proporcionar a inclusão digital de todos. Atualmente, funcionam vários telecentros na capital e todos os municípios do Acre também já foram atendidos com uma unidade para acesso gratuito à internet e às tecnologias da informação e da comunicação. Para um Estado com várias cidades com características de isolamento amazônico, o programa de inclusão digital é de vital importância.

Só em 2007, já atendemos mais de 5,5 mil usuários e concluímos mais de 120 turmas de informática básica. Ainda assim, reafirmamos nossa crença neste projeto e que é possível encurtar distâncias e cumprir o papel estatal em diminuir desigualdades ao democratizar o acesso à informação.

Alessandra Meireles Jorge é coordenadora do programa Comunidade Digital.

Um comentário:

Gustavo Timm de Oliveira disse...

Alessandra,

Concordo plenamente contigo. É triste ver mentes brilhantes a serviço de práticas lamentáveis, como este ataque ao site do projeto.

Como indiquei o problema para o Altino, fico feliz de ler sua resposta.

Aproveito para parabenizá-la pelo projeto, que me parece ser fundamental para a população acreana.

Parabéns.

Atenciosamente,

Gustavo Timm de Oliveira