sexta-feira, 12 de outubro de 2007

FINAL FELIZ NO REINO DA FLORESTA

Assessoria de Binho Marques age rápido para impedir afastamento do antropólogo Terri Aquino da equipe de governo

Aníbal Diniz e Fábio Vaz, assessores especiais do governador Binho Marques, enviaram ao blog mensagens de esclarecimento em decorrência da repercussão do ato de exoneração do antropólogo Terri Vale de Aquino da Secretaria de Meio Meio Ambiente do Acre.

Aníbal Diniz diz:

"Caro Altino,

Felizmente, a história da demissão do antropólogo Terri Vale de Aquino não passou de um grande mal entendido. O Txai Terri continua fazendo parte da equipe de governo, tanto quanto eu, após a nomeação do Itaan Arruda para a Secretaria de Comunicação.

Fomos (eu e o Itaan) hoje ao aeroporto de Rio Branco falar com o Terri, e posso lhe garantir que a viagem dele para a Nicarágua aconteceu após ter a certeza de que continua fazendo parte da equipe do governador Binho Marques.

Mudanças de posição acontecem com absoluta normalidade, como em time de futebol. O Terri só muda de posição, mas continua jogando no time, como tem sido até aqui".

Fábio Vaz complementa:

"Altino,

Você sabe do respeito que tenho pelo Txa Terri Aquino e posso lhe afirmar que o episódio relatado por ele é recheado de diversos desencontros e interpretações precipitadas. Não estive no diálogo do Terri com o secretário Eufran Amaral, no entanto, posso fazer as seguintes observações:

1. O Terri não foi demitido e nem vai sair do governo. Ele será remanejado, como é normal na administração pública. Para isso, é necessário realizar um ato de exoneração para que ele possa ser nomeado em outra função. No caso, são dois atos do governo. Ele tomou conhecimento apenas do primeiro.

2. Acredito que todo mal entendido é decorrente da não realização da reunião, que ficou de minha responsabilidade, para tratar de novos desafios que ele poderia liderar para o governo.

3. Enfim, é uma pena que um ato desencontrado tenha gerado tanta repercussão com informações às vezes superdimensionadas em relação à realidade. De minha parte, assumo minha parcela de responsabilidade na geração do mal-estar. Espero que esta pequena nota possa ajudar a esclarecer o mal entendido, que não isenta os erros, mas também não permite mais falarmos em perseguição.

4. Quando o Terri voltar da Nicarágua, falarei com ele, como assim deveria ter ocorrido, e espero que o mesmo renove seu ânimo, que sempre foi um exemplo para todos nós".

24 comentários:

Anônimo disse...

Altino, não te disse que isso era um equívoco? Tá vendo? Só falata agora eu acertar que vai ser criado o cargo de Assessor Especial de Assuntos do Meio Ambiente.

Enquanto isso...

Eu fran, não.
Tu fran?
Ele fran
Nós FU...!
Vós fran
Eles fran

E enquanto o Txai vaiaja pra Nicarágua eu continuo em O-Hio.

Anônimo disse...

O bom senso prevaleceu.

Anônimo disse...

Prevaleceu mesmo bom senso. Estão de parabéns o Terri Aquino, o blog e a assessoria do governador Binho. Foi ágil e transparente em dar uma resposta. Esse tipo de coisa precisa acontecer mais vezes no Acre. Que sirva de lição ao Eufran e a à nossa imprensa que vive tão distante da realidade.

Anônimo disse...

Não esqueçam do filho do cara!

Anônimo disse...

Correram pra apagar um incendio e conseguiram. Parabéns!!!! Mas gostaria de saber até quando o incendiário vai permanecer assim livre... ou vai ser "enquadrado"? Eufran pode até aparentar ser um bom tecnico, mas na realidade não é. Vamos apostar? Quero ver as grandes contribuições que ele vai fazer para o setor ambiental na administração Binho Marques.

Anônimo disse...

Isso é que eu chamo de amtar no peito. O Fábio não fez a reunião que devia ter feito? Mea culpa, mea maxima culpa. Por que o diário oficial que o Eufran esfregou na cara do Terri não tem a nomeação no outro cargo? E agora? Acabou a perseguição na florestania? Meu caro, se econheço o Eufran o Terri não apita nas qustões do meio ambiente. No máximo vai reunir com indio. Sabe o que é que o Eufran tem a seu favor? NÃO SE OFERECEU, NÃO PEDIU, NEM ESPERAVA. Foi realmente CONVIDADO.

Anônimo disse...

Fábio Vaz te Catar! Vaz ver se eu tô na esquina!

Até parece que é assim mesmo que funciona o negócio. O Txai,peca porque trabalha políticamente como um cabo eleitoral subserviente, termina jogando seus méritos no lixo da história.O mea culpa do Vaz só serviu prá confirmar o que já foi dito aqui, é o homi que tá fazendo as coisas azedarem no governo atual.O governo tem que ser laico. As religões populares e pagãs têm que serem respeitadas.O Txai e seu filho Lucas têm que olhar para o sol e pedir forças para sobreviverem apesar do adversário.Coragem!

