segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

CONSTRUTOR DO NOVO ACRE

O PT do Acre merece ter dois ministérios pelo que faz pelo Estado, que deveria servir de exemplo para os petistas que irão assumir pela primeira vez os estados da Bahia, Sergipe e Pará

Chico Bruno

A transformação do Acre começou com a eleição do petista Jorge Viana à Prefeitura de Rio Branco, em 1992. Ele imprimiu o novo na administração municipal. Cumpriu seu mandato de quatro anos e aguardou a chegada de 1998, para se eleger governador. Durante dois anos aguardou pacientemente, costurando uma aliança, que incluía, para espanto dos petistas do resto do país, o PSDB. Ainda, durante este tempo, acompanhou de perto a revolução sustentável que ocorria no Amapá, comandada, desde 1995, pelo governador João Capiberibe (PSB).


Ao assumir o governo em 1999, pegou a obra do Canal da Maternidade, que era ícone nacional de ladroagem e banditismo, haja vista o assassinato do governador do Acre em um hotel paulista, e a transformou em um ícone exemplar de como se executa uma obra em benefício do povo. O Parque do Canal da Maternidade é o começo da revolução acreana sob o comando sereno e seguro de Jorge Viana.

As obras e os programas desenvolvidos pelo governador Jorge Viana, em 8 anos, tem a marca do desenvolvimento sustentável, tão caro para aos homens e mulheres de boa fé da Amazônia. Ele conseguiu tirar o pequeno e distante Acre do isolamento.

Jorge fez com que o acreano resgatasse o orgulho em ser acreano. Despertou na sociedade a importância de lutar contra o crime organizado que corrompia o estado. Nesta luta conseguiu a adesão do então presidente Fernando Henrique. A vitória sobre o crime organizado foi decisiva, pois mostrou que a união entre governo e sociedade é fundamental para as coisas acontecerem.

E é a partir daí que as coisas começaram a acontecer no Acre com muita velocidade, mas dentro dos padrões do desenvolvimento sustentável.

Quem chega, hoje no Acre fica embasbacado. Rio Branco está impecável. O estado cortado por estradas que parecem um tapete. As informações, que recebo de pessoas que adotaram o Acre para viver, são unânimes em afirmar que tudo isso é fruto do trabalho de Jorge Viana.

Um dos empreendimentos vitoriosos de Jorge Viana foi resgatar de volta ao Acre, Armando Nogueira, Glória Perez, Adib Jatene, entre outros. Mas a obra mais importante de Jorge é sem dúvida colocar o estado na história do Brasil.

A partir de 2 de janeiro, o Brasil começou a conhecer, finalmente, a saga dos nordestinos e brasileiros que construíram o pequeno, isolado e distante Acre. Graças a Jorge Viana, um político sem arestas, polido, sereno, seguro e que, acima de tudo, é coerente.

Jorge Viana está à disposição do Brasil. Seu aproveitamento no segundo governo do presidente Lula é imperativo. O país não pode prescindir da competência política e administrativa de Jorge Viana.

Os adversários de Jorge, como não podem atacar-lhe a honra, alegam que o Acre não pode ter Marina e Jorge no ministério. Pregam na imprensa que o presidente Lula terá de escolher entre um ou outro.

Uma maldade, uma vingança de birro, bem ao estilo de quem a faz, que utiliza a oposição ferrenha que o PMDB do Acre faz a Jorge como pano de fundo. Quem conhece a política amazônida sabe quem é o construtor da intriga. Ele está a quilômetros do Acre, mas não perdoa Jorge pelo apoio coerente que deu aos seus adversários nas últimas eleições no Amapá e no Maranhão. Quem pensou no
senador José Sarney (PMDB-AP) acertou na mosca.

O PT do Acre merece ter dois ministérios pelo que faz pelo estado, que deveria servir de exemplo para os petistas que irão assumir pela primeira vez os estados da Bahia, Sergipe, Pará e pelo governador reeleito do Piauí. Aliás, deveria servir de exemplo para todos os petistas de todo o Brasil.

O presidente Lula está escaldado pelos dissabores do mandato encerrado em 31 de dezembro de 2006, se achar que não pode abrir mão de Jorge Viana, o nomeará. Se o fizer, fará justiça a competência, que anda tão escassa no país.

O artigo foi enviado por Luciana Capiberibe, do blog Notícias daqui, com a seguinte recomendação: "Altino, segue artigo escrito pelo jornalista Chico Bruno. Leia e veja se tens interesse em publicá-lo. Saudações amapaenses".

Nenhum comentário: