segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PICARETAGEM NA COMUNICAÇÃO

Destaque para o comentário deixado aqui pelo jornalista Antonio Alves, do blog O Espírito da Coisa:

"O blog do Altino não reproduziu nenhuma fofoca. Divulgou uma narrativa, assinada, revelando os termos antiéticos do curso oferecido por D. Solange.

Em nenhum momento o pessoal da TV Aldeia condenou o ator da Globo. Até levantaram a possibilidade de que ele e o juiz estivessem sendo usados de forma indevida pela infeliz palestrante.


A simples análise das datas da adoção não garante prova de culpa nem inocência. A carta do Itaan Arruda Dias é muito bonita, mas parece ter sido ditada por uma emoção derivada de um pré-julgamento.

De qualquer forma, para um debate sincero e fraterno, mais vale "errar" assinando seu próprio nome do que "acertar" no anonimato.


Minha guerra contra a picaretagem na comunicação não começou hoje. Por mim mesmo, já teria terminado.

Mas tem uma nova geração querendo trabalhar e, por ela, ainda faço ao menos visagem. Meninos e meninas, não larguem o pé da D. Solange e de quem ficar ao lado dela".

Caro Toinho: teve um fato que merece ser registrado em relação ao post assinado por Surama Chaul, Tainá Pires, Mariana Dantas, Ilana Zannini, Andryo Amaral e Karoline Gurgel. Após a publicação, Tainá Pires telefonou para pedir que fosse suprimida a referência de que os seis signatários pertencem à equipe da TV Aldeia. Disse que não ficava bem citar o nome da emissora. Perguntei se ela se envergonhava de trabalhar na TV Aldeia. Ela respondeu que não se tratava disso. E então argumentei que relaxasse, pois o leitor perceberia que se manifestavam em seus próprios nomes e não em nome da emissora. Ela insistiu para que mudasse e encerrei a conversa dizendo que não faria a mudança por julgar que a referência era necessária para o leitor. E assim ficou, com reforço de uma nota minha no final do texto. Fico pensando o que Tainá Pires sentiu ao ler o Aníbal Diniz se declarar "orgulhoso da postura corajosa" que tiveram por não compactuarem com o preconceito e a falta de ética de Solange Ramos. E, ainda, o que sentiu ao ler a carta do Itaan Arruda Dias. Por que Tainá Pires insistiu tanto para ocultar o fato de que os seis signatários são da equipe da TV Aldeia?

11 comentários:

Anônimo disse...

Se o Toinho aplicasse, em relação às questões locais do governo da nova corja do qual é ideólogo, metade da ênfase e pelo menos 1/3 do empenho que dedica às questões difusas, decerto a escrita de muita coisa seria diferente e a guerra contra a picaretagem avançaria. Mas qual o quê, o inferno são os outros! Aos adversários marcação canina e implacável, aos amigos, complacência e justificação.

Anônimo disse...

A coisa mais manjada que já vi é a implicância contra os anônimos, é fácil postar um comentário e assinar o nome, elogiando o governo de plantão. Tal fato é explicado pelos gordos salários que os boas vidas têm.

Se fizermos uma pesquisa dos comentários assinados, constataremos que 95% dos que assinam, tem um gordo DAS, um contrato de fachada, e, na sua grande maioria não faz nada. Justificando assim tanta bajulação.

Ademais se fosse proibido postar como anônimo o dono do blog, teria continuado com a proibição, afinal ele já proibiu uma vez e depois voltou atrás.

Concordo que quando um comentário vai de encontro a moral e a dignidade das pessoas, bem como denuncias anônimas, devem ser evitados, mas, querer evitar os comentários dos anônimos é uma forçada de barra.

Vamos fazer uma campanha para identificar os perseguidores de anônimos revelando quanto eles ganham de salário, para com raríssimas exceções não fazerem nada.

Anônimo disse...

aos meus cúmplices

tenho pelo andryo e pela tainá um carinho todo especial por termos vivido alguns momentos especiais juntos, daqueles em que podemos registrar a possibilidade de construção de uma grande amizade...

pela mariana (a mel), tenho aprendido a respeitar, pois nossa convivência é recente, e aos poucos a gente vai se conhecendo...

tenho por eles uma admiração e respeito, além de estar acompanhando o quanto eles estão crescendo, evoluindo em idéias e comportamento, enfrentando com muita sabedoria a passagem pelo “fio da navalha”, sem escorregar, superando essa fase profissional em que são tachados de “pessoal do aníbal” e outros impropérios.

