sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

ZEE

Acre quer área urbana em 0,2% do Estado

Zoneamento territorial vai estimular, por meio de incentivos à zona rural, que espaço ocupado por cidades e entornos se estabilize

O governo do Acre vai incentivar que, por pelo menos quatro anos, as áreas urbanas não ocupem mais de 0,2% da área do Estado — o equivalente a 304 quilômetros quadrados. Esse é um dos efeitos da nova estratégia de ocupação do território acreano, traçada a partir de um mapeamento que busca auxiliar a formulação de políticas públicas.

O levantamento, chamado Zoneamento Ecológico-Econômico, dividiu o Acre em zonas com diferentes perfis, e indicou quais tipos de ações serão ou não incentivadas em cada área, por meio de créditos ou projetos. “Onde está escrito que só se permitem unidades de manejo agroflorestal, aqueles que usam a área para desenvolver atividades agropecuárias não receberão crédito, nem serão contemplados pelo PRONAF [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]. Eles podem até usar, mas vão ter que fazer tudo por conta própria”, afirma a gerente de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, Magali Medeiros.

Reportagem da PrimaPágina. Leia mais no site do PNUD.

Nenhum comentário: