sexta-feira, 7 de setembro de 2007

DEUSA BÁRBARA


No bairro Bahia Velha, na periferia de Rio Branco, a Polícia Militar, em cumprimento a um mandato de reintegração de posse, destruiu ontem dezenas de barracos.

Os invasores de uma área de 63 hectares, adquirida recentemente pela imobiliária Ipê, amanheceram dispostos a impedir a volta da polícia. Fecharam o acesso com arame e paus e esperam contar com o apoio do governo estadual e da prefeitura.

- Queremos respeito. PT cadê você? - indaga um cartaz. Nos anos 70 e 80, a esquerda acreana organizou a maioria das invasões dos bairros que se formaram na periferia da capital. No Acre, o PT deixou de se envolver com as invasões de terras urbanas tão logo começou a conquistar poder no anos 90.

Morena e franzina, Deusa Bárbara usa lenço vermelho na cabeça e camiseta, também vermelha, com um "não" contra o efeito estufa. Ela é a líder da invasão. Assista ao vídeo da entrevista.



13 comentários:

FRANCISCO COSTA disse...

Conheci Bárbara no dia do movimento à tarde. Me pareceu uma guerreira, arrastava todos a sua volta, manifestava uma liderança ímpar. Com inteligência e boa argumentação negociava com a tropa de choque da PM para evitar confronto. Uma mulher madura e preocupada em solucionar os problemas dos menos favorecidos...!

Anônimo disse...

O problema é que, agora, não dá para tratar esse tipo de assunto. Antes, é preciso mudar o fuso horário.

Anônimo disse...

O problema é que, agora, não dá para tratar esse tipo de assunto. Antes, é preciso mudar o fuso horário.

Anônimo disse...

Bárbaro! Uma Deusa Bárbara entre os pobres mortais na luta pela moradia,residência, um lar.Bárbara não está lutando por uma casa qualquer,mas uma casa para cada um de seus companheiros de infortunío para que possam guardar seus poucos pertences e abrigar suas famílias.Em tempos idos a militância do Partido dos Trabalhadores estaria junto de Bárbara em solidariedade à justa causa, eram uns militantes desaforados e constates nas lutas das causas dos mais pobres. Saudades daqueles desaforados meninos de tempos idos que já não se fazem mais como antigamete. Deusa Bárbara, fique com Deus!

Anônimo disse...

barbara, nao aguarde os petista. estao atras da moita. so aparecerao na epoca das eleiçoes, como salvadores da patria

Anônimo disse...

Isso não é uma mulher! Isso é uma metralhadora apontando para o alvo certo! Vai que é tua, Bárbara!
Leila

Anônimo disse...

Altino, com esta matéria vc deve ser reconduzido a um gordo DAS do Estado (eu sentirei muita falta dos dias em que vc foi jornalista de verdade).

Anônimo disse...

Altino, grande reportagem! E que grande pessoa é Bárbara. Que Deus a ajude e também aos seus companheiros de destino e luta. O PT de Rio Branco pelo jeito... sei não ... nn

Anônimo disse...

Comentário de uma alta autoridade do Estado num restaurante famoso da capital: esse fdp do Altino tá querendo é mesmo ganhar do estado sem trabalhar. Por mim não leva nada!

Anônimo disse...

Binho...rsrsrsrs
Angelim..kkkkkkk
Carioca...kkkkkk
Júlia...kkkkkkkk
etc.............
Acho que já ví essa turma encenando uma peça de teatro!...Não me lembro bem mais parece que o nome da peça era "OS CARA DE PAU"

Anônimo disse...

esse PT vai ter que levar uma pisa nessa próxima eleição para entender que o povo não é burro.Nós já estamos esperando isso faz um bom tempo, e a hora é essa, sei que acreditamos muito nesse governo, mas com esse Binho favorecendo so as classes mais altas desta cidade o que todo mundo ver e sabe é que as pessoas da alta sociedade estão todos trabalhando e de uma unica família(todos empregados até o cachorro deles se duvidar tá empregado e ganhando muito bem).Queromos botar fora essa turma .Isso nós que fizemos parte de todas as manifestações ao lado deles, agora queremos tira-los do poder.Já chega de enganar o povo com migalhas(esqueceram de nos perguntar se vamos querer continuar com essas migalhas que estão nos oferencendo e com muita raiva)agora vão voltar da onde vieram...esperar e aprender a tratar o povo muito bem...

Anônimo disse...

o Binho ta achando pouco a meseria que o povo Acreano ta passando ele quer mesmo é que os pobres morram de fome.Tanto é que manda a polícia meter o pau pra cima em quem brigar por seus direitos.essa é a cidade boa pra se morar?? só na mente dele.

Anônimo disse...

Que Deusa! Quando vi pela TV os barracos sendo derrubados, aquelas mulheres, crianças, idosos, famílias sem nenhuma proteção, não fiquei surpresa!!! Mais uma vez fiquei indignada, o pior é que me senti muito mal em não poder fazer nada e não reagir, sair da tranquilidade da minha sala para está lá junto com eles. E de repente vem a Deusa com um discurso articulado, verdadeiro, claro, de proteção e luta pelo direito à moradia. Que bom Altino que você lançou a questão aqui, não importa que vc tenha interesses todos têm...uma coisa é certa o povo tá mesmo abandonado. No Acre os projetos fogem à realidade das necessidades básicas da comunidade, são apenas para mascarar. Basta nos afastarmos um pouquinho do centro, do nosso umbigo e percorrermos os bairros de Rio Branco, é miséria meu amigo, uma verdadeiro crime contra os direitos humanos, imagine no interior do Estado. Não adianta somente deixar a cidade linda com suas edificações e construções, é preciso muito mais que isso...
Que venham Deusas, Deuses e mt mais...