sábado, 12 de maio de 2007

MORRE FRANCISCO CARTAXO


O deputado estadual Francisco Cartaxo (PT), 44, líder do governo do Acre na Assembléia Legislativa, morreu durante a madrugada de hoje, em Rio Branco, em decorrrência de câncer no intestino. O corpo será velado na Assembléia.

Natural da Paraíba, Cartaxo fez mestrado no Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical do Centro de Estudos Latino Americano da Universidade da Flórida (EUA) sob a orientação da professora Marianne Schmink. Durante a permanência na Flórida, se tornou um dos fundadores da Brazilian Student Association - a Associação de Estudantes Brasileiros (Brasa).

A entidade congrega até hoje os estudantes brasileiros na Universidade da Flórida em datas comemorativas do Brasil, além de promover eventos culturais e debates de questões relacionadas ao país.

- Devo muito ao Cartaxo. Ele me apresentou aos professores da Flórida para viabilizar meu mestrado. Ao chegar lá para estudar, sem conhecer nada nem niguem, pessoas da Brasa, fundada por ele, já estavam me esperando e tinham até arrumado lugar para ficar até que eu me estabilizasse. Logo que cheguei, ele voltou para o Brasil - lembra o geógrafo Carlos Valério Gomes, com mestrado no mesmo programa do qual Cartaxo fez parte e que agora termina doutorado na Universidade da Flórida.

Cartaxo foi, ainda, um dos fundadores da respeitável entidade
Pesacre (Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre). Era membro da executiva regional do PT. Exercia o primeiro mandato, para o qual foi eleito em 2006 com 4.503 votos. Ele será substituído por Ney Amorim (PT).

O deputado era casado com a pesquisadora da Embrapa Cleísa Brasil da Cunha Cartaxo, nomeada anteontem pelo governador Binho Marques (PT) para presidir o Instituto de Meio Ambiente do Acre.

2 comentários:

Felipe disse...

Meus sentimentos a familia. O Acre perde uma grande lideranca e uma pessoa de um coracao grande!
Deus o tenha em um bom lugar!

Unknown disse...

Cartaxo foi um Mestre, que me ensinou muito sobre a vida, extensão e política, além de um grande amigo, sempre disposto a ajudar nos momentos difíceis... Só tenho a agradecer a oportunidade de conhecer e conviver com essa “estrela” tão especial...