terça-feira, 29 de maio de 2007

LOBBY POLITICAMENTE CORRETO

Está faltando no Acre alguém para defender os interesses do movimento social com a mesma energia com a qual o ex-governador Jorge Viana passou a defender os interesses da iniciativa privada.

É impressionante como os governos e os políticos gostam de servir à iniciativa privada falando em nome da política pública. Esse não parece ser o caso de nosso ex-governador, que nunca escondeu a disponibilidade de toda a sua influência política.

Que a nova atividade de Viana não venha a ser interpretada como lobby - aquela atividade de pressão, segundo o Houaiss, de um grupo organizado sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controle formal do governo.

Seria uma pena definitiva para o movimento social acreano, mas sou capaz de apostar uma moedinha como logo o engenheiro florestal vai criar gosto e se revelar também próspero empresário. Veja o que publicou hoje o jornal A Tribuna a respeito do presidente do Fórum Empresarial do Acre:

Em um escritório simples, com decoração rústica, bem regional, o ex-governador Jorge Viana trabalha no centro de Rio Branco. Sua prioridade tem sido as ações do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, do qual é presidente. Lá, articula reuniões, conversas com políticos e empresários com um objetivo central: trazer para o Acre grandes investimentos industriais que garantam uma possibilidade de crescimento da economia regional desvinculada do apoio estatal.

Alguns desses investimentos de grande porte já estão a caminho, graças à articulação de Viana. Um deles é a vinda do grupo Bertin [veja], dos maiores do país na área de agroindústria e pecuária do país.

Viana também tem dedicado boa parte de seu tempo a um novo projeto: viabilizar investimentos no Acre na área de energia limpa. Ontem, por exemplo, esteve visitando a Funtac com o professor Expedito Parente, considerado o pai do biodiesel no país e que veio ao Acre conhecer a estrutura da Funtac na área de biodiesel e as experiências locais no setor de energia limpa.

Em conversa com um repórter da Tribuna ontem, Jorge Viana dizia que o seu trabalho tem sido intenso, mas com uma prioridade: não interferir no governo, na prefeitura ou mesmo na classe empresarial, mas apenas intermediando conversas e garantindo oportunidades de negócios no Estado.

Sobre política, Viana disse que pretende continuar distante, por enquanto, das articulações, pois sua prioridade são alguns projetos de trabalho na área de consultoria, mas quem o conhece sabe que a política lhe corre forte nas veias.

Nenhum comentário: