segunda-feira, 6 de agosto de 2007

BARRIGA DO ECO


O site Eco pede desculpas por ter divulgado uma informação errada, dizendo que a sumaúma, uma das mais belas árvores da Amazônia, tem origem africana e que suas sementes vieram dar no Brasil trazidas por correntes marinhas. É justamente o contrário.

"A sumaúma é amazônica da gema e foi ela quem colonizou solo africano com sementes carregadas para lá pelas correntes e ventos há mais de 3 milhões de anos. A reportagem de O Eco teve acesso ao estudo sobre essa migração vegetal, realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicado na revista cientifica americana Molecular Ecology. Mas por razões que nenhuma razão explica, leu seu resultado ao contrário".

"Ao contrário do que publicamos mais cedo, a Sumaúma, maior árvore da Amazônia, não é africana, mas sul-americana legítima. O estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) mostrou na verdade que as sementes da árvore atravessaram o Atlântico para colonizar a África há milhões de anos. A dispersão se deu por meio de grandes vendavais e correntes marítimas".

O site não havia citado como fonte da nota a revista científica americana Molecular Ecology. Agora só falta alguém avisar ao Eco que, na Amazônia, sumaúma é samaúma. E falta, ainda, a fiscalização ambiental do Governo da Floresta proibir que a samaúma continue virando tábua para caixaria na construção civil. A samaúma da foto, no alto, é o grande charme natural na entrada do Hangar, o centro de convenções de Belém.

5 comentários:

Fora disse...

Altino, Altino, você está sabendo do aumento da passagem de ônibus, né? Você não tem nenhuma conversa de bastidor, como a da compra das camisetas nas eleições, para prefeito , últimas? Se não souber, descubra aí, por favor.

Arison Jardim

Anônimo disse...

Bom, leio vc lá do link dos Amigos do Presidente Lula, Gran Blog, Gran Altino!

bj

morenocris disse...

Grande lance, Altino!

Excelente informação!

Valeu!

Anônimo disse...

mais bonitas que essa de Belém, existem aos montes no alto Moa. Tenho marcadas em GPS. Lindas!

Unknown disse...

Nao admira que seja publicado que sejam africanas, quase desconhecidas no Brasil.... so de ouvir falar; nossos Jardins Botanicos como tantas outras coisas cumprem mal o papel que deveriam...