quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ELENIRA E O LEGADO DE CHICO MENDES


Assista no site Viva America ao vídeo de uma palestra de Cristina Narbona e Elenira Mendes, em Madri, sobre o legado do líder sindical e ecologista Chico Mendes. Elenira Mendes é presidente da Fundação Chico Mendes, que leva o nome do pai dela. Cristina Narbona, ministra de Meio Ambiente da Espanha. Clique aqui.

Eufran Amaral exonera Txai Terri Vale de Aquino
O jornalista Elson Martins avisa a quem interessar possa:

- Novamente encontrei, hoje, o antropólogo Txai Terri Vale de Aquino aflitíssimo. Desta vez, não pelo furto de seu computador (que aconteceu na semana passada), mas por inexplicável exoneração da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. O novo secretário, Eufran Ferreira do Amaral, segundo informa o próprio Terri em seu desabafo, foi desrespeitoso e arrogante, para ficar só em dois adjetivos hoje comuns na tecnoburocracia oficial. Antes de viajar para a Nicarágua, onde fará uma palestra sobre seu trabalho recente, desenvolvido no Acre, o antropólogo, respeitado regional, nacional e internacionalmente, encarregou-me de passar este texto para publicação em seu blog. Sou solidário ao Txai Terri Aquino e acho que Eufran Amaral deve explicações à sociedade acreana.

Meu comentário: No dia 23 de março foi publicado no Diário Oficial decreto do governador Binho Marques (leia aqui) nomeando o antropólogo Terri Vale de Aquino para exercer o cargo em comissão de gerente do etnozoneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Ele é funcionário da Funai. Com a exoneração, dá até pra duvidar de supostas boas intenções de um secretário que descarta o compromisso e a competência de Terri Vale de Aquino, antropólogo que organizou o movimento dos povos indígenas do Acre, que por sua vez inspirou a organização dos seringueiros sob a liderança de Chico Mendes. A tecnoburocracia se revela cada dia mais cruel contra os que mais lutaram pela sociedade na história recente do Acre. Txai Terri é um exemplo. Enquanto isso, alguns salafrários são prestigiados nos salões corruptos.

Do sertanista José Carlos dos Reis Meirelles:

- Se o Acre tem hoje uma política diferenciada em relação ao meio ambiente, índios e moradores da floresta, muito disso se deve ao Txai Terri Vale de Aquino, meu cumpadre. A demissão dele mostra que quem o demitiu não conhece ou não lê, ou não se interessa pela história deste Estado. O Txai Terri faz parte dessa história. Fico trite em ver demitirem conhecimento, inteligência e reserva moral. Esse povo lê pouco, Altino. Não conhece história.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia que Chico Mendes tinha deixado algum legado... vivendo e aprendendo... por isso gosto de me manter informado neste blog.

Anônimo disse...

caro elson,

realmente chega a ser triste a leitura deste teu texto sobre o ocorrido com o Terry, principalmente neste momento, nesta semana, em que a questão ambiental está tão evidenciada com diversos eventos e atividades
• com a presença do ator Vitor Fasano, um dos representantes globais do movimento Amazônia para sempre, abaixo assinado, vídeo, textos
• com o lançamento do movimento “plantando o futuro”, replanta a mangueira, refloresta
• com a realização do 3° abraço ao Lago do Amapá
• com a revitalização e reordenação do comitê chico mendes, segundo palavras de um de seus representantes
• com a reinauguração da biblioteca marina silva
• com tantos depoimentos e declarações das nossas atuais autoridades e gestores ambientais na afirmação de suas preocupações com o acre inserido na questão da defesa da amazônia e o desenvolvimento sustentável

e aí, acontece isso com o Terry...que pra mim só tem uma leitura e tradução de fatos como este e outros que estamos vivenciando: realmente está se tornando mais do urgentemente, uma necessária discussão sobre a teoria e prática; sobre intenção e gesto; sobre o projeto político que se estabeleceu no Acre nos últimos 09 anos e do qual, o Terry, é figura indispensável...sendo realmente muito triste, quase difícil de acreditar que ele esteja fora...ou pior, colocado para fora...

célia pedrina

Anônimo disse...

É a política, idiota!

Anônimo disse...

