sábado, 9 de dezembro de 2006

ÍNDIO DO ACRE É PREMIADO

O documentário "Xinã Bena, Novos Tempos", do índio acreano Zezinho Yube Hunikui, produzido pelo Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias, ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival Forumdoc BH 2006. Ele concorreu com mais de 30 produções nacionais.

O festival, que aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, é dedicado ao filme documental e etnográfico e é referência em mostras de cinema e vídeo no Brasil.


O documentário "Xinã Bena", de 52 minutos de duração, conta o dia-a-dia na aldeia hunikui (caxinawá) de São Joaquim, no rio Jordão, no Acre.

Augustinho, pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e o sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com a terra demarcada, o caxinawá podem voltar a ensinar as suas tradições para os seus filhos e netos.


Zezinho Yube Hunikui é da aldeia Mucuripe, da Terra Indígena Kaxinawá da Praia do Carapanã, e é secretário do Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC).

Além de ter se formado inicialmente pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, Zezinho foi um dos 40 selecionados para a segunda edição do projeto "Revelando os Brasis", do Ministério da Cultura, para jovens profissionais, moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes, que estão produzindo vídeos digitais sobre suas comunidades.


Como resultado de sua participação nesse projeto, o novo curta do Zezinho, entitulado “Manã Bai”, trata da trajetória de seu pai, Joaquim Maná Kaxinawá, professor bilíngue formado pela Comissão Pró-Índio do Acre, que hoje preside a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC).

Joaquim foi um dos primeiros indígenas acreanos a conseguir licenciatura em educação indígena, na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), no ano passado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Zezinho!!!! Parabéns Joaquim!!! Parabéns Povo Huni Kui!!!