terça-feira, 13 de novembro de 2007

GEOGLIFOS ACREANOS

MPF recomenda ao Iphan tombamento
dos sítios arqueológicos


O Ministério Público Federal (MPF) no Acre enviou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendação para que dê início, em 30 dias, ao processo de tombamento dos sítios arqueológicos conhecidos como geoglifos, existentes nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Bujari, Capixaba, Xapuri e Porto Acre.


O MPF já havia enviado recomendação aos órgãos competentes - Iphan, Instituto do Meio Ambiente do Estado do Acre (Imac) e Incra - para que se realizasse levantamento acerca da existência e localização dos sítios arqueológicos, para evitar que os mesmos fossem atingidos por eventuais assentamentos ou constituição de reservas florestais.

O tombamento dos geoglifos visa incorporá-los ao Patrimônio Cultural Brasileiro, protegendo-os, assim, da destruição que poderia ser causada por atividades de exploração, plantios, construção de estradas, entre outras atividades.

Para emitir a recomendação, o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, observou que os licenciamentos ambientais concedidos no Acre até hoje não atentavam para a existência dos geoglifos, o que de certa forma os colocava em risco costante de desaparecimento.

- O tombamento é o primeiro passo para que num futuro breve os geoglifos possam ser declarados patrimônio da humanidade pela Unesco - afirmou o procurador.

Os geoglifos são estruturas arqueológicas com desenhos geométricos de vários formatos (linhas, quadrados, círculos, animais e até formas humanas), existentes em diversas partes do mundo.

Segundo os estudiosos, os “desenhos” no solo são obra de povos antigos e desconhecidos. Alguns deles têm idade presumida de até 10 mil anos, chegam a medir centenas de metros de diâmetro. No estado do Acre, começaram a ser descobertos em pesquisas arqueológicas no final dos anos 1970.

3 comentários:

. disse...

Altino depois da Naluh ter chegado ao tribunal de contas devido a "sua historia de luta"?... Estou estudando uma maneira legal de aumentar as vagas de conselheiro e lançar o nome de Manoel Machado para ser conselheiro, oque acha ?

Anônimo disse...

Por falar em vontade de parar, Altino, o que essa decisão do Ministério Público Federal te lembra? Num dado momento, algumas matérias tuas, mais fotografias mostradas no blog falando de como os sitios arqueológicos estavam sendo desmontados pelos tratores, a divulgação de outras matérias de autoria de alguns especialistas. Lembra dos contatos que efetuamos com alguns setores e do papel que a comunicação aberta do blog produziu? Pois então? Primeiro, já estão em andamento projetos amplos de pesquisa envolvendo diversas universidades. Em segundo lugar, as medidas que devem incorporar os sitios ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Existem outros momentos e discussões relevantes.

Pouco? Claro, muito pouco diante das carências das nossas gentes. Mas indicativos de um papel extremamente positivo que o blog vem desenvolvendo./Mário José de Lima

Anônimo disse...

Caro Altino:

Saúde, paz e bem! Pax et bonum é saudação "franciscana", incluo a saúde nesse momento de sua vida, para desejar vida longa ao Blog e ao Altino.

A recomendação do MP para o tombamento dos geoglifos tenho certeza deve-se muito ao "porto seguro" que representou o Blog.

Quando tentaram nos desacreditar, e continuam tentando, com relação aos nossos alertas com relação a importância dos geoglifos,foi no Blog do Altino que encontramos o "ombro amigo".

Agradeço uma vez mais.

Abra o bico!

Tenho certeza que o bico que vais abrir não é para pedir água!

Um abraço fraterno,

Alceu Ranzi