Caro Elson: Sou eu, o velho Meirelles, emergido dos remansos do Envira e vendo teu recado no blog do Altino. Triste, liguei pro Txai Terri. A gente não se via há muito tempo, nem se falava. Não nos vimos. Mas falamos! E fico pensando nos Varadouros que cada um criou. Tu, o Varadouro, que passou as fronteiras do Acre, ganhou o mundo e deu voz aos povos da floresta, com aquela turma toda que roçou essa imensa estrada de seringa. O Txai Terri colocou o povo da floresta no caminho, e eles conquistaram terras e voz. Ao Txai, a vida toda, dia após dia. Pois bom, vem um Eufran, sei lá de onde, e sem mais demite o Txai. Poder demitir, até pode, é cargo de confiança! Avise o Binho que seus acessores estão atirando nos amigos do Acre! Cuidado! Eufran... EU-FORA!!!

Anônimo disse...

É meu dever dar uma palavrinha sobre a expulsão do Txai das SEMA.
No velho oeste, a coisa seria resolvida doutro jeito. Não estamos no velho oeste, assim não reviveremos o tempo das balas de winchester pra lá e das flechas para cá.
Mas bem que seria interessante pregar uma desobediência civil, (ou silvícola?).
A fórmula é simples:
Reunir 100 ashanincas, 100 kaxinauas, 100 kampas, 100 yawanauas,100 jaminauas, 100 apurinãs, 100 de mais cada etnia. Todos pintados para a guerra, arcos e flechas nas mãos, dispostos em roda e entoando músicas de rituais de protestos, defronte ao prédio da SEMA, cada um cantando nas própria língua.
O Seu Eufram (cara-pálida) no meio, tremendo que nem taboca na ventania, ia ver o que é bom pra tosse!
Fala sério! no Acre, assuntos relevantes têm que ser resolvidos na base da porrada?
Está dada a idéia.
Volto atrás se provarem que, na SEMA, existem profissionais mais competentes e mais corretos que o Txai Terry.
Flexa Ligeira

Anônimo disse...

Caro Altino,


É de causar indignação e revolta a atitude imbecil desse senhor contra o Txai. Esse sujeito o nunca leu ou não conhece nada sobre a história desse Estado. Se conhececer minimamente saberia dos relevantes serviços prestados e a aprestar por Txai ao Estado. Devemos muito ao Txai no que se refere às questões indígenas e nas discussões ambientais.
Governador Binho Marques, transmita o peso de sua caneta contra atitudes como essa, pois um pouco de humildade não faz mal a ninguém. O caso aí é uma tremenda injustiça contra o Txai e ciumeira do brilho do Txai Aquino. Aliás, isso tem muito entre os companheiros.
Atitude firme governador contra esse tipo de comportamento é mínimo que podemos esperar.


Raimundo França(Acreano de coração, cientista político e professor da Universidade do Estado do Mato Grosso)

Anônimo disse...

Pessoal o fato de demitir o Terry, na minha opinião é o de menos pois faz parte do processo. Ele pode ter "funcionado" bem na execução das atividades dele, ou não. Se não funcionou deveria ser demitido mesmo, ele e qualquer outro, inclusive o filho que ele reclama que foi demitido apesar de ter familia! Se o governo errou vamos protestar, mas se ele e/ou o filho dele não trabalhavam deveriam ser mesmo demitidos (não sei, alguem tem que ver o que aconteceu!!). Mas os erros que devem ser apontados é que depois de 8 (OITO) anos de governo o processo para substituir funções é um desastre!!! Ninguem aprendeu ou as mudanças foram tão bruscas e pouco profissionais que continuam sendo mais traumáticas do que deveriam ser. Outro fato é que o se o secretário Eufran possui alguns méritos tecnicos (e deve ter pois foi aprovado em concursos, trabalha na embrapa e terminou um dr) por outro lado demonstrou que é fraco administrativamente, além de ser frágil em termos de principios pois a Secretaria de Meio Ambiente tem recursos abundantes para terceirizar/contratar serviços e ele e sócio e ou tem parceria com empresas que prestaram ou prestam serviços deste tipo para o governo e/ou prefeitura, ou seja amarraram cachorro com linguiça...

Anônimo disse...

...com quem, onde, a Célia Pedrina pretende efetuar essa discussão sobre teoria e prática? No PT? Com os petistas acreanos no poder? ou com os petistas no poder lá no Planalto? Seinão, viu Pedrina, a coisa tá preta...(lembra o Chico?)