sábado, 6 de outubro de 2007

CARTA A MARCELO ANTHONY

Itaan Arruda Dias

Caro Marcelo Anthony,

Gostaria de te escrever um texto cujo título fosse "Carta a um jovem pai", parafraseando o título de um clássico de Rilke. Não consigo e tu vais entender o porquê.

O episódio protagonizado pela Sra. Solange Ramos em palestra proferida no Acre já foi analisado de forma competente por Aníbal Diniz, Antônio Alves, Cássia Cortez e os jornalistas da TV Aldeia. Não falarei, portanto, sobre a inconveniência da postura anti-ética da "jornalista". Não falarei sobre o contexto de crise pelo qual passa o jornalismo brasileiro. Não falarei sobre a ausência de verdades comprometidas com a construção da cidadania, exposta em cada "lead".

Falarei sobre o pai que tu não és, Marcelo. Desculpe-me a franqueza, mas o filho que carregas na foto que ilustra o post "Solange Ramos causa mal-estar" não é teu. Ele é fruto de uma artimanha. Ele é filho de um cálculo. Cartesiano. Frio. Matemático.

Meu nome é Itaan Arruda Dias. Sou pai adotivo. Tenho quatro tesouros em minha vida: Alessandra (esposa), Bárbara, Beatriz Maria e João Batista. Por mim, eles são adotados. Todos os filhos devem ser adotados, Marcelo, sejam eles gerados nos ventres de nossas mulheres ou não.

Conheço muitos jovens que foram gerados em ventres cívicos e católicos, mas que não são adotados no dia a dia da relação sempre conflituosa entre pais e filhos. Em outras palavras, meu caro ator de apressado ato, o amor gera a adoção. E isso é tudo.

Sendo fiel à versão ditada pela assessora, exposta em palestra oferecida aqui no Acre, tu aceitaste uma condição maldita para ser pai. Quem ama, não calcula, Marcelo. Ou aceito a versão da “jornalista” e te execro como pai; Ou tu tens que combinar com ela outro argumento, menos lógico e mais humano. Ou (o que seria melhor ainda) dizes para mim que é tudo mentira dela e a foto da criança ao teu lado conquistará em mim outro colorido.

A criança é linda. Forte, saudável e, ironicamente, muito parecida fisicamente com o meu João Batista. Não sei o nome da criança. Nem quero saber. Não quereria nem mesmo ter visto o olhar triste dela. Pela versão da assessora de ética torta, o teu braço vazio carregaria pecados mais leves. Pela versão da assessora estrategista, não posso escrever um texto intitulado “Carta a um jovem pai” porque tu não adotaste com o coração. Essa é a condição primeira para amar.

Hoje, tu podes até nutrir afeição pela criança, Marcelo: o dia a dia acaba nos envolvendo mesmo. Parece que o amor tem lá as suas doses de calo também. Mas, fica em mim a dúvida incômoda: quando o menino que carregas na foto exposta ao Brasil brinca no parque com as outras crianças, tu consegues te lembrar da reunião de gabinete em que ele foi gerado? Sou capaz de me retratar sem nenhum problema, caso a versão da assessora estrategista seja desmentida.

Abraço-o fraternalmente

Itaan Arruda Dias é jornalista, assessor de imprensa do governador Binho Marques. Enviou o texto ao blog com a seguinte observação: "Altino: escrevo como pai, não como assessor".

38 comentários:

Anônimo disse...

Pessoa, esse furo no blog precisa chegar ao conhecimento do pessoal da Rede Record. Com certeza eles vão apurar mais essa história vergonhosa. O Brasil precisa tomar conhecimento disso. Parabéns ao Itaan Arruda e ao Altino Machado.

Anônimo disse...

Itaan e Altino,
Vocês que sabem das coisas me digam porque a Santa Casa de Misericórdia do Acre continua na mão dos ratos? A saúde precisa de mais olhos, tá de fazer vergonha a qualquer Estado sério. A Santa Casa precisa de um visita dos vigilantes da saúde ( somente pelas baratas que por lá perâmbulam já é motivo suficiente prá fechar tal casa de saúde). É uma questão urgente!O Pronto socorro do Estado também está um deus-nos-acuda.

