segunda-feira, 9 de abril de 2007

SOLUÇÃO OU AMEAÇA?

Raimari Cardoso

Na próxima quinta-feira, dia 12, em Rio Branco, acontecerá o primeiro debate público sobre a prospecção de petróleo e gás no Acre, quando toda a população do Estado será informada e poderá se manifestar sobre o polêmico projeto para o qual o senador Tião Viana destinou emenda ao OGU no valor de R$ 75 milhões. O evento, que deverá ser realizado no Teatro Plácido de Castro, acontecerá, coincidentemente, na mesma semana em que a revista Veja e o Fantástico da Rede Globo chamaram a atenção para a ameaça do aquecimento global, cujo principal elemento causador é a queima de combustíveis fósseis.


O debate tem prevista a participação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que irá relatar a experiência de exploração de petróleo do Alaska, e do professor Arsênio Oswaldo Sevá Filho, doutor em Geografia Humana pela Universidade de Paris-I e professor do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Formado também em Engenharia Mecânica de Produção pela USP, Sevá é um dos grandes especialistas brasileiros no assunto e se confirmar a sua presença, será uma oportunidade definitiva para todas as pessoas interessadas no assunto conhecerem melhor o projeto e contribuírem com suas participações para as decisões que virão no futuro.

Acompanhando à distância as discussões acerca do tema, a única coisa que se pode perceber de real e concreto é o total desconhecimento do assunto por parte da população acreana, não da matéria em si, mas dos significados, importância e aspectos negativos e positivos que o projeto pode apresentar para o futuro do Acre. Os debates sobre o tema estão restritos à troca de farpas entre defensores e opositores da prospecção, jornalistas e representantes de movimentos ambientais, ficando, portanto, o cidadão comum alheio àquilo que, entre outros princípios, caracteriza o Estado democrático de direito em acreditamos viver, o acesso à informação com condições que permitam ao homem simples do povo expressar seu pensamento e opinião.

Um veículo que tem contribuído sobremaneira com o debate aberto e democrático é o weblog do jornalista Altino Machado (que é contra a prospecção), mas, infelizmente, a internet ainda está longe de ser um espaço acessível às classes menos favorecidas do ponto de vista social e econômico, que compõem a maior parte da massa humana que vive e sobrevive nesse Estado. A discussão precisa ganhar os veículos de comunicação de maior alcance, pois somente a informação nua e crua, na maioria das vezes eivada pela parcialidade e pela defesa de interesses pessoais, não é suficiente para colocar luz sobre um assunto que pode representar a possibilidade de profundas mudanças no futuro do Estado, sejam elas boas ou ruins. O debate dever ser expandido, sim, mas à luz do bom senso político e da coerência com os valores, princípios, vocação e necessidades da maior riqueza que o Acre possui que é o seu povo.

Leia mais no blog Xapuri Agora, do radialista Raimari Cardoso. O professor Oswaldo Sevá já avisou à assessoria do senador Tião Viana que não participará do debate. Deverá ser substituído pelo geógrafo Miguel Scarcello, da SOS Amazônia. O debate está previsto para acontecer a partir das 19 horas do dia 12, com encerramento às 22 horas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem poderia levar esta informação aos lugares mais distantes desta Amazônia seria o radio e os movimento, principalmente para a Amazônia a FETACRE, CUT e Sindicatos.
A radio Difussora Acreana, através do nosso amigo Washington Aquino bem que tentou ouvir os dois lados na viagem feita com o senador Tião Viana mais o movimento representando os trabalhadores rurais da “FLORESTA AMAZONICA” a presidente da FETACRE Sebastiana e da CUT Manoel Lima falaram coisa com coisa na radio e não falaram quase nada o que o morado da Amazônia realmente queria.
Meu pai que ouvia na quinta-feira de cinza salve engano, lá no seringal o radio de pilha ficou com o ouvido encostado bem pertinho por que tava chiado pra dana. o Gente em Debate apresentado pelo Washington Aquino que também acompanhou o Senador.
No final disse eu não entendi foi nada queria ver ser fosse o Chico Mendes ele tinha falado o que eu queria ouvir “NOS DO MOVIMETO SOMOS CONTA A PROSPECÇÃO DEPETROLEO NA AMAZONIA”.
Que nada, falaram que tinham que discutir ouvir mais pessoas e farinha do mesmo saco

Anônimo disse...

O geógrafo Scarcello não substitui nem de longe o doutor Arsênio Oswaldo Sevá. É uma pena que o debate seja de cartas marcadas, o Scarcello tá na mão dos pensadores da prospecção.

RodB disse...

Seria interessante realizar uma pesquisa neste blog sobre o assunto. Nas comunidades "Acre" e "Cidade de Rio Branco - Acre", do Orkut, o assunto está sendo discutido através de enquetes, com uma breve explicação sobre o tema, apontando tanto a justificativa de quem defende a exploração quanto a de quem condena.

Seguem os dados:

Você é a favor ou contra prospecção de petróleo e gás no Acre?

(Comunidade "Acre")

Sou a favor. 17 votos (60%)

Sou contra. 4 votos (14%)

Ainda não tenho uma opinião formada sobre o tema. 7 votos (25%)

total: 28 votos

Comunidade "Cidade de Rio Branco - Acre".

Sou a favor. 12 votos (60%)
Sou contra. 1 voto (5%)
Ainda não tenho uma opinião formada sobre o tema. 7 votos (35%)

total: 20 votos