quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SESSÃO SECRETA

Tradição da ditadura militar destituiu Chico Mendes da presidência da Câmara Municipal de Xapuri

Mary Allegretti

Na pesquisa que realizei para minha tese de doutorado consegui copiar todas as atas das sessões da Câmara dos Vereadores de Xapuri no período em que Chico Mendes foi vereador, menos uma: a da "sessão secreta" que decidiu pela cassação do seu mandato se ele não renunciasse à presidência da casa pelo fato de ter realizado uma grande reunião de seringueiros no plenário da casa.

As atas registraram os fatos:

No dia 17 de setembro de 1979 Chico Mendes, vereador pelo MDB e presidente da Câmara dos Vereadores de Xapuri, organizou, no plenário da Câmara, uma reunião de seringueiros ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir os problemas que estavam enfrentando em relação aos conflitos fundiários.

No dia 23 de novembro, o vereador João Simão dos Santos, Vice-Líder do MDB, apresentou ao Presidente da Comissão de Justiça, uma denúncia formal contra o Presidente da Câmara Municipal de Xapuri, sob a alegação de que a reunião realizada com os seringueiros no plenário da Câmara contrariava os estatutos e convocou, em seguida, os membros da Comissão para uma reunião na qual deveriam resolver os devidos processos. A posição foi endossada pela maioria dos demais vereadores, que acrescentaram críticas à atuação do STR de Xapuri.

Na última sessão ordinária do ano, realizada em 30 de novembro, Chico Mendes já havia renunciado ao cargo de Presidente da Câmara dos Vereadores de Xapuri. A sessão esteve sob a presidência em exercício do vereador Amadeu Dantas e foi secretariada em exercício pelo vereador Eurico Gomes Fonseca Filho. Foi registrada a entrega, para a Mesa Diretora, de um envelope lacrado com documentos e uma fita de uma SESSÃO SECRETA realizada dia 29/11/79 na Casa do Povo, que foi verificada pelo Presidente da Comissão de Justiça na qual teria sido decidida a cassação de Chico Mendes. Para não perder o mandato, ele renunciou da presidência.

Texto retirado da minha tese de doutorado "A Construção Social de Políticas Ambientais – Chico Mendes e o Movimento dos Seringueiros" a partir da pesquisa feita nas Atas da Câmara dos Vereadores de Xapuri no período durante o qual Chico Mendes foi vereador, de 1977 a 1982.

Mary Allegreti é autora da tese "A Construção Social de Políticas Ambientais – Chico Mendes e o Movimento dos Seringueiros", a partir da pesquisa feita nas Atas da Câmara dos Vereadores de Xapuri no período durante o qual Chico Mendes foi vereador, de 1977 a 1982. Leia o Blog da Mary.

9 comentários:

Anônimo disse...

Somente 4 senadores defenderam Renan na tribunal da sessão secreta. Um deles o nosso representante sem um voto SIBÁ MACHADO. O cabra além de incompetente tá se revelando um grande cara de pau. Que mandato eim Marina?

. disse...

Infelizmente isso é o Brasil.... cheio de momentos feios na sua historia... Xapuri uma terra tao linda de tantas lutas pelo povo do Acre, ter como membro do seu legislativo um ser da qualidade de Chico Mendes.... mas Xapuri é mt maior e isso foi no passado

Anônimo disse...

Ave Maria, a famigerada "sessão secreta" rende, hein?? ao que se sabe, somente dois senadores do PT se manifestaram na sessão: Senadora Ideli Salvatti e Senador Eduardo Suplicy. Nenhum outro. Isso foi dito na reunião da bancada e divulgado, inclusive, pela imprensa. De onde vem a "informação" sobre o pronunciamento??? O que é engraçado é que o senador que realmente trabalhou duro pela absolvição de Renan, o Senador Tião Viana, nunca é mencionado,. nem na imprensa acreana, nem aqui nos comentários... por que será????

Saudades do Acre disse...

Acho que sei o porquê. Em assuntos delicados e polêmicos, esperteza só atrapalha. O que funciona melhor é a inteligência.

Anônimo disse...

Fiquei profundamente abalado quando vi que o Senador Renan-Ladrao-Calheireos foi absolvido. Fique mais abalado ainda quando vi que o Sibá-Incompetente_Machado não perdeu mais uma oportunidades de dizer aos acreanos o quanto ele é cara-de-pau, e ainda quando vi que o Sen. Tião Viana foi um dos articuladores da salvação do senador bandido.
Idéia para o Bin Laden: Jogar um boing lotado de deputados no Senado...

Anônimo disse...

Sabe o que mais me revolta nessa politica imunda do nosso país, é que eu votei na Marina e quem cumpre o mandato é aquele imbecil e incompetente um tal de Sibá Machado, que só pelo nome não deveria nem estar no Senado, Putzz, suplente... Suplente´, que suplente hein Marina. Agora vou pensar duas vezes antes de eleger a Marina.

Anônimo disse...

Só queria entender o que o nome de alguém e ofato de ser suplente tem a ver com ética e coerência... isso é preconceito. E dos piores, Senhora Gabi. Arrume argumentos decentes pra não votar mais na Marina. Esse ai é dose!!

Anônimo disse...

Caro Sr... Sr o que mesmo? Como poderia chama-lo? Hunn, anônimo? Tudo bem, vamos lá: Concordo, preconceito é feio e não devemos esconder em lugar algum. Minha intensão não foi esta. Foi apenas força de expressaõ. Mas que, se na próxima eleição o suplente de Marina for Sibá, juro, não votarei mesmo nela. Pois o cara é cara de pau. Teve coragem de votar "SIM" para Renan Ladrão, isso é que é DOSE meu irmão, ou irmã... Também intendo sua chateação, pois como assessor (a) de Sibá também faria o mesmo. Abraços... e sem recetimentos

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk, que comédia!!! Assessor do Sibá, é? Seu informante de comentário anônimo deve ser o mesmo que tava dentro do Plenário no dia da votação e ouviu discursos que não existiram.
Eu posso me chamar João sem terra, inventar um nome parecido com o seu, mas sou menos cara-de-pau.
O senador Sibá não declarou voto, mas os jornais dizem que os três senadores do Acre votaram pela absolvição do Renan. Nenhum deles desmentiu isso. Então, responda essa: No senador Tião Viana você vota? Ou ele pode votar a favor do Renan ladrão sem problemas?
Ah, vá arrumar argumento que se apresente. Tá piorando muito!!