quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O URUBU E A BOLACHA

Embora o senador Tião Viana (PT) já esteja em visível campanha para suceder ao governador Binho Marques (PT) em 2010, os marqueteiros do PC do B avaliam o momento certo para deflagrar o movimento "Volta, Jorge", que defenderá a candidatura do ex-governador Jorge Viana ao Palácio Rio Branco. O PC do B acredita que o ex-governador tem força suficiente para retribuir o afago influenciando na escolha do presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, para ser o candidato a vice-governador.

- A estiagem da política será mais longa, mas talvez as ambições em conflito provoquem um racha na Frente Popular em um dia não muito distante - escreveu Antonio Alves, assessor do governador Binho Marques, amigo da ministra Marina Silva e bastante respeitado como analista visionário da política acreana.

É natural que o ambiente político se configure incerto nesta hora. Existe até quem duvide, por exemplo, que Tião Viana possa se tornar realmente o candidato da Frente Popular ao governo em 2010. Jorge Viana, o irmão dele, gosta de exercer o poder como executivo e nunca conseguiu esconder uma pontinha de ojeriza pela atividade parlamentar. Caso Tião Viana seja o candidato eleito em 2010, a volta de Jorge Viana ao governo estadual estaria comprometida por mais de uma década.

Jorge Viana não poderia, por força da legislação em vigor, ser candidato para suceder ao irmão após quatro ou oito anos de mandato. Teria que ser eleito um novo governador-tampão, como o é Binho Marques. Até lá, Jorge já teria enfrentado no mínimo 12 anos de abstinência. Como é algo impensável para Jorge Viana, com toda a sua boa vontade, força e carisma, lideranças menos expressivas da Frente Popular semeiam no ar a ameaça de que vão escapar ao cerco do vianismo. É o caso dos deputados Sérgio Petecão (PMN) e Fernando Melo (PT), que flertam abertamente com a oposição.

E Marina Silva? A ministra emite sinais de que vai mesmo abandonar a política. Já disse a amigos que gostaria de trabalhar na África ou criar uma ONG para a defesa de causas socioambientais. Não voltaria a lecionar em escolas públicas do Acre e nem estaria disposta a dar pitaco na política paroquial. Com isso, até o ex-governador Orleir Cameli, que o jornal O Globo chamou em manchete de "um campeão de falcatruas na cadeira de governador", está de olho na vaga dela.

Quem vive na floresta precisa ter sono de tetéu, um pássaro que fica sempre na praia dos rios. Quando alguém pisa na ponta da praia ele alarma, de dia ou de noite. É branco, pernas cor de rosa e gola preta. Bota na areia, no verão, ovos pintadinhos de preto. Sob o sol quente, enterra os ovos. O sol choca de dia e ele de noite. Sabido que nem o leitor. Dorme, dizem os índios, apoiado em uma perna só. A outra ele levanta e mete a unha dentro do ouvido. Quando a cabeça pende em sono profundo, a unha machuca o ouvido. E ele acorda e canta assim:

- Fói, fói.

Ao comentar o artigo de Antonio Alves, reproduzido neste blog, um anônimo abusado escreveu que "o urubu caga bolacha, mas a frente não racha tão cedo". Vamos esperar. Em terra onde não há amigo certo a gente dorme com um olho fechado e outro aberto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pelor amor de Deus.. Orlei não!

Prefiro votar no Sibá que já está acostumado c a vaga da senadora.. e por sinal faz até um bom trabalho.. acompanhem TV Senado.. 118 na sky.

Anônimo disse...

Nada de novo no front. O PCdoB é mesmo chegado a um queremismo, e isso de priscas eras, perguntem ao gaúcho de São Borja Getúlio Vargas. Já do Toinho, enquanto morre do próprio veneno, apenas se ouve: “De muito gorda a porca já não anda / De muito usada a faca já não corta / Pai, afasta de mim esse cálice”.

Anônimo disse...

Com todo respeito ao assessor do Governador e da Ministra,respeitado analista visionário da política acreana e também grande cabo eleitoral dos candidatos do PT ao governo do Acre."O futuro a Deus pertence e a longo prazo todos estaremos mortos."Meu amigo, morre um e nascem dez, você é só um , mas tem quantos filhos? O Jorge, a silvinha, o Tião, a Marina,todos têm filhos, herdeiros legítimos desse legado político.Talvez as ambições em conflito quebrem um pouco o reduto eleitoral, mas ainda tem muito votos,a base foi bem fundamentada, levará pelo menos 20 anos para desfazer o que foi construido. Urubu caga bolacha mas vocês não racham, aliás isso que o Toinho faz, já é parte da estratégia,astúcia de um velho guerreiro petista. Acende a luz vermelha,chama atenção dos companheiros para que tomem suas posições de sentido.Vá passear de canoa nas aldeias Toinho, você merece um pouco de sossego.bom descanso!

Anônimo disse...

Altino, aquela prepotência e antipatia na propaganda do Governo é um reflexo da atual administração ou foi só infelicidade dos marqueteiros? Que coisa mais autoritária, conseguiram fazer do Ivan um cara ranzinza e arrogante...Olha que a FPA era especialista em fazer propagandas alegres e divertidas.

ALTINO MACHADO disse...

Corajoso anönimo, nao sei. Acho melhor voce perguntar para eles.