terça-feira, 13 de novembro de 2007

DEPOIS DOS FRANGOS, TECNOLOGIA

Da revista IstoÉ:

"As Forças Armadas e um grupo de indústrias brasileiras e francesas vão criar no Brasil um parque para a fabricação de helicópteros com tecnologia de ponta. O projeto será capitaneado pela Helibrás, única indústria de helicópteros da América Latina, que já produz os Esquilos em Itajubá, Minas Gerais. Pelo acordo, a francesa Eurocopter vai transferir tecnologia para que a Helibrás fabrique uma versão brasileira do Super-Cougar, que será usado para transporte de tropas das três Forças. A Helibrás precisará construir uma nova fábrica, num investimento de US$ 200 milhões, a ser financiado por bancos franceses e pelo BNDES. As Forças Armadas se comprometem a adquirir entre 40 e 60 aeronaves pelo prazo de dez anos, um negócio de US$ 1 bilhão. “O essencial é que vamos construir em Itajubá um parque tecnológico para os helicópteros similar ao parque aeronáutico de São José dos Campos”, explica Jorge Viana, presidente da Helibrás e ex-governador do Acre. A decisão sepulta a compra, feita pelo ex-ministro Fernando Furlan, de 20 helicópteros russos em troca de carne de frango".

Na semana passada a revista IstoÉ Dinheiro foi acusada neste blog pelo ex-governador Jorge Viana de ter publicado uma nota mentirosa (leia aqui) a respeito do salário dele. E eu, por ter reproduzido a nota, fui tratado como um agressor barato, além de ter sido cobrado por Viana de não tê-lo ouvido antes. Desta vez, porém, consegui falar com o presidente da Helibras, que está em São Paulo. Ele assinalou que a iniciativa envolvendo as Forças Armadas e um grupo de indústrias brasileiras e francesas ainda está em fase de negociaçao.

- O Brasil está discutindo o investimento e eu estou participando da restruturação da Helibrás, que vai mais que dobrar de tamanho. A nota da revista tem sentido, mas erra na parte financeira. Prefiro não falar em valores neste momento.

Nenhum comentário: