quinta-feira, 1 de março de 2007

ELITE DAS VAIDADES

Fátima Almeida

Altino:

Em junho do ano passado, sete jovens de uma escola particular de Rio Branco, criaram no Orkut uma comunidade de ódio à diretora, e alguns, inadvertidamente, escreveram coisas pouco honrosas, no estilo das pixações em banheiros de escola. Foram expulsos os sete. As mães passaram por uma verdadeira via sacra, no Conselho Estadual de Educação, Procon e Ministério Público.

Não conseguiram apoio nenhum, embora a resolução do Conselho e a LDB apresentam com clareza que não se pode mais expulsar alunos, pois fica subentendido que é uma mera transferência do problema para outra escola. E mais: que questões desse tipo devam ser tratadas pedagogicamente, ou seja, que os menores realizem uma aprendizagem com o fato, que a punição seja acompanhada de palestras, trabalhos comunitários e coisas desse tipo.

O próprio regulamento da escola não trazia nenhum dispositivo que apontasse para uma solução tão drástica. Foram expulsos sem apelação, ao arrepio da lei, como se fala, e com o consentimento ou "vistas grossas" do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

O governo precisaria criar uma ouvidoria para acompanhar casos como esse e muitos outros.

Como você disse, a imprensa local ficou tão atrelada e perdeu o foco no leitor e deixou de cumprir sua função social, que é informar, denunciar e apoiar o cidadão. Parece mais uma vitrine para exposição dos políticos e das pessoas influentes de modo geral.

Quanto à correspondência que você recebeu do Ministério Público, é preciso que fique alerta sobre alguns detalhes que parecem sem importância. O Moisés Alencastro é muito amigo da família Mubárac, que ascendou socialmente durante o governo Jorge Kalume.

Aliás, ele, o Moisés, teria ido para o Ministério Público a convite da Gisele Mubárac. A irmã dela, Sônia, escreveu no seu blog, há dois dias, muito contrariada com a foto publicada do Maromba porque é muito amiga da tia do rapaz, a Daniela Zanini, que por sua vez tem em seu círculo de amizades pessoas que atuam também no Ministério Público.

Veja bem, se você tivesse publicado fotografia de um jovem em condições similares, mas oriundo de camadas baixas da sociedade, nada iria acontecer. Dificilmente o Estado se ocuparia em mover ação contra a família do rapaz até porque não houve depredação e sim mera atitude desrespeitosa. Mas você acabou entrando em colisão com representantes da elite local colocadas em postos estratégicos.

E pelo que vejo, querem levar às últimas consequências, ou seja, fazer valer sua força, seus privilégios, suas prerrogativas de classe.

O fato de que o rapaz ostentou foto em Orkut, sentado literalmente sobre monumento representante do nosso patrimônio cultural, foi eclipsado. O fato sumiu, desapareceu.

Agora entra em cena a fogueira das vaidades. Você vai precisar de um bom advogado e acredito que isso não vai faltar porque Rio Branco cresceu muito e aqui não tem mais tanta gente atrelada e subserviente como antigamente.

Fátima, deu para perceber que, sem querer, mexi num vespeiro. Lembra da "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade?

"João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história".

Já comi toucinho com mais cabelo. Espero que prevaleça o bom senso, pois não quero me sentir forçado a uma paródia infame do poema de Drummond.

10 comentários:

Anônimo disse...

Porque o MP não aciona também os pais do adolescent? O engraçadinho cometeu crime de falsidade ideológica ao declarar possui 18 anos no Orkut, os pais são omissos ao deixar menor de idade frequentar a gameleira em plena cachaçada de carnaval, e o culpado é o mordomo, no caso o único jornalista independente do nosso estado. Aqui fica a solidariedade bode um anônimo, bola pra frente Altino.
PS: Repararam como agora Página 20, TV 5, TV Gazeta "estão independentes"? É hilário ver os faquinitos de Leonildo, Washington e cia. criticando os buracos, falhas da saúde, etc.. Parece-me que o governo não está agradando$$ boa parte da imprensa..

Anônimo disse...

Altino, recorrer à Justiça é um direito de todos, na defesa do que crêem ser seus direitos ou interesses, sejam morais ou materiais. Cabe aos Juízes a impessoalidade no julgamento e no caso presente não podemos esquecer que o foco principal deve ser o conceito de cidadania e bem público, que foi quebrado pelo rapaz naquela atitude explícitamente desrespeitosa. É um conceito difícil de ser assimilado pelos jovens, mas cabe à família essa responsabilidade e não a atitude equivocada de recorrer à Justiça.