Anônimo disse...

Rapaz, se o cara teve coragem de casar com uma mulher mais velha e feia nem tanto horrorosa, e está até hoje com ela, foi por amor verdadeiro. Então porque não adotaria uma criança por amor sincero também? Vai ver ele teve uma viagem antiga com ácido e já queria desde muito tempo salvar as criancinhas negras igual a Madonna. Então quando ele foi em cana, se arrependeu e fez uma promessa para concretizar o desejo caso fosse solto. AH! muito sentimentaloide essa carta. Devia trabalhar na revista contigo e fazer fofoca pra concorrência. Além do mais, esse juiz aí, se ele ficar sabendo desse papo, não deve deixar barato as acusações e os acusadores. Te cuida Pavão!!!
Assinado
Anônimo das 14:50 pm

Anônimo disse...

Ei pessoal calma ia!!!
caramba Itaan, uma "estoria" que esta me parece virando verdade depois de tantas besteiras, e o pior quem tá "Fudido" e o Cara que na verdade nem sabe o que esta acontecendo, pow olha as palavras assessor..., "tu é isso é aquilo, etc ttc... se não for eu me retrato, mais antes me prova que não é" caramba precisamos mesmo de cursos de assessoria urgente!!!!
A questão é o que a senhora palestrante diz e só!!!

Unknown disse...

Anônimos, anônimos... mostrem suas caras meus amigos, pq se escondem ao defender suas próprias opiniões e insultar e criticar as pessoas? isso é coisa de gente tão mau-caráter quanto a Srª Solange Ramos. Mais uma vez repito: tirem suas máscaras, mostrem seus rostos, ai a discussão ganha outro nível, o que não dá é pra continuar debatendo com gente que se esconde, presta atenção rapaziada!!!.

Anônimo disse...

Caro Anônimo, não é esse o seu nome? o que todos nós queremos mesmo é que o juiz e Marcelo fiquem sabendo e com certeza não demorará a acontecer, ao que me consta ninguém aqui os está acusando de nada e sim retratando a postura anti ética de uma pessoa que os assessorou, essa sim, precisa pensar numa estratégia urgente de gestar a própria crise. Portanto, não somos nós que teremos que provar nada.
Outra coisa, não vamos embolar tudo e aproveitar pra lavar a roupa suja. O fato é que a equipe que escreveu a carta, quis mostrar a sua indignação com este fato isolado. Isso não quer dizer que tb não se sente indignada com a fome mundo afora..... e que bom que há esse debate dos prós e contras,iso mostra que a unanimidade é burra.

Anônimo disse...

Não devemos colocar a bandeira do Acre neste triste evento. O que nossa elite precisa aprender é a não aceitar pagar 80 por uma palestra que custa 15 no sudeste, ler antecipadamente o curriculum da palestrante e coisas afins.
Na década de 60 nossos esdutantes da ETCA (de saudosa lembrança) levaram abaixo um circo armado em frente a catedral, por ter, no espetáculo, ferido a alma acreana... Mas isso faz muito tempo, eram tempos difíceis, gerra fria, ditatura, etc...

Anônimo disse...

Este é o CV que, no Acre, vale 80 reais:
Jornalista Solange Ramos
Fundadora da RioPress Assessoria de Imprensa (centro de divulgação de empresas, marcas e pessoas na mídia, através de veículos jornalísticos, como jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão e portais de notícia em tempo real na internet) desde 2001, Solange Ramos é Jornalista, Pós-graduanda em Comunicação e Gestão Empresarial e Especialista em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Empresarial. Como repórter, atuou em tradicionais jornais e revistas desde 1996 e, na área de assessoria de imprensa trabalhou em conceituadas empresas. Há cerca de três anos também atua no campo educacional, ministrando cursos em instituições de ensino e empresas de todo Brasil de formação e reciclagem em vários ramos do jornalismo, como Mídia Training, Assessoria de Imprensa, Oficinas Jornalísticas, Técnicas de Redação, Técnicas de Entrevistas e outros.

Anônimo disse...

É por este curso expresso que estamos pagando 80, mas que, na verdade, custa 15:
Como são os nossos Cursos Expressos:

Os Cursos Expressos realizados pela RioPress Assessoria de Imprensa tem uma metodologia inovadora de ensino. O objetivo na verdade é oferecer uma aula teorico-prático-vivencial, em que o resultado seja uma grande interação entre participantes e professor. Com essa engrenagem funcionando bem, o resultando é um verdadeiro treinamento mental expresivo. Esse metodo só pode ser feito em pouco tempo, por isso criamos esses cursos, que duram três horas e funcionam através desse sistema. Quem preferir uma versão mais abrangente, pode optar pelos nossos Cursos Completos. Também temos a opção das Apostilas, que são excelentes ferramentas de estudos e consultas.

O sucesso dos cursos está grande e o Rio de Janeiro ficou pequeno. A RioPress Assessoria de Imprensa já está em vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Acre, Brasília, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, entre outros que já estão pré-agendados para 2008. Seu custo, de R$ 15 já incluso material de apoio ("mini" apositlas de de três a oito páginas no máximo) e certificado de participação é uma das partes mais atrativas do curso.

Ministrados uma vez por mês em cada estado, geralmente aos sábados, três cursos na área de comunicação são oferecidos ao preço de R$ 15 cada. Sempre com uma promoção de quem fizer os três ganha uma apostila de brinde, a movimentação é intensa, lotando os auditórios em poucas semanas antes das datas marcadas.

Esses são os Cursos Expressos da RioPress Assessoria de Imprensa. Veja no mapa do Brasi a programação dos cursos nos estados. Mais informações, entre em contato conosco.



Home > Cursos

Anônimo disse...

Altino
Vamos criar uma empresa de tabaco do juruá e dar para esta jornalista assessorar lá no sudeste. Quem sabe a gente venda bem por lá! Será que ela toparia?

ALTINO MACHADO disse...

Tá doido, Anônimo 6h21 PM! Mais respeito com o tabaco do Juruá. O que a gente pode fazer é dar um porre nela de porronca, para ajudá-la a não esquecer o Acre, jamais.

Anônimo disse...

Participei do curso caross amigos, custou 20 reais...os 3, 50. Quem inventou essa história de 80 reais?Uma coisa foi a pisada na bola da palestrante. Outra, mentir sobre o valor dos cursos. Vintinho, ok?

Anônimo disse...

Se essa doida aí é tão sem ética assim como estão falando, como é então que vai se acreditar logo no que ela disse sobre pessoas consideradas de bem, até que provem contrário. Se ela é professora, é porque ninguém a quis trabalhando nas redações do Suldeste Maravilha. OH, andryu, porque é que você não diz alguma coisa consisitente ao inves de ficar só mandando os outros se apresentarem, não tem nada pra dizer não? quer fazer amizade é?

Anônimo disse...

Anônimo das 6:54 pm

Não seja tão duro com a "professora", rapaz. Estamos vivendo a era do "ex". A moda agora é ser ex-gerrilheiro, ex-sindicalista, ex-preso político, ex-perseguido, ex-militante do MR8, ex-torneiro mecânico, etc. Assim se ganha um cargo bom nas tetas do poder e um salário extra de mais de 10 paus... Vamos pagar mais impostos, amigo...

Anônimo disse...

Acho que esse aspone do governo vai precisar de uma assessoria de gestão de crise urgente

Anônimo disse...

Prisão perpétua para a jornalista já!
Liberdade para renan calheiros, juiz lalau, etc.
Vamos condenar, condenar, condenar.
Vamos julgar, julgar, julgar.
Vamos criticar, criticar, criticar
Que é para depois, lá na frente, não ter de quem se queixar.

Anônimo disse...

URGENTE...
VOCES ESTAO COMETENDO UMA INJUSTIÇA.
ESTOU AQUI EM PORTO VELHO E FALANDO COM UM JUIZ DE DIREITO, QUE TAMBEM ADOTOU UMA CRIANÇA, ELE DISSE QUE O PROCESSO DE ADOÇÃO DO MARCELO SE DEU
BEM ANTES DO EPISÓDIO DE PORTO ALEGRE.

ALTINO MACHADO disse...