já disse prá eles: um ato de ousadia requer muita serenidade, por mais contraditória que possa parecer está afirmação. Ousar é criar o novo, é sair do ciclo de reinventar a roda; é enfrentar com clareza tudo o que possa ocorrer depois da ação inovadora, é ter e manter a crença naquilo que se propõe..é fazer a revolução!
é testar todo dia a difícil arte da conquista de sua liberdade de expressão e ação...

enfim, queria apenas deixar registrado o meu total apoio a estas minhas “filhas, por adoção dos mesmos sonhos”, e pedir um pouco de desculpas por não entrar no mérito da questão do julgamento ao não expressar a minha opinião...

e faço isso, por que estou partindo para um período de “relaxamento e reflexão ideológica” em que não vou poder assumir a nenhum outro debate, a não ser o que já está instalado no meu interior: quais são os meus limites de tolerância para continuar aceitando??? quais são os meus limites para a falta de respeito ao próximo??? sou uma pessoa com uma trajetória de vida até questionável, porém, transparente...e preciso refletir mais. comigo mesma, qual é realmente o meu papel neste processo...

um beijo no coração de todas...e aguardem por que faz parte deste período de relaxamento, um encontro da gente, alimentado com a minha famosa “lazanha libertadora”

para os anônimos que poderão me mandar aqueles recadinhos chatos e mal intencionados, já deixo antecipadamente algumas observações, só para que eles possam se esforçar um pouco e tentar entender, quem sabe alguns até consiguam, por que ajo, penso e sou da forma como sou...vejam o que leio para me apoiar nas idéias que defendo
:
a) a hegemonia do cinismo – de mauro benevides
resenha: é um resumo das palestras que aconteceram no evento “drogas, debate multidisciplinar”, realizado memorial da américa latina em 1996....fala sobre a realidade do tráfico, a força das multinacionais envolvidas... transcrevo dois trechos da apresentação “a droga é talvez o tema que melhor traduz a sociedade contemporânea – abrangente, multifacetada, lúdica e cruel, cultural e infra-estrutural”, e “ a droga, através do tráfico internacional, tornou-se a segunda maior indústria economia do mundo, capaz de destruir a imagem de países e redesenhar mapas políticos”...é interessante esta leitura, principalmente do capítulo “movimento de dinheiro e tráfico de drogas na amazônia”...leiam...

b) tornar possível o impossível – da marta harnecker
resenha: a leitura que ela faz sobre a atuação das “esquerdas na américa latina”, inclusive a brasileira, quando assumem o poder pela via institucional...é muito interessante e esclarecedor...dependendo de quem lê, pode até se identificar com alguns perfis que ela apresenta...e ela dá até uma saída, segundo ela, pra tornar possível o impossível, pra invalidar o discurso que vem se tornando corrente entre alguns de nossos gestores traduzidos na famosa frase, ”célia pedrina, infelizmente sempre foi assim, agora somos governo”

c) desenvolvimento desigual: impasses para a sustentabilidade – jutta gutberlet
resenha: a autora andou inclusive por aqui, lá pelas bandas do IMAC, e é uma figura! no livro, ela compara duas realidades ambientais, uma da periferia agrícola de mato-grosso no centro-oeste e outra na periferia urbana de são paulo de uma forma muito desafiadora para os nossos grandes debatedores e fiéis seguidores do tal “desenvolvimento sustentável”

d) os partidos, tendências e organizações marxistas no Brasil: permanências e descontinuidades – antonio ozaí
resenha: é uma dissertação apresentada para a titulação de mestre em ciências sociais:
resenha: ainda não terminei

e) a montanha e o rio – da chen
resenha: o autor, chinês, é claro...conta, segundo ele, de forma ficcional, uma história passada na época da revolução chinesa maoísta, em que dois irmãos vivem a revolução sem se conhecerem...porque??? o pai deles era da “equipe de gestores” de mao. Um filho foi gerado com a mãe= esposa oficial de um membro do alto escalão revolucionário e o outro filho, com a mãe= base camponesa revolucionária

ainda não terminei, mas, embora eles não se conheçam, ambos sofrem muito com os princípios revolucionários do pai. o filho que cresce nos espaços dos “privilégios” por sentir, viver e vivenciar as contradições do próprio pai...a distância entre a teoria e a prática....
o que cresce nos espaços “das bases”, onde os privilégios só chegarão, sabe-se lá quando, também vive e vivencia um dilema, pois é criado por um casal de chineses ancestrais...ele quer acreditar nos princípios revolucionários, mas tem lá seus questionamentos...