Anônimo disse...

Nossaaaaa!!!! Saudades do Blog. Fazia tempo q não passava por aqui...Como sempre pegando fogo.

Anônimo disse...

Minha banca está à disposição. Se o Altino já comeu toucinho com mais cabelo, eu já enfrentei algumas batalhas desse tipo. Mesmo porque se a pessoa acha que tem direito a isso ou à aquilo, à parte contrária é reservado o direito de ampla defesa, com o principio do contraditório, e os papeis podem se inverter.

ALTINO MACHADO disse...

Querido Edson Carneiro, vou procurá-lo, sim. Grato, de coração.

Anônimo disse...

Fátima, o que dá tristeza é a falta de inteligência de alguns jovens, muitas vezes publicam coisas no Orkut que servem de prova contra eles mesmos. Desculpa se não entendo essa presepada. No Colégio Acreano, havia um inspetor cujo apelido, que muito detestava era "Jaquetinha", então nós escreviamos na louza o futuro do pretérito do verbo ter - Já Que Tinha Tido, ou então mandávamos o colega recitar o presente do condicional do verbo Pelocupar, sacou? Agora se eles cometeram algum crime, que respondam, e se é para continuarem a estudar, que estudem e lhes seja cobrado nas provas. Esses que assim procedem geralmente são maus alunos no sentido de capacidade intelectual, querem que as coisas se nivelem por baixo, para lhes atender a falta de compromisso com a cultura e com o desenvolvimento intelectual

Anônimo disse...

Altino,

Refletindo sobre esse texto da Fátima Almeida, assim que na situação do possível processo da família da professora Íris Célia Cabanelas Zannini
contra o Blog Altino Machado,
inevitavelmente me fez penar naquela música do Caetano Veloso (ainda tão atual),
"PODRE PODERES"...
Mantenha firme, que a vida é bela!
Um abraço,

Silvana



Ai vai a letra pra ti caso tu não a conheças (que duvido muito...)

Beijos pra ti e CORAGEM!


Podres Poderes

(Caetano Veloso)
Int.:
Enquanto os homens exercem seus podres poderes

Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos

E perdem os verdes, somos uns boçais

Queria querer gritar setecentas mil vezes

Como são lindos, como são lindos os burgueses

E os japoneses, mas tudo é muito mais

Será que nunca faremos se não confirmar

A incompetência da América Católica

Que sempre precisará de ridículos tiranos?

Será será que será que será que será

Será que essa minha estúpida retórica

Terá que soar, terá que se ouvir por mais zil anos?

Enquanto os homens exercem seus podres poderes

Índios e padres e bichas, negros e mulheres

E adolescentes fazem o carnaval

Queria querer cantar afinado com eles

Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase

Ser indecente mas tudo é muito mau

Ou então cada paisano e cada capataz

Com sua burrice fará jorrar sangue demais

Nos pantanais, nas cidades, caatingas e nos gerais?

Será que apenas os hermetismos pascoais

Os tons os mil tons, seus sons e seus dons geniais

Nos salvam, nos salvarão dessas trevas e nada mais?

Enquanto os homens exercem seus podres poderes

Morrer e matar de fome, de raiva e de sede

São tantas vezes gestos naturais

Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo

Daqueles que velam pela alegria do mundo

Indo mais fundo, Tins e Bens e tais

Anônimo disse...

só um comentário..

"A irmã dela, Sônia, escreveu no seu blog, há dois dias, muito contrariada com a foto publicada do Maromba porque é muito amiga da tia do rapaz, a Daniela Zanini.."

muito amiga? que amizade!

Anônimo disse...

bom o fato em si não é motivo para piadas homofóbicas ... não vamos misturar os fatos ... SACOU!!!

Anônimo disse...

Aliás, quando o MP voltará a ser um órgão investigativo, fiscalizando a coisa pública, atuando como verdadeiro fiscal da lei? Hoje se resume a um órgão cheio de "aspones" que garantem as benesses para o grupo dos "Monteiro" e seus amiguinhos assessores que desde o governo JV utilizam as vantagens de viagens, diárias, etc(a maioria desnecessária)a Brasília aproveitando para dar esticadinhas no nordeste, no carnaval do Rio...
O ilustre secretário da promotora Kátia utiliza a sua função (paga por nós pobres contribuintes) para escrever sua coluna social e visitar as lojas de decoração da cidade, assessorando os mandatários do MP na compra de cortinas e outros objetos de decoração. Será que o gov. Binho enfim escolherá dentro da próxima lista triplice um procurador independente ou continuará o MP um apêndice do Governo da Floresta?