sábado, 10 de março de 2007

CORA RÓNAI



Glória Perez fez a gentileza de me apresentar hoje à jornalista Cora Rónai, editora do caderno "Info etc" e colunista do jornal O Globo, autora de livros e peças infantis. Pioneira do jornalismo de tecnologia, Cora lançou, em 1987, no Jornal do Brasil, a primeira coluna sobre computação da grande imprensa brasileira.

Foi, ainda, a primeira jornalista brasileira a criar um blog, o internETC., ativo desde 2001, e primeira a dedicar-se à fotografia digital como ferramenta de comunicação. Nos primórdios do Fotolog, a página que ilustrava com fotos do Rio de Janeiro e de suas viagens chegou a ser a mais visitada do mundo.

Em maio de 2006, consolidou seu trabalho como pioneira também no uso dos celulares com câmera lançando, pela editora Senac Rio, o livro Fala Foto, uma seleção de imagens realizadas ao longo de cinco anos com mais de uma dezena de diferentes aparelhos.

Cora Rónai começou a carreira no jornalismo em Brasília. Trabalhou no Jornal de Brasília, no Correio Braziliense e nas sucursais da Folha de São Paulo e do Jornal do Brasil. Em 1980 voltou para o Rio de Janeiro. Em 1982 deixou o Jornal do Brasil, ao qual retornaria alguns anos depois, para dedicar-se à literatura e ao teatro infantis.

N'O Globo, onde trabalha desde 1991, criou e edita até hoje o caderno de tecnologia. É conhecida também pela defesa incondicional do Rio de Janeiro, dos animais e do meio-ambiente.

Conversei com Cora Rónai no final desta tarde, na beira do açude do Alto Santo. Ela veio ao Acre para acompanhar as filmagens da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes".

Após assistir a entrevista, visite o blog de Cora Rónai, onde, a partir de um celular, ela já publicou algumas fotos da viagem e das filmagens hoje no Alto Santo. Clique aqui.


13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Altino, adorei a entrevista!!! Maravilhoso qdo vc coloca estes vídeos...legal ouvir sua voz tb...esse universo virtual e "internético" é fantástico! Bjs!

Anônimo disse...

Comentários altamente preconceituosos no blog da Cora...tipo, "tranque bem a porta do hotel no Acre", "esse hotel parece hospital" e otras cositas...esses cariocas são a escória da humanidade mesmo...

Anônimo disse...

A Cora chamou o JV de anfitrião, no blog dela. Mas o anfitrião não é o Binho???

Anônimo disse...

O Jorge é o anfitrão da minissérie, o Binho é chefe de estado, de mais a mais o Jorge tem que continuar cuidando do acre mídia, aliás se o Lula não emplacar o ex-gov em Brasília, bem que ele poderia dar uma forcinha para o Binho nessa área.

Unknown disse...

Realmente comentários muito preconceituosos no Blog dela... acho q 90% dos visitantes do blog dela pensam q Rio Branco é uma pequeníssima cidade no meio da salvagem floresta amazônica.
Lamentável a falta de noção desse povo "civilizado".

Cora disse...

"Anfitrião" do passeio de bicicleta, antes que se crie um caso por isso... Aliás, um anfitrião extremamente cordial e gentil, do qual só tenho boas coisas a dizer.

Quanto aos comentários, as pessoas estão discutindo o hotel daqui como discutem, SEMPRE, qualquer hotel onde eu me hospede, em QUALQUER lugar. O Venetian, um dos mais luxuosos paradeiros de Las Vegas, foi detonado pela turma sem dó nem piedade.

O preconceito nem sempre está na cabeça de quem supostamente emite um julgamento, mas sim na de quem acha que está sendo julgado. Com um detalhe: nenhum dos comentários feitos por lá se iguala, em termos de grosseria, a "esses cariocas são a escória da humanidade mesmo..."

Por que não fazer nenhuma referência aos tantos comentários simpáticos, em que os leitores -- de todos os estados, diga-se -- têm-se manifestado encantados com Rio Branco?

Desculpe o desabafo aqui na tua "casa", Altino, mas certas atitudes me dão um cansaço que só vendo!

Anônimo disse...

Não sei de nada do que vocês estão falando aí, só que caí aqui de para-quedas por indicação da Cora Rónai e tb porque sou do Rio, e sou carioca e não sou escória da humanidade coisíssima nenhuma, viu? Seu bobão. É tão bobão que é anônimo! Hunf! Tô aqui para ver como é que as paradinhas daí do Acre. Pelas fotos deve ser bonito, né? Tô achando legal.

Legal conhecer seu blog Altino, se você é daqueles que dá "cutucada" eu gosto. ahauahauahau, só não me cutuca porque sou muito novinha, tá? Tô engatinhando no jornalismo e vocês precisam ter paciência comigo... hehehe

Abraços, voltarei sempre,

Simmie :-)

Anônimo disse...

Conheci Cora Ronai em '78, quando trabalhei como foca na sucursal do JB em Brasília. Foi um prazer revê-la aqui, pois tenho uma boa recordação dela. Continua sendo a mesma pessoa delicada, sensível, atenta e camarada. O blog dela é òtimo e vai contribuir mais para um conhecimento positivo do Acre que certos comentários de anónimos. Paz e bem, Cora! NN

Anônimo disse...

Altino, você sabe que sou seu leitor diário, mas agora que vc nos apresentou essa moça aí parece que vou ter que dividir minha leitura diária. Em pouco tempo ela consegiu postar muito mais coisas do que você. Penso que blog é isso que ela faz. Ou, ela como profunda conhecedora do assunto, está equivocada. Gostei muito. Pena que eu não faça parte desses seus privilégios. Posta alguma coisa hoje. Pelo menos aquela velha foto do Jorge que você carrega na carteira.

Anônimo disse...

Quanto aos cariocas, eu fico com a música da Adriana Calcanhoto, que diz que carioca não gosta de sinal fechado, seja bem vinda Cora.Aqui como no Rio, tem também a turma do ASCO.

Anônimo disse...

Adorei a entrevista com a Cora. Ia reclamar do tal anônimo - ele sim, altamente preconceituoso,- mas a Cora já disse tudo. Parabéns, Altino, pelo blog. Virei visitá-lo mais vezes.

Hermington Franco disse...

Cora, tudo bem, eu não sou o JV mas eu até te DAVA uma bike pra vc ter ido lá na ufac, levar aquele papo, idéia desde 2004 né? E tudo que vc queria pra conhecer o Acre era isso, uma bicicleta pra dar uma volta e um quarto de hotel decente, espero que a visita tenha valido a pena... e aqui tem bobão como em qualquer lugar, só que nós aqui parecemos mais radicais. Se falam mal de um hotel já levamos pro lado pessoal e achamos que estão falando da nossa casa, se falam bem do nosso estádio já querem se candidatar a sede da Copa do Mundo, hihihi....

Anônimo disse...

Aqui é de São Paulo. Sou leitora da Cora. As fotos que ela fez do Acre são lindas. Deu vontade de conhecer.
Mariinha