Anônimo disse...

A intervenção do Aníbal Diniz e do Fábio Vaz tem o mérito de mostrar duas pessoas de muito bom senso e demonstrando uma boa dose de humildade, como é muito claro na nota do Fábio, entre os membros da equipe de governo.

Mas, uma coisa fica martelando a cabeça da gente, incomodando mesmo, como a outros que vêm acompanhando esse caso. Para aceitarmos grande parte dos argumentos dos dois assessores, teremos que desconsiderar boa parte do que disse o Terri Aquino. Principalmente, a deselegância, podemos até mesmo, dizer, falta de respeito com que o novo secretário tratou o caso. Tenho a mais absoluta certeza que Terri entendeu muito bem a situação que viveu no gabinete do secretário.

Podemos considerar que a mudança de governo não impõe como necessidade imperativa a mudança integtral da equipe de governo: existem os funcionários de carreira e pessoas que podem emprestar sua expertise como caminho para garantir a eficiência das ações de governo. E, pelo que sabemos, poucos especialistas, no Brasil, possuem o conhecimentos e a experiência profissionais quando o assunto é sociedades indígenas regionais. Para onde pretendem deslocá-lo, para atender os interesses do novo secretário de montar uma equipe a sua imagem e semelhança?

E, ainda, fica sem nenhuma explicação a demissão do filho do Terri.

Anônimo disse...

Altino tem nada ver com o terri, mas dá uma olhada no http://mitos-climaticos.blogspot.com/
Há tantas mentiras convenientes rolando por aí...

Anônimo disse...

Terri dos índios,brancos, negros e de todas as raças, principalmente dos que sabem ver longe.Nosso navegador de rios e igarapés acreanos.

doi muito ver um cientista popular, de origem academica,ser tratado de forma tão desrepeitosa, imaginem como são tratados os demais cidadãos dessa terra.Doi, doi, doi muito. Que a luz da sabedoria ilumine esses homens que estão no topo das instituições brasileiras. Terri, não esmoreça, nem se agache, tem muita macaxeira nas aldeias, seus filhos índios e brancos não te faltarão, pois o amor que tu dedicas a eles terás em dobro.

Anônimo disse...

A forma como estão sendo feitas certas alterações nas secretarias anda sendo muito desastrada. O descontentamento é grande!
Acho importante dar "carta branca" aos gestores para montarem suas equipes, no entanto, não se pode desrespeitar um servidor desse modo, seja ele quem for.

Anônimo disse...

A experiência acumulada nos 8 anos de governo do Jorge e mais 4 de prefeitura indica maneiras/estratégias de se fazer alterações em equipa da forma menos traumática possível. A opção por algumas caras totalmente novas, sem experiência administrativa levou e continuará levando a administração de Binho Marques a passar por situações inadmissiveis. Alguns nomes da equipe, como o do proprio Eufran, não agregam nada, muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Manda o Fabio Vaz se catar duas vezes.

Trabalho no IMAC e pelos corredores podia se ouvir o Txai puto da vida. Historia da carochinha este argumento do Fabio que é apenas uma mudanca de lugar. No reino da Florestania nem tudo sao flores meu bem...

Anônimo disse...

É... esta parte o Txai não conta na sua carta... É um lobo vestido de cordeirinho...Invade uma repartição pública... Faz uma algazarra danada... Grita, blasfema, agride...Humilha pessoas e sai de vítima...Legal!!!! Que outros interesses ele tem?? Será que fazer propaganda para manter seu soldo em condições seguras?

Anônimo disse...

Qunado o anonimo de 11:59 disse: Não esqueçam do filho do cara!, vale ressaltar que é difícil não se esquecer, pois muito pouco se via o dito cujo no IMAC onde tinha o seu "emprego". Será que foi em vão o seu afastamento??????

Anônimo disse...

O problema é o seguinte: tem muita gente que só quer receber e não quer trabalhar. O objetivo da maioria não é mais salvar a humanidade, é garantir um salariozinho e pitar a tardinha tranquilo na varanda tocando violão. Tem secretário que entregou o cargo para laranja boboca só pra não trabalhar, mas recebe como gente grande, sem ninguém lhe encher o saco. Enquanto isso, vemos vários projetos de mudanças reais consistentes cada vez mais distantes. O Acre poderia ser o lugar mais diferente do país com mudanças cultuais e econômicas inovadoras. Mas agora todos os idealistas estão de cuecas com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar. Pena que não temos uma oposição competente para tirar o sono deles.

Anônimo disse...

A oposição mais competete é a que se forma de dentro prá fora de qualquer governo. Quanto a turma que fica só nadando de bubuia,esses não são poucos, tem gente ganhando sem precisar de trabalhar,mas tem gente trabalhando duplamente, inclusive prá derrubar os que estão com o cavalo na sombra.

