terça-feira, 11 de setembro de 2007

RIO ACRE VIVO


O fotógrafo Marcos Vicentti, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre, envia a imagem de um pedido anônimo de socorro em defesa do combalido Acre, o rio que banha os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco. No sábado, o geógrafo Claudemir Mesquista já havia deixado outra placa com o seguinte alerta: "Nosso santuário é um ser que padece". A iminente morte do rio não pauta as políticas públicas na terra onde os ambientalistas falam em florestania. Clique sobre a imagem.

8 comentários:

Unknown disse...

Vejo a foto.Um grito solitário, dolorido. Penso nas crianças...
Talvez se as crianças gritarem, gritarem muito, vão incomodar, porque os adultos detestam criança gritando...
Talvez esses gritos atravessem os vales e cheguem ao destino certo.E eles ouçam...e façam o q deve ser feito.
...como fez Cora Coralina, pra salvar o Rio Vermelho e a velha casa da Ponte, de Goias Velho.
O seu grito é forte,Altino Machado, estou em S Pedro SP muito longe e ouço perfeitamente o que quer dizer....mas se você convidar as crianças do Acre pra gritar com você, e também os professores, os pais..saberá o tamanho do estrondo....
Gosto muito de seu Blog. Fica o dia todo aberto no meu Pc...pra poder saber as notícias do Nortão que não chegam aqui. Um abraço. M.Virginia G M Pinton.

Anônimo disse...

Altino, ao ver esse post lembrei de algo que li no blog A Nova Corja, que tem inclusive um link para o seu blog. Eles fizeram uma listagem das proposições dos membros da bancada acreana, e por ela dá pra entender por que o rio não está na pauta dos representantes de seu Estado. Uma quer censurar a internet, outro está preocupadíssimo com a questão palestina, além de não gostar de filmes dublados. Vá lá e confira as "pérolas". Infelizmente, vendo a situação do rio, não dá nem pra rir desses parlamentares. É claro que o besteirol não é exclusivo dos políticos acreanos, mas...

Anônimo disse...

Também no Página 20 de hoje tem uma foto do Rio Acre com muitas garrafas pet e outros tipos de lixo. Sei que o lixo faz parte da cultura do atraso do nosso povo,ou seja a civilização cresceu em máterias plásticas e não se preparou para o seu lixo, antigamente o lixo era orgânico, a terra se resolvia, hoje, a máxima de que na terra nada se cria nada se faz tudo se transforma,não é no presente uma verdade absoluta.Os órgãos de meio ambiente bem que poderíam aproveitar a seca do rio para retirar o lixo do leito, para tanto é necessário que os responsáveis saiam da inércia e façam alguma coisa prá envolver a cidade na preservação do nosso rio e também igarapés. Os poderes executivos têm que alocarem recursos financeiros para a preservação, conservação do meio ambiente, essas secretarias, junto com as fundações de cultura são as mais penalizadas em termos de orçamentos.Sem dinheiro e sem o crédito no poder público fica impossível o envolvimento da comunidade.E o calor hoje tá de lascar o cano!

Anônimo disse...

"Do rio que tudo arrasta se diz violento,mas não se diz violento as margens que oprimem..."mais ou menos assim falou o poeta.Tá passando da hora de cuidar melhor do nosso rio que tão bem nos serve de cartão postal, e claro, de alimento.Água, água, água, queremos água limpa!

Anônimo disse...

O rio da terra da Ministra do Meio Ambiente pede socorro.

Anônimo disse...

Isso porque vcs não viram o lugar o canal da maternidade tá caindo é so mais um grande esgotokkkkkkkkkkkk..tira uma foto o mostra no teu blog!!!

Anônimo disse...

Sem dúvida é um crime ambiental publicamente denunciado. Acredito que seja atribuição do Ministério Público adotar medidas a respeito.

Anônimo disse...

O culpado imagina? E a maioria de nós acreanos que só falamos e não fazemos quase nada, alais praticamente nada, ou muito pouco.