O caso já está no portal Vermelho: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=26332

E no Blog dos Blogs: http://z001.ig.com.br/ig/48/28/973852/blig/blogdosblogs/2007_40.html#post_18970690

Anônimo disse...

much ado about nothing

Anônimo disse...

Toda unanimidade deve ser desconsiderada... Isso é fato. Solange Ramos nos deu em sua palestra diversos motivos para indignação... Seja pela forma arrogante e prepotente como se referiu por diversas vezes às condições do nosso estado, seja por divulgar e enaltecer a sujeirada da qual participou, ou seja por apresentar esse exemplo como uma bela alternativa para o sucesso dos profissionais de hoje. Como forma de protesto e de indignação não permanecemos na palestra, até tentamos argumentar, mas nos foi dito que teríamos essa oportunidade ao final do que estava sendo apresentado, e continuar ouvindo tamanhos absurdos de maneira tão natural era algo que não poderia acontecer...opinião essa que foi também de outras pessoas. Compartilhar o acontecido com colegas da área e deixar bem claro o nosso repúdio foi a única intenção, já que não tivemos estômago para acompanhar o processo até o final. As opiniões das pessoas que simplesmente permaneceram na palestra e gostaram do que ouviram não devem ser descartadas, ao contrário, devem também ser compartilhadas... Esperamos que assim como nós, os nomes sejam apresentados, afinal critica anônima se torna nula.

Anônimo disse...

...acredito que a informação do anônimo das 9:01 está correta. Anthony tratou a adoção e a conseguiu antes do caso de Porto Alegre.

Saramar disse...

Altino, se há coisa chata é anônimo nos comentários. Como discutir com allguém que não tem coragem de assumir o que diz?

Mas, voltando ao assunto do post, gostei demais de tudo o que o Itaan (que nome lindo!) ensinou sobre amar e adotar e dessa belíssima visão sobre adotar pelo amor.

Creio, porém que o que suscitou o texto (uma lição, repito, belíssima) foi a circunstância em que se viu o ator e o juiz.

Mas, o que está em discussão não é o ator e sim, a postura da tal jornalista Solange Ramos, absolutamente contrária a qualquer ética, codificada ou não.

Eu creio também que o ator e ojuiz, se cometeram os crimes que a "profissional" divulgou, devem ser julgados segundo as leis vigentes.

Agora, Altino, quem usa tais eventos como exemplos de conduta para jovens que estarão, amanhã, trabalhando na mídia, este sim, é um criminoso e deve ser também punido.

Fico pensando em quantos jovens essa "profissional" não terá desvirtuado e quantos mais não aprenderão, com ela, como ser desonestos?

Por favor, Altino, transmita ao Itaan meus cumprimentos pelo lindo texto.

beijos, bom domingo.

Anônimo disse...

Que este fato nojento chegue realmente ao conhecimento do ator e do juiz, e espero que seja mentira, e esta tão “Solange” pague por suas besteiras faladas em terra acreana. Solange, acredito que você esteja acompanhando a indignação de pessoas ética solidários honesta e a cima de tudo pessoas que tem cultura e que ama o Acre.
Um acre que você veio fazer sua “palestrinha” sem o mínimo de conhecimento da cultura do nosso amor por está terra maravilhosa.
Ainda bem que a galera da TV Aldeia estava por perto para levar este fato ao conhecimento de pessoas que realmente querem fazer jornalismo com ética sem sujeiradas.
E quando e comentando por grande pessoas do jornalismo acreano Toinho, Aníbal e grande Cácia Contêz ganha um valor bem maior, Sem fala no Blog do Altino que está sempre atento ao fatos ocorrido no Acre.
Cácia Estamos com saudades de você em Brasiléia para tomar aquele tacacá.


Leila Ferreira

Luiz Matos disse...

Clap! Clap! Clap!

Palmas para tod@s!
Em minha humilde opinião.. isso aqui tá parecendo conversa de comadre.

Afinal.. do que nos interessa se o ator global fuma maconha, casa com um canhão e é permitiu que usassem de meios ilicitos para limpar a sua cara? Voces acham que isso tira dele o sono?

