quarta-feira, 24 de outubro de 2007

CHINA AINDA CENSURA BLOGS

João Bosco Guerreiro

Caro Altino

Estou na China, em Beijing, desde o dia 10 deste mês. Na verdade já estou indo embora amanhã. Vim fazer dois cursos com um professor que tem idéias inovadoras a respeito de acupuntura. Ele é chinês, mas vive há algum tempo nos EUA. Veio para o congresso da Associação Mundial de Acupuntura, do qual também participei, e aproveitou para dar os cursos.

Emendando a ocasião, tive a oportunidade de estar em uma reunião patrocinada pela Organização Mundial de Saúde, que incluiu doze universidades chinesas, três japonesas, uma italiana, uma indonésia, outra norueguesa, além de Harvard e Mariland, ambas americanas. Foi a chance de colocar a faculdade de medicina de Rio Preto no projeto de cooperação mundial para a pesquisa em acupuntura.

Até aí, tudo bem, só foi lucro. Frustrante foi ter imaginado que poderia relatar todo esse impacto provocado em mim por este país instigante, "ao vivo e em cores", diariamente pelo meu blog.

Qual não foi a minha surpresa descobrir que os blogs estão censurados (ou estavam) aqui na China. Na primeira troca de mensagens que tivemos, você me mandou uma notícia que dava coincidentemente o dia 10 de outubro – o dia da minha chegada – como prazo para o fim da censura aos blogs. Infelizmente isso não aconteceu nessa rapidez.

Só ontem, 23, é que consegui acessar o blog e postar as primeiras notícias. Hoje, nova surpresa. Não consegui acessá-lo, ou melhor, consegui, mas usando um artifício. Cada vez que recebia um comentário novo no meu email e ia liberá-lo, isso me levava ao blog e permitia postar novamente.

Bom, tentei o máximo que pude e ainda vou fazê-lo nesta noite para que os "posts" tenham maior autenticidade e calor local.

Abraços, ou como dizem os chineses, "zaijian".

João Bosco Guerreiro é médico, mestre pela USP, doutor pela UNIFESP e professor adjunto na área de acupuntura na faculdade de medicina de São José do Rio Preto. Trabalhou no Acre em meados dos 80 e escreve no blog Reviver Saúde Holística.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande.
A censura é apenas uma pequena ponta do icemberg do autoritarismo do regime comunista chinês.

Anônimo disse...

Grandes coisas, aqui no Acre censura-se blogs, jornais escritos, televisão, comentários, etc...

Anônimo disse...

espia aí maninzin:
http://www.wikipedia.org.br/wiki/Acre

Anônimo disse...

Imobiliária Ipê é flagrada realizando desmate ilegal no Bahia Velha e Pelotão Florestal alivia







Policiais do Pelotão Florestal da Polícia Militar autuaram hoje pela manhã um grupo de trabalhadores, que, supostamente a mando dos proprietários da Imobiliária Ipê realizavam um desmate ilegal na área de reserva legal de uma propriedade de terra que se encontra em litígio na justiça, nas proximidades do bairro Bahia Velha.



O local é o mesmo onde há duas semanas atrás, houve um incidente entre invasores e policiais quando do cumprimento de um mandado de reintegração de posse expedido pela justiça.



A denúncia partiu dos próprios invasores, que por sinal, insistem em permanecer acampados na área, alegando que o mandado de reintegração de posse foi expedido pela justiça em nome de uma pessoa que não é herdeira do lugar, e que, portanto, não tinha "legitimidade processual" para pedir a ordem de despejo na justiça. Advogados dos posseiros já atuam para reverter a decisão.



Segundo a líder dos "sem teto", Deusa Bárbara, que inclusive diz já estar organizando um grande movimento de luta pela moradia em Rio Branco, com apoio de várias entidades, disse que "apesar do flagrante dado pelos policias militares nos funcionários da Imobiliária Ipê, ninguém foi preso", apesar da lei determinar claramente que, nestes casos, por se tratar de flagrante de crime ambiental, a prisão deveria ter sido efetuada.



"Nós, que reivindicamos pacificamente o direito à moradia, previsto nas leis do país, somos tratados pela justiça como bandidos, só porque somos pobres e desprotegidos. Já eles, são pegos com a mão na massa, em flagrante, e nada acontece. Até instruções de alguns policias sobre como resolver o problema eles receberam. Temos testemunhas que viram tudo", desabafou a Deusa Bárbara, reclamando e denunciando a postura de alguns policias do Pelotão Florestal que fizeram a abordagem dos funcionários da Imobiliária Ipê que realizavam desmatamento na área sem autorização dos órgãos ambientais.

Edinei Muniz

Anônimo disse...

É bom pôr as barbas de molho. O "modelo" chinês é o sonho maluco petista: ditadura dos companheiros e democracia das mercadorias. E cacete na imprensa que não fala o que eles querem.