sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A SEDE VERDE DA COPA

Aníbal Diniz

Recebemos e-mail do internauta Elionardo Moreira Pereira dizendo que Rio Branco não tem estrutura de hotel e nos estádios e por isso não está hoje e nem estará em 2014 apta para sediar a Copa do Mundo de Futebol. A decisão sobre quais serão as dez ou doze sedes da Copa 2014 no Brasil está nas mãos da FIFA e da CBF - Confederação Brasileira de Futebol. O Governo do Acre fez a sua parte, e com muita competência, respondendo a todas as exigências contidas no Caderno de Encargos apresentado pela FIFA e assumindo formalmente o compromisso de se adequar em todos os pontos nos quais o Acre ainda é deficitário para sediar um grande evento.

A começar pela conclusão da Arena da Floresta, que abrigará quase 42 mil torcedores confortavelmente assentados em cadeiras padronizadas, disporá de estrutura de shopping, lojas, restaurantes e uma infinidade de serviços que fazem parte do projeto apresentado. A FIFA não exigiu que as cidades estivessem preparadas agora. A FIFA exigiu, e com toda razão, que as autoridades provassem seriedade e competência para cumprir cada uma das exigências do Caderno de Encargos.

Nenhuma das 18 cidades que permanecem na condição de candidatas, embora cinco delas já estejam garantidas como sede de jogos (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília) está preparada no momento para atender a todas as exigências da FIFA. Mesmo os maiores estádios que constam da proposta do Brasil aprovada na última terça-feira, em Zurique, a exemplo do Maracanã, o Morumbi e o Mineirão, carecem de ajudes e adequações que serão realizadas nos próximos seis ou sete anos.

Com Rio Branco, não é e nem pode ser diferente. Caso sejamos sede de jogos da Copa, nossa capacidade hoteleira será ampliada de mais ou menos mil acomodações, que o é o que temos hoje, para mais de quatro mil até 2014. Temos empresários que já estão com seus projetos em andamento neste sentido. Outros, estão só aguardando a confirmação da FIFA para apresentar suas propostas de investimentos. O fato é que, sem a menor sombra de dúvidas, Rio Branco se adequará às exigências da FIFA no tocante à estrutura de hospedagem classe A para bem recepcionar todos os turistas que virão ao Acre durante os jogos.

Também temos problemas viários e de transporte coletivo. Mas, em compensação, nossa Arena da Floresta fica a cerca de 4 quilômetros do centro da cidade, o que facilita muito o acesso das pessoas nos dias dos jogos. Além do mais, temos espaços disponíveis no seu entorno para um estacionamento com capacidade entre 7 e 10 mil veículos, vantagem comparativa que talvez poucos estádios brasileiros possuem.

Nossa cidade oferece boas opções de lazer, atividades físicas e entretenimento para os visitantes. Temos atividades culturais e uma diversidade de espaços em parques, praças, pistas para pedestres e ciclistas que enchem os olhos de qualquer turista que queira um pouco mais de ar puro durante sua passagem pelo Acre. Sem falar na culinária acreana, que é variada, de qualidade e se aprimora a cada dia. Os pratos regionais servidos nos nossos melhores restaurantes podem fazer enorme sucesso entre os visitantes.

E temos também a nosso favor o espírito acolhedor e anfitrião por natureza do maravilhoso e incomparável povo acreano, que está de braços abertos para receber tanto os jogos quanto os visitantes em 2014.

É claro que também precisamos nos preparar no que diz respeito à profissionalização dos prestadores de serviços aos turistas. Temos que ter muito mais gente falando outras línguas nos hotéis, nos táxis, nos bares e restaurantes e melhorar o máximo que pudermos a qualidade dos serviços que ofertaremos aos visitantes.

O desafio é grande, com certeza! Mas quem é que consegue grandes resultados se não empreender grandes esforços? O Governo do Acre e, não tenho dúvida, a sociedade acreana (instituições políticas, empresários, comerciantes, prestadores de serviços, pessoas em geral) só têm a ganhar com a hipótese de Rio Branco ser sede da Copa 2014.

Ao invés de jogar contra, de tentar desmerecer a iniciativa do governador Binho Marques e sua equipe, o melhor que temos a fazer é torcer, como bom torcedor de time de futebol que todos nós somos, para que tudo dê certo, para que a mensagem apresentada à delegação da FIFA surta o efeito desejado e o Acre, representando os maiores anseios dos vizinhos países irmãos Peru e Bolívia, seja uma das dez ou doze sedes da Copa do Mundo de 2014. Além do mais, quem se apresentou à delegação da FIFA como candidato a sede verde da Copa 2014 foi o Acre de Chico Mendes, Marina Silva, Jorge Viana e Binho Marques, e não o Amazonas de Gilberto Mestrinho e Eduardo Braga.