Dessas historia toda, o que fica de bom é o posicionamento critico dos demais jornalistas. É bom para isso aprendermos no Acre de que nem tudo (ou todos) que "vem de fora" para aqui falar são pessoas de boa indole.

Afinal, nao devemos acreditar em tudo que nos dizem. Contestar! Contestar!

Daniel Pearl Bezerra disse...

Altino Machado, o blog jornalístico DESABAFO PAÍS(BRASIL) divulgou sua matéria a respeito do SOLANGE RAMOS CAUSA MAL-ESTAR. Informamos que colocamos seu endereço em nossa lista de links. Um abraço, Daniel Pearl - editor.

Anônimo disse...

um linxamento moral...vcs do acre saõ nojentos...moralistas, não ouvem o outro lado...se esse menina (que deve ter lá seus defeitos, não tive o desprazer de conhecer e nem faço questao)voltar ao acre provavelmente será linchada por uma horda de bárbaros...bairrismo tosco, provinciano...e vc, senhor Altino, praticando um péssimo jornalismo....parcial total!

Enildo disse...

Bairrismo é o da Globo e seus defensores.

Há 42 anos tentando fazer o link perfeito entre Brasil e EUA.

Desdenha da nossa origem euro-áfricana e da nossa vizinhança latina.

Bairrismo é achar que o Brasil se resume a Rio de Janeiro e Salvador.

Bairrismo é o colonizar constante de mentes e corações para neles injetar poderosos virus através de clichês moribundos recheados de puro preconceito.

Bairrismo são Editores de jornalismo da Globo se deixarem pautar direto pela Mídia Norte-americana - a pior do planeta - e achar que somos um bando de idiotas e não percebemos suas manobras sorrateiras, tentando emplacar em todas as eleições os candidatos defensores da Elite.

Pela revisão de todas as concessões de Rádio e TV "quae sera tamen".

Telespectadores de todo o Brasil, uní-vos!!

Anônimo disse...

A solange e a desinformação.

Parece que andaram vendendo inscrição do curso da solange no câmbio negro, é o que nos faz pensar a divergência de informação sobre o preço, se 50,00 ou s 80,00.
Aqui é de fato distante dos grandes centros, mas não é por isso que vamos ficar comprando gato por lebre. A internet veio para nos redimir, é só pesquisar a respeito de qualquer pessoa que você encontra vasta informação, se não encontrar, desconfie.
No passado um cabra que tinha uma ficha super suja na polícia, correu prá cá no intuito de se esconder, por pouco, muito pouco não virou governador.Se bem que, hoje, ficha suja é prerrogativa para ocupar cargos nos governos.

Anônimo disse...

Ai, que preguiça!

Anônimo disse...

Até q enfim o Itaan Arruda faz alguma coisa que justifique o que ele ganha, pq antes desta carta eu nunca tinha ouvido falar no cara, exceto pelo dia em que foram divulgados os nomes dos acessores.
Esse episódio só mostra - mais uma vez - o que é o Brasil, um País que deixa juizes roubarem milhões e sequer pega os bens do cara para compensar o roubo, adoslecentes bem nascidos matam pessoas indefesas e nada acontece, assessores presidenciais roubam, levam dinheiro na cueca, criam uma indústria de lavagem de dinheiro e nada acontece com eles, sequer recebem uma "bronca" do chefe, que alias não sabia de nada. O presidente de uma das casas que representa o povo brasileiro, usa de seu poder para costurar negócios, faz acordos criminosos e os seus pares não o punem como deveria, e ainda contam com a ajuda de nossos dois representantes: 1 que melou sua credibilidade com esse episódio e o outro que ganhou um mandato de presente e não sebe honrar o presente, alias só sabe falar frases feitas.
Esse fato relatado por essa senhora, só mostra que nosso País é uma imensa indústria do "jeitinho". Tudo tem um jeitinho de ser consertado, mesmo sendo errado. Porque ninguem é punido por isso.
Quando li o relato dela na tal palestra fiquei tão mal quanto no dia em que abri um sitio de noticias e vi que o Renan tinha sido absolvido.
Nós temos um enorme problema povo brasileiro, e tenho certeza que os bis neto dos meus netos não viverão para ver esse problema resolvido, esse lamaçal ser limpo.
Nada acontece com esse povo, iguais a essa mulher, o Senado e a Camara estão lotados. Aliás, as assembleias e as camaras pelo Brasil a dentro estão cheias desse tipo de gnt....
E nada podemos fazer senão desabafar em espaços como este do Altino...

