quarta-feira, 29 de agosto de 2007

OU É PAU OU CACETE

José Carlos dos Reis Meirelles

Notícias frescas do alto Envira. O pessoal da Frente de Atração Etno-Ambiental voltou hoje ao local do tiro. Os índios ainda estavam lá. Eles correram, mas o pessoal ainda viu um: cabelo cortado, tipo cuia, parecido com corte jamináwa. Eram aproximadamente 20 homens, com base nos vestígios e rastros.

Também encontram no local uma flecha, diferente das do povo que mora nas malocas conhecidas da região. Ou é pau mandado dos madeireiros, ou estão expulsando mesmo os índios do Peru para o lado brasileiro, aos montes.

O pessoal está com as barbas de molho. São 20 contra três. É covardia. Meu filho Artur está subindo o Envira com mais um companheiro. Serão 20 contra 5. Assim está melhor. Somos doidos mesmo.

Estou avisando ao meu chefe em Brasília, via e-mail. Tudo leva a crer que é povo do território peruano. Est
ão de muda ou a mando. Como já disse, ou é pau ou cacete.

José Carlos dos Reis Meirelles é chefe da Frente de Proteção Etno-Ambiental da Funai no alto Envira, na fronteira do Brasil com o Peru.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Meirelles merece a mais alta homenagem dos brasileiros. É do tipo de gente rara que faz as coisas por princípios. E apesar de doido, deve estar muito realizado com seu trabalho. Parabéns, amigo!