sexta-feira, 29 de junho de 2007

REFERÊNCIAS INCONVENIENTES


Não custa nada ficar atento à parceria do jornal A Gazeta com o Instituto Referencial Pesquisas e Opinião de Mercado Ltda, do Mato Grosso do Sul. Prometeram para hoje a primeira pesquisa tendo como tema a reforma política - financiamento público de campanha, fidelidade partidária e voto em lista fechada ou aberta - para conhecer e avaliar a opinião dos acreanos.

A Gazeta apresentou apenas Nilo Ferraz Júnior como diretor da empresa. Mas na verdade o instituto pertence ao engenheiro Semy Ferraz (foto), ex-deputado estadual do PT no Mato Grosso do Sul. Nas duas últimas eleições que disputou, Ferraz foi derrotado para prefeito de Paranaíba (MS) (veja o site do então candidato), além de não ter conseguido ser reeleito deputado estadual.

No perfil dele na web (leia aqui) consta que a vida já o fez "embrenhar-se no distante Acre para trabalhar". Semy Ferraz foi "entregrador de jornal, pacoteiro, cadastrador de imóveis, militante estudantil, engenheiro civil, sindicalista, assessor parlamentar, empresário. Depois, presidente da Sanesul, diretor-geral da Agesul, secretário executivo do Governo do Estado e, finalmente, deputado estadual".

Fica a impressão de que retorna ao Acre para trabalhar porque a situação não deve estar nada boa pelas bandas do Mato Grosso do Sul. Por aqui, além da nova parceira Gazeta, aparece na lista de clientes da empresa a prefeitura de Rio Branco.


Existiu aqui um jornalista chamado José Chalub Leite, cuja memória é cultuada por alguns petistas da florestania. Zé Leite costumava escrever que "ninguém vem para o Acre impunemente".

Será que o Instituto Referencial serviu para antecipar os resultados das duas derrotas eleitorais de Semy Ferraz e para indicar-lhe um novo tempo de prosperidade no Estado no qual se embrenhou quando ainda não era dominado pelo PT?

Semy Ferraz também é blogueiro. Leia aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino conheço o deputado, mas não sabia desse instituto. Estou encaminhando a informação (notícia) para o pessoal daqui.

Anônimo disse...

É isso aí. Mais um alpinista social dos novos tempos, mais um burguês do capital alheio. E pensar que essa gente toda começou lutando pelo povo, desejando o bem do povo, a emancipação coletiva da exploração social etc. Bem, justiça seja feita, a emancipação individual deles, pelo menos, eles já conseguiram. E como petista tem seguro contra algemas, a polícia federal republicana só se mostra atuante contra os outros, parece que eles têm um futuro sustentável assegurado pela frente.

Anônimo disse...

Porra!
Isso continua acontecendo no nosso estado? Apesar da heróica história do povo acreano? Que pena...