Ricardo Soares disse...

ALTINO... continuo gostando do seu blog e agora venho aqui para que conheças o meu...antes eu fazia apenas um blog assinado por um alter- ego que cobrava o pustula do Ciro Gomes...era o me paga ciro gomes! do qual vc falou aqui... agora tenho o meu próprio que fala de muitos outros assuntos além desse politico infeliz...faça uma visita e se for o caso , espalhe por aí
abs
ricardo

Anônimo disse...

Altino, meu amigo, o que é isso? o Blog virou revista de fofoca global e promoção de imagem de gente sem conteúdo? não tem outro tema mais relevante não?

Anônimo disse...

se todos que fossem pegos portando maconha tivessem que adotar uma criança, acabaria o problema dos meninos de rua, também iria faltar aviãozinho prá turma do narcotráfico.

Anônimo disse...

Caro Senhores vcs acharam um absurdo quando a Senhora Solange Ramos falou sobre o caso do ator global.Como vcs podem falar sobre jornalismo e ética se não cumprem nem o conceito fundamental do jornalismo: "a imparcialidade". O jornalismo do Estado do Acre é uma vergonha só é veiculado os interesses do Governo. Uma prova disso é a Tv Rio Branco, que do dia pra noite mudou sua linha editorial, antes era contra o Governo do PT, e agora passou a ser a favor. Mudança essa que envolve fins lucrativos. Outro fato é que a maioria das pessoas que "se dizem jornalistas" nunca passaram nem sequer por uma Universidade, e muito menos pelo curso de jornalismo.
Os "jornalistas" da TV Aldeia não deveriam se espantar com as coisas ditas pela palestrante, pois eles praticam este tipo de jornalismo diariamente, favorecendo apenas o Governador do Estado. E no dia-a-dia eles esquecem da ética que tanto exigiram durante o evento.E quem o Secretário de Comunicação pensa que é para exigir alguma coisa de Marcelo Antony. Tem tantas coisas mais importantes a se preocupar do que as picuinhas provocadas pelos seus subordinados...

Anônimo disse...

Esse anônimo da 10:25 é um brincalhão. Em meia dúzia de palavvras pratica tudo e um pouco mais do que condena nos demais.

Anônimo disse...

Se todos que fossem pegos portando maconha tivessem que adotar uma criança de rua,como diz o colega, acho que acabaria com os maconheiro, pois criar dá muito trabalho,é difícil ficar viajando quando se tem que cuidar de crianças,só na cara, na real, é que se consegue tamanho feito.

Anônimo disse...

Itaan, que coisa feia! Sem uma pesquisa séria você deu crédito as informações da "jornalista" e repassou aos seus leitores uma informação falsa! Essa é a questão dos "assessores" de imprensa, são pagos para emocionar os leitores com textos que nem sempre correspondem a verdade, para cumprirem a "pauta" não se dão ao trabalho de uma pesquisa séria e nem de ouvir o contraditório. E agora....em que tudo parece indicar que o Marcelo Anthony adotou o Francisco antes do ocorrido em Porto Alegre, voce vai escrever outro texto se retratando e pedindo desculpas....faça isso! Do contrário voce ficará tão desacreditado quanto a dita senhora professora de jornalismo.

Anônimo disse...

quem disse que anonimato torna alguma coisa nula? se fosse assim a PF não aceitaria denúncias...


de repente me deu fome... até que eu gostaria de me identificar,mas se eu assim o fizer sofrerei repressões, não conseguirei mais emprego, receberei olhares tortos dos puros de alma... ui! que tensão.

acho que saturou, qual será a próxima confusão? tomara que o próximo curso seja com o Renan Calheiros... ele sabe gerenciar crises, afinal permanece no cargo mesmo com as súplicas dos outros senadores para que ele saia.

"Com crise, se cresce!"