Anônimo disse...

Nesse caso, o que os assessores fizeram foi um remendo para as coisas não ficarem ainda mais feias.
Por que o Terri não foi informado da sua mudança de posição antes?
Está havendo é muita arrogância dos empoleirados cheios de poderes.
O Terri está empregado, mas como ficará a situação do filho dele?
Está faltando mesmo é respeito.

Anônimo disse...

A arrogância dos empoleirados do poder.

É mesmo impossível um sistema político mais inteligente com esses tipo de gente no topo das instituições. É por esse tipo de comportamento que se dá o retrocesso político, se elege tipos como por exemplo, o Barão do Juruá.O poder prá ser diferente tem que ser democratizado, e ai é onde reside a esfinge: decifra-me ou te devoro. Vai chover!

Anônimo disse...

Pois é... Está faltando mesmo respeito de todos os lados.... Enquanto ficamos aqui discutindo por causa de cargos comissionados, podíamos estar gastando nosso tempo precioso estudando para que não se dependesse deles para viver e ter que se submeter a situacoes como estas, onde se tem muitas indagações não respondidas... Em vez de estarmos atuando como juízes atirando a primeira pedra, poderíamos estar tomando atitudes mais positivas e construtivas... Fica ainda a pergunta cadê o filho do Terri fazer jus ao seu cargo conforme o anomimo de 6:36 (Leiam este comentário que parece ser sensato!!!)

Anônimo disse...

Dependendo do grau de distorção que fazemos dos fatos, para atender a nossas teorias e irrealidades, é que se inicia em nossa intimidade o processo da paranóia. Os paranóicos possuem uma característica peculiar: relacionam qualquer acontecimento do mundo consigo mesmos, ou melhor dizendo, desvirtua a realidade dos fato, trazendo para o nível pessoal tudo o que ocorre em sua volta. É o que parece que aconteceu neste fato em particular. Os que os assessores esclareceram foi a verdade para o sr. Terri, que nao tinha compreendido...

Anônimo disse...

Será que o Terri não entendeu mesmo, a forma como foi tratado pelo novo secretário? Sei não, viu? Além disso, é necessário considerar os rumos que o "novo" governo pretende dar ao sentido de florestania. O ideólogo que cunhou o termo tem se mostrado muito incomodado com algumas coisas que andam acontecendo. Depois das proposta de alcool verde, prospecção de petróleo, uma mecanização agrícola sem um esclarecimento maior do que se pretende com ela, etc., etc., as reservas não servirão para nada. Terão mero efeito demonstrativo de uma pretensa preocupação ambiental que não se efetivará como fundamento da estrutura produtiva. O que mudará a forma de produzir para atender os objetivos de combate a crise ambiental? O desmatamento dos espaços da reservas, para formar pastagens, é uma amostra que coisas essencias não estão acontecendo. Por exemplo, a preocupação para atender ao pequeno e médio produtor de uma base fundiária. As reservas pôs em compasso de espera uma reforma fundamental: a reforma agrária. E agora?

Anônimo disse...

Olha, é por isso que eu volto a repetir, isso me da um imenso e enorme nojo desses assessores do Governo. Depois que a coisa teve uma repercussão enorme eles rapidinho trataram de amenizar os comentários. Minha gente, eles estão pensando que somos idiotas ou sei la... Por favor, parem já com isso e assumam o que decidiram na reunião as salas trancadas com o nosso Governador Binho e os seus tão fieis "ASSESSORES". Pelo amor de Deus, vocês demitiram o cara e depois ficam ai tentando se justificarem... E outra coisa, eu concordo com o Anônimo, "NÃO ESQUEÇAM O FILHO DELE TAMBÉM"... Isso é o nosso Acre, aliás, o nosso Acre não tem culpa dessas mazelas da sociedade assessoriana, se é que exíste essa palavra "ASSESSORIANA".
Gabi Ramos, Cascavel - PR

Obs: Eu que estou a mais de cinco mil milhas de distância do Acre, fiquei sabendo dessa demissão tão ridicula, imaginem o resto....

Anônimo disse...

para todos que estão defendendo o filho de terri, vcs precisam entender o que ele fez. inteligentimente mencionou o caso do filho para sensilibilizar a todos. mas o filho do mesmo não foi demitido por questões políticas e sim por má conduta. para os que não sabem, procurem saber o que ele fez em cruzeiro do sul, na expoacre Juruá. tem algo mencionado na pagina perseguidos da floresta. o que sr. terri fez, contando uma parlenda, foi manipular a todos tentando criar constrangimento ao governo, e utilizando os antigos métodos de "culpados vítimas" oque é inadmissivel é todos acreditarem, sem ao menos houvir a outra versão. "me pareceu Dom Casmuro de Machado de Assis que quer convencer a todos que ele esta certo, mesmo sendo culpado"