sexta-feira, 6 de abril de 2007

E AGORA, VIANA?

A devastação no Acre, durante a gestão
de Jorge Viana, foi maior do que se pensava



Leonardo Coutinho

O petista Jorge Viana governou o Acre por oito anos, de 1999 a 2006. Logo que chegou ao poder, percebeu que o discurso ambiental poderia lhe render projeção nacional e batizou sua gestão de "governo da floresta". No segundo ano de mandato, passou a alardear que havia contido o desmatamento em seu estado. Tornou-se um dos astros do petismo e aproximou-se do presidente Lula. Seu peso político aumentou tanto que, agora, mesmo sem mandato, disputa com José Sarney e Jader Barbalho quem apadrinhará o próximo superintendente da Sudam, a Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia. A imagem de Viana como protetor da natureza, no entanto, está tão ameaçada quanto a mata que ele diz defender. VEJA teve acesso a um estudo encomendado pelo próprio petista que mostra que, nos seis primeiros anos de sua gestão, a velocidade do desmatamento no Acre triplicou e chegou à marca de 995 quilômetros quadrados em 2004. É como se uma área de floresta do tamanho de catorze campos de futebol fosse derrubada por hora. Pior: o estudo, feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), revela ainda que, de todo o desmatamento do Acre, cerca de um terço ocorreu durante a administração de Viana. O então governador recebeu as conclusões do estudo em agosto do ano passado – e as escondeu.

Em setembro de 2003, VEJA já havia informado que a devastação no estado aumentara no governo do PT. Viana se esforçou para desqualificar a reportagem. Alegou que os números apresentados estavam errados e escalou jornalistas pagos com dinheiro público para replicar sua defesa pelo país. Em seu estado, usou dinheiro do Erário para atacar VEJA nos jornais e TV locais. "No meu governo, o desmatamento só cai", jurava ele. Poderia ter-se poupado. O estudo do Imazon, feito com base em imagens de satélite, tem um grau de precisão inédito no país e confirma o diagnóstico da destruição. No Acre, entretanto, Viana mantém sua boa imagem, principalmente entre os onguistas. Sintomático. Lá, nem os "povos da floresta" andam preocupados em manter as árvores em pé. No seringal Nova Esperança, em Xapuri, 36% da floresta dentro de sua área foi destruída. A Reserva Extrativista Chico Mendes está salpicada de pastagens. Fatos assim mostram que a falta de avaliações isentas e sem romantismo ameaça tanto a preservação ambiental quanto o crescimento econômico em um estado que já perdeu 11% de suas florestas e continua a ostentar alguns dos piores indicadores sociais do país.



Leonardo Coutinho é repórter da revista Veja em Belém. Certa vez um diretor (Zé Celso, talvez) disse que estava faltando vaia no teatro brasileiro. Acho que está faltando vaia na política acreana. Temos que acabar com essa ovação de que tudo está perfeitinho, de que somos anjinhos e de que já estamos todos no céu. Vide o projeto de prospecção de petróleo e gás.

16 comentários:

Antonio Alves disse...

Corre, Aníbal!

Anônimo disse...

Esse Toinho é um gaiato!

Anônimo disse...

Hehehehehe....

Anônimo disse...

Jorge Viana é mentiroso!
GRAAAAAAAAANDE novidade!!!!

Anônimo disse...

JV é uma ameaça aos petistas paulistas, a Sarney e principalmente José Dirceu. Isto porque na sua função atual de "consultor" junto a empresários (que não serão só os mixurucas daqui) vai mexer com muitos interesses em BSB. Por isso vão encomendar reportagens para desqualificá-lo. Esta é a primeira de uma série. Povo do Acre fiquem de olho, o momento do nosso estado receber investimentos privados de grande monta é agora.

Anônimo disse...

Cadê o Edgar de Deus Anselmo e Cia?
Binho, Tira o Edgard daí para não se sujar também! ele vai continuar atrapalhando a floresta e seus povos.

ALTINO MACHADO disse...

Certa vez um diretor (Zé Celso, talvez) disse que estava faltando vaia no teatro brasileiro. Acho que está faltando vaia na política acreana. Temos que acabar com essa ovação de que tudo está perfeitinho, de que somos anjinhos e de que já estamos todos no céu.

Anônimo disse...

Tem gente achando que é pouca coisa Jorge Viana presidir o Forum de Desenvolvimento do Acre. Vai ser lobista do empresariado acreano e de quem mais o contratar na Amazônia. Zé Dirceu que se cuide. Sao dois lobos, digo, lobistas de peso.

Anônimo disse...

O jorge Viana é um ser político que foi iniciado na velha ARENA, então não é de admirar suas atitudes, agora, a Marina Silva que foi iniciada na luta pela preservação da floresta junto com o Chico Mendes, essa é mais grave, e ninguém diz nada,ou uma coisa ali outra acolá sem muito efeito. É verdade também que entre ela e a Dilma é melhor ela. Estamos feios em verde-amarelo!

Anônimo disse...

O caixa dois da imprensa acreana caiu e agora começam a apareçer as sujeiras. A verdade demora mais sempre aparece. Viana não esse perfeitinho que sempre se falou. Tive a oportunidade de trabalhar ao seu lado diretamente durante uma campanha polícia, onde ele mostrou seu perfil arrogante, ditador e testemunhei derrames de dinheiro sendo usado para apagar imagem suja do pt no vale do juruá.
O que melhorou no Acre após seu mandato, os prédios públicos, históricos, praças, museus, ruas, avenidas e praças? Foi só isso que ele fez, além de passar uma imagem positivista, encantadora para os acreanos. Mas na verdade a miséria, o desemprego aumentou, teve muito favorecimento para empresários e parlamentares somente isso. A corrupção continuou e os desmandos debaixo dos panos. Essa imagem de ambientalista, serviu para atrair gringos e explorar de maneira desordenada os recursos naturais. Além de deixar os moradores da floresta em completo abandono, mais ainda!

RodB disse...

Altino, venho acompanhando as críticas à prospecção de petróleo e gás publicadas aqui e estou achando este espaço um pouco imparcial, claramente contra a prospecção. Confesso que, à primeira vista, até achei uma idéia interessante a proposta do Tião, por imaginar que seria uma alternativa econômica para o estado (que certamente precisa disso, pois não pode ser sustentado pelo governo federal a vida inteira) causa menos danos ao meio ambiente do que a devastação promovida por madeireiros e fazendeiros. Gostaria de ver aqui também opiniões à favor da prospecção (ou inexistem?), para poder formar uma opinião correta à respeito.

ALTINO MACHADO disse...

Caro Rodrigo, o espaço sempre esteve aberto e continuará a quem queira defender a prospecção. Aliás, o debate sobre esse tema foi aberto por este modesto blog. E o primeiro a defender o projeto foi o próprio senador Tião Viana. Vou esperar um artigo seu em defesa do gás e do petróloeo.

Saramar disse...

Altino, aqui no Brasil, os políticos são TODOS iguais, já percebi. Jamais pensam no bem público ou social. Tudo é discurso e discurso vazio, independente do partido, coisa que aliás, não existe mais. Só existem os "interesses", pessoais, é claro.
Fico triste quando leio algo como o comentário de um desses anônimos afirmando que a reportagem citada se destina a prejudicar o Estado do Acre. Demonstra uma cegueira auto-infligida porque, certamente não se poderá desmentir o que foi mostrado sobre o desmatamento e muito menos sobre a idéia que levou o ex-governador ao poder, ou seja: o governo da floresta.

beijos
P.S. Na realidade, vim lhe desejar e à sua feliz páscoa. Tempo de renovar esperanças.

Anônimo disse...

Temos que acabar com essa estória de colocar resultados negativos ou positivos na mídia. O cidadão não precisa de propagandas governamentais e sim ações concretas, que lhes sejam favoráveis à vida. O cidadão já faz o seu dever direitinho pagando a maior carga tributária do mundo.Então quando um governo A ou B, executa alguma ação, ela já está bem paga!
Parabéns companheiro pelos belíssimos artigos.

Anônimo disse...

A imprensa acreana, infelizmente, só faz cobertura de ações de governos. O sistema "público" não é público e as emissoras de rádio e tvs e os jornais são mantidos e mantêem o governo. Em Rio Branco os jornais diários; no Purus, a rádio de Manoel Urbano; em feijó a rádio do prefeito; no Juruá, a Aldeia FM e a Juruá FM, do Cameli, é só bajulação, sem conteúdo e sem profissionalismo. É uma vergonha!!!
Perdoe o anonimato, mas o diretor de jornalismo da Juruá FM, Nelson Liano, me mataria se soubesse que eu sei do que ele faz.

Anônimo disse...

Pelos dados demonstrados no gráfico, a afirmativa do ex-governador ficaria então assim : "No meu governo a mata só cai!" O desmatamento é grande , porém, maior que o desmatamento é a enganação e pouca vergonha desses novos fazendeiros travestidos de florestanos,que estão a nos governar.