Defender essa posição é dever de todos nós que inchamos o peito toda vez que ouvimos o hino acreano. Pode ser que estejamos numa guerra tão desigual quanto aquela enfrentada pelos 300 guerreiros de Esparta, mas as futuras gerações sentirão muito orgulho se nos mantivermos em pé, "sem recuar, sem cair, sem tremer" até a resposta final da FIFA, que será oficialmente comunicada entre julho e dezembro de 2008.

Aníbal Diniz, 44, formado em História pela UFAC, mestrando em Relações Internacionais no Centro de Pós-Graduação em Direito da UFSC e assessor especial do Governo do Estado.

16 comentários:

Anônimo disse...

A que verde o professor Aníbal Diniz se refere? Ao verde das matas acreanas? (cuidado, em 2014 o verde poderá ser apenas do capim). Ou será o verde dos canaviais do empreendimento álcool Verde? Explique, professor, explique, pra gente!

Saramar disse...

Altino, concordo com o Aníbal.
Sediar ou não jogos da copa só dependerá do nível do envolvimento de todas as instituições do Estado.
Creio que antes de agourar a iniciativa, as pessoas devem pensar nos resultados benéficos do tal acontecimento.
Se todos começarem a trabalhar imediatamente, Rio Branco poderá sim sediar jogos.
Boa sorte para vocês e para Goiânia também (risos).

beijos, bom final de semana.

Anônimo disse...

Vamos cair na realidade:
1- Rio Branco possui pouco mais de 1000 apartamentos em hoteís. Como chegar a 4.000 habitações, para acomodar pessoas por somente 10, 15 dias? Desafio qualquer empresário a apresentar projeto para utilizar somente por este período.
2- Suponhamos que teremos cerca de 8000 turistas durante os jogos. Seriam necessários 200 ônibus para efetuar traslados. Vão conseguir onde, comprar ou alugá-los, trazê-los desde São Paulo para utilizar por pouco período? A conta deve ficar salgada.
3- Vamos cair na realidade e admitirmos que sendo Manaus escolhida como sede, temos no máximo condições para pleitear a hospedagem de uma seleção durante o período de adaptação, aí sim utilizando o belo gramado da arena para realização dos treinos.
4- Acorda aníbal, R$ 120.000.000,00 que o Acre se diz disposto as investir, dá para construir 3.000 casas populares, aliviando o déficit habitacional e gerando muito mais empregos que os projetados para a copa do mundo.

Anônimo disse...

O Senhor está sendo descortês com o amigo de seus chefes, Sr. Aníbal. O Governador Braga pode não ser flor que se cheire, mas ao fim e ao cabo está (triste ironia), fazendo mais pela floresta-em-pé do que o Governo do EStado do Acre.

Unknown disse...

Senhor Anibal Diniz,

Gostei muito de sua resposta ao internauta Elionardo Pereira e como bom acreano que sou estou na torcida para que nossa cidade seja escolhida para ser sede da copa do mundo de 2014.
Estou aproveitando a oportunidade para dar uma sugestão, tendo em vista que sou um cidadão comum e como tal não tenho oportunidade de falar com as autoridades do nosso estado para expressar meus pensamentos e opiniões. Senhor Anibal, li, no site do governo, se não me falha a memória, que o presidente da CBF Ricardo Texeira teria falado que faria um jogo das eliminatórias para copa de 2010 no Acre caso nosso estadio estivesse comportando 30 mil pessoas, e teria perguntado ao governador em quanto tempo ele levaria para fazer a ampliação. Eu vejo um jogo oficial da seleção brasileira como uma chance de ouro de fazer nossa Arena da Floresta conhecida em todo o Brasil, e por que não falar em todo o mundo, já que jogos da seleção do Brasil são transmitidos para inúmeros países. Teríamos a presença da imprensa nacional vendo a beleza e modernidade do estadio, a presença de profissionais como Galvão Bueno e Luciano do Vale dando testemunho em rede nacional da realidade da nossa arena. Sería um soco no estômago na Folha de São Paulo que a todo custo tenta desprestigiar um trabalho sério e feito com muito amor que é nosso estádio. Setores da imprensa nacional já entraram em guerra contra a Arena da Floresta, mesmo sem nunca terem posto os pés aqui, porém as pessoas praticantes do futebol que já pisaram naquele gramado, pertecentes aos times de fora que aqui vieram jogar todas ficaram maravilhadas. Jogadores do Bahia deram entrevista dizendo que esse estádio é melhor, e muito, do que a famosa Fonte Nova.
Despeço-me parabenizando toda a equipe do governo pelo trabalho realizado em todo nosso Acre, e faço uma pergunta: A ampliação e adequações para que o Arena da floresta atenda o caderno de encargo da FIFA começarão agora em 2008 ou isso só acontecerá caso Rio Branco seja confirmada como Sede?

Editor disse...

O Anibal tem lá seus defeitos mas é corajoso. Todas as vezes que aparece por aqui, sai com as tripas do lado de fora de tanta crítica. No entanto, ele sempre volta.

Editor disse...

O Anibal tem lá seus defeitos mas é corajoso. Todas as vezes que aparece por aqui, sai com as tripas do lado de fora de tanta crítica. No entanto, ele sempre volta.

Anônimo disse...

"pistas para pedestres e ciclistas" tudo bem, mas ar puro, Sr. Aníbal, só se for "um pouco", um pouquinho mesmo, ainda mais se for naqueles meses no entorno de setembro, não é verdade! Mas até assim acho que seria bom, pois mostraria as reais condições em que vivemos, em vez dessa imagem de paraíso da preservação que vocês procuram passar pra quem é de fora.

Anônimo disse...

Se o governo tivesse o mesmo empenho que está tendo com a Copa 2014, com as questões das nossas fronteiras, as coisas estariam bem melhor. Que tal o Anibal dá uma forcinha para a questão colocada pelo incansável Meireles?

Anônimo disse...

esse governo é uma mãe para o sr. anibal: fazendo mestrado em santa catarina como assessor especial do governo Binho, e é a gente quem paga. O Ministério Público poderia averiguar essa história, todavia como todos ali também mamam que nem bezerro novo, a bandalheira corre solta. (artur santiago - santi@gmail.com)

Anônimo disse...

Concordo com o Roberval, assino embaixo. O governo prometeu que terminaria a ampliação este ano. Infelizmente não cumpriu, e nem dá sinais de que esteja disposto a cumprir. Já mostrou, com isso, que talvez não seja capaz de honrar o que promete para a Copa. Se terminar a ampliação a tempo de tornar o arena da floresta sede de um jogo da eliminatória, isso seria muito benéfico, não só para a candidatura acreana, mas para o estado também. Um estádio moderno, o Acre sendo sede de um jogo das eliminatórias com transmissão da Globo e de outras emissoras, tudo isso ia melhorar e muito a imagem do estado, e certamente traria investimentos e aumentaria o turismo.

Anônimo disse...

"Recebemos"? O autor do post e quem mais?

Anônimo disse...

Anibal, já fico aqui do outro lado do Rio Amazonas torcendo pelo estado do Acre. Aqui no Amapá temos um belo estádio(caindo aos pedaços mas ainda belo) cuja linha do meio de campo é a linha do equador. Mas faltam governantes ousados e que acreditem em suas próprias capacidades de realizar, e muito mais, sem coragem de assumir comprometimentos sérios. Então, ficaremos na torcida para o Acre.

Anônimo disse...

Pobre Aníbal...
Vou rezar por você, tá bom?
Espero que fique bem logo.
Coitadinho.
Caso você leia este comentário, Aníbal, visite este link: http://www.abpbrasil.org.br/noticias/exibNoticia/?not=537
Nele você encontrará ajuda. Tem até um número de telefone no final.

Anônimo disse...

Aníbal,
Aproveita o diagnóstico. A receita foi precisa.
Trate-se.

Anônimo disse...

Como acreano, estou na torcida por Rio Branco ser escolhida para sediar jogos da Copa 2014. Fico imaginando o legado que isso iria nos trazer, como a cidade iria ficar mais bonita ainda. Porém, analisando por outro ângulo, todo esse dinheiro destinado para as obras poderia ser aplicado em prol da população acreana mais pobre. Mas sei que se não for dessa vez, o Acre ainda terá oportunidades de mostrar aos demais estados do Brasil que não somos esses "bichos do mato" e "decadentes" que eles pensam. Para frente é que se anda, e se hoje muitos brasileiros verem (ou melhor, não verem) o Acre como estado, um dia se orgulharão de nós.