ainda também não terminei de ler este, mas já sei que eles vão se encontrar no final a partir do amor por uma mesma mulher...promete!

finalmente: vale a pena citar o texto original do lênin, retirado daquele que era considerado “o livro de cabeceira” dos universitários da década de 60/70: ”esquerdismo, doença infantil do comunismo”...
no capítulo VIII – “nenhum compromisso?”
há um trecho que deveria estar sempre avivado em nossos corações e mentes: “só se pode vencer um inimigo mais forte retesando e utilizando todas as forças e aproveitando obrigatóriamente com o maior cuidado, minúcia, prudência e habilidade a menor “brecha” (o tal espaço alegal, apontado pela marta harnecker) entre os inimigos, toda contradição de interesses entre a burguesia...quem não compreende isso, não compreende nenhuma palavra do marxismo nem do socialismo científico...quem não demonstrou na prática, durante um período bem considerável e em situações políticas bastantes variadas, sua habilidade em aplicar esta verdade à vida, ainda não aprendeu a ajudar a classe revolucionária em sua luta para libertar toda a humanidade”

na minha modesta opinião, se isso já não importa mais, se lênin, marx, o socialismo, a democracia, princípios éticos, já tá tudo superado e ultrapassado, me desculpem...mas nada melhor me foi apresentado como projeto coletivo...

estou entrando de braçada na teoria chinesa das diferentes versões e leituras do processo de aprendizagem da “yoga”, mas como método de crescimento pessoal...num dá pra sair pregando mundo afora...e parece que tão cedo não vou me converter...se alguém quiser saber por que, explico pessoalmente pra não ofender ninguém e me meterem um processo por calúnia e/ou difamação..

e o último esclarecimento:
não admito, por não ser verdade, que não me manisfesto por que preciso garantir minha sobrevivência financeira...trago comigo uma das melhores lições, dentre tantas, que me pai conseguiu me passar: a verdade e a liberdade é uma conquista que vem com o seu próprio esforço na busca das mesmas...ganhar a vida, trabalhando, é um caminho para você se manter livre de qualquer cobrança por seu comportamento e suas atitudes...e ainda não parei de trabalhar, apesar de já poder me aposentar, parcial, por tempo de serviço e idade...e não seria muito difícil viver com os recursos de uma pensão, visto que desde 1994 nunca recebi nenhum salário muito acima de 2 mil reais...portanto, aos amigos, filhos e criaturas queridas, um colo de mãe, um afago, um cheiro...

célia pedrina

Anônimo disse...

O que que a Célia Pedrina faz mesmo nesse governo para ganhar uma gorda função gratificada? Perguntar ofende?

Jalul disse...

Altino, quer tenha sido por "temor", quer tenha sido por desejo de expressarem seus sentimentos, independentes de instituições e pessoas, valeu o ato de denunciar.
Na idade dessas criaturas eu teria feito o mesmo pedido.
A Pedrina sabe o que estou dizendo.Ela lê muito e sabe que sei o que estou falando.
Leila

Anônimo disse...

Rapaz, eu tenho meu emprego por mérito próprio, não dependo de nenhum desses FDP, e se quiser eu falo bem, se quiser eu falo mau, e se quiser eu assino anônimo ou me identifico. a escolha é minha. Se o Altino quiser que publique ou não. Agora, a conversa não é sobre anônimos, nem sobre quem tem cargo ou não no Governo. O que motivou esse tema foi a ingenuidade tanto dos repórteres da TV Aldeia, como da jornalista doida, como do assessor precipitado e todos eles relacionando o governo Binho com uma estória. Acho que isso serve pra todo mundo abrir o olho e aprender alguma lição. Ponto Final.

Anônimo disse...

Mérito próprio? Fizeste algum concurso. Ou só vale o do Partido? Tens liberdade para criticar quem tu quiseres? Conta outra.

Anônimo disse...

vai trabalhar, dona célia! Tá fazendo o que escrevendo em blogs!
(afonso de araújo)

Anônimo disse...

Xô, mãe ogro! Cuidado crianças!

Anônimo disse...

Blá blá blá... "quanto romantismo"
é simples, nenhum deles têm propriedade pra julgarem a "JORNALISTA"... afinal, eles tbm gereciam crises ao mostrar as "lindas praças e ruas asfaltadas pelo governo" pra esconder a podridão que isso se tornou.

Anônimo disse...

outra coisa... o anônimo das 11, é o Itaan... somente ele escreve desse jeito.