terça-feira, 12 de dezembro de 2006

PACARANA

Leio no site da Prefeitura de Rio Branco que a população de animais do Zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes continua crescendo. A área de preservação mantém 22 espécies. Abriga agora uma pacarana ou paca-de-rabo (foto), como é mais conhecida na Amazônia, além de um casal do primata leãozinho-da-taboca - atinge o tamanho de uma caixa de fósforo na fase adulta.

Para saber mais a respeito do roedor raro, leia o artigo Pacarana e Anna Karenina, do paleontólogo Alceu Ranzi.

Museu - O Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, destacou o Museu da Ciência, projeto que envolve esforços da prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre:

"A idéia inicial, proposta pelo paleontólogo Alceu Ranzi, era a de um Museu de Paleontologia. O projeto cresceu depois da recente visita de comitiva da SBPC, presidida por Ennio Candotti, ao prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelin

O prefeito, empenhado em modernizar a cidade, tem consciência da necessidade de dotá-la de um Museu de Ciência. E sabe que para isso contaria com o apoio da Ufac, igualmente interessada no empreendimento.

A delegação da SBPC sugeriu ao prefeito convidar para uma visita a Rio Branco o presidente da Associação Nacional de Museus e Centros de Ciência (ABCMC), Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, no limite entre Recife e Olinda.

Pavão, que criou e dirige há 12 anos o Espaço Ciência, foi eleito, recentemente, presidente da ABCMC. Ele propõe um programa ambicioso: “Um museu de ciência em cada esquina”, como ele não se cansa de repetir.

Ele tem muita experiência no assunto e pode ajudar a Prefeitura e a Universidade Federal do Acre a construir o Museu de Ciência de Rio Branco.

O prefeito Raimundo Angelin, que também é professor da Ufac, aceitou na hora a sugestão da SBPC. E, em reunião interna na semana passada, autorizou Alceu Ranzi a convidar Pavão para ir a Rio Branco já no início do próximo ano.

A idéia do Museu de Paleontologia surgiu em vista das coleções existentes no Laboratório de Paleontologia da Ufac. A Prefeitura e a Ufac já firmaram um convênio de cooperação.

“A Universidade ficaria com a ciência, a academia e o laboratório de pesquisas e a Prefeitura usaria réplicas para a exposição ao público”, conta Alceu Ranzi ao “JC e-mail”.

E acrescenta:

“Pensa-se em um Museu interativo e lúdico. A primeira oficina de confecção de réplicas está programada para janeiro e fevereiro de 2007. Definimos o local de construção do Museu, no espaço do Parque Chico Mendes, com todas as condições de expansão e interação, entre um pequeno zoológico, bosque natural de mais de 50 hectares, com trilhas etc.”

Tudo indica que já em 2007 teremos boas novas a anunciar de Rio Branco".

Nenhum comentário: