sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

MEIO SÉCULO DE TOINHO

Algumas pessoas gostam de dizer que possuem muitos amigos. Eu não. Tenho poucos amigos neste mundo. Um deles é Antonio Alves Leitão Neto, o moço da foto, de sorriso contido, mas de ombro largo, onde se apóia o filho Samuel. Gostamos mais dos amigos ou dos irmãos? Em relação ao Toinho Alves não vivo tal dilema, pois somos amigos e irmãos. A primeira vez que nos encontramos foi no comecinho da década dos 80. Ele costuma lembrar disso apenas para dizer que, naquele tempo, era ateu e eu atoa. É admirável sua coerência e capacidade de ser positivamente do contra. Tem uma mente prodigiosa, a melhor oratória e o melhor texto, mas o que ele é mesmo é o Toinho - o eterno menino acreano, esportista, que fuma porronca, anda de ônibus, não usa reológio, jamais comparece na hora marcada, escravo dos jeans e das camisetas, e de uma mochila na qual habita a preguiça universal. Toinho é o livre pensador mais influente da jovem geração de políticos que comanda o Acre. Foi, por exemplo, quem replantou o patriotismo acreano e desenvolveu o conceito de florestania. O bom-mocismo de nossos últimos governadores e senadores tem o dedo desse menino que comemora hoje 50 anos de idade. Vida longa a esse ser cuja inteligência na verdade serve, sem canudo e ostentação, aos mais humildes dessa terra. Ele sim, é amigo de muitos espíritos por causa de sua charmosa simplicidade e humildade. De quando em vez Toinho baixa no blog O Espírito da Coisa.

15 comentários:

Anônimo disse...

Algo a comentar? como assim? hoje eu to nas madrugadas... coisa rara em mim. durmo cedo. acordo cedo. mas hoje me deu uma coisa... fui a um lançamento... se é que se p9de chamar assim... de um livro sobre cpis... de um grande cara, amigão, das antigas, da DS do rio grande do sul...meu chapa eu to de cara...como a vida é boa. Nossa e como é importante, crucial ter essa interlocuçào, tipo sou brasileira e amo o acre...love yoy

Anônimo disse...

Vida longa ao Toinho. que continue nos brindando com sua louca lucidez e sensibilidade. Felicidades e parabens. Te amo. Bruxinha.

Anônimo disse...

Feliz aniversario, capivara! Com um amigo assim vc vai longe! vai acabar no governo...Paz e Bem na sua vida nn

Anônimo disse...

Caro NN: ele já é. Também sou, mas não somos. Entendeu?

Anônimo disse...

SAGITÁRIO - 21/11 a 20/12
Previsão do dia
Oscar Quiroga

Outrora havia espaço de sobra para você se manter na indecisão, preservando a indefinição de tudo que estava sob sua responsabilidade. Esse espaço foi restringido dramaticamente, e agora você terá de definir.

Toinho, não sei o que os astros estão querendo dizer com isso. Só sei que quero desejar tempo longo de vida para um menino que , desde muito, aprendi a amar.

Anônimo disse...

Olha, Altino, eu não consigo explicar como, mas a minha impressão é de que o Toinho consegue ser ferino e terno ao mesmo tempo. É assim meio que aquele pensamento do Che guevara "sem perder la tenura jamás". Ele não lembra, mas uma vez eu o entrevistei por telefone quando ele ainda era presidente da FEM, eu querendo saber sobre números, valores e significados, ele disse uma coisa assim: que a forma de pensar na Cultura não era através de números ou valores (quantas pessoas tiveram renda com os projetos e tal), mas que o objetivo era atingir o espírito, a alma de todos. Eu fiquei doido. Acho que ele é para o Acre assim como o Chico Buarque é para a MPB. Feliz aniversário, Grande Antônio. Mas o povo do Acre é que está de parabéns.

Anônimo disse...

Querido Altino,
A internet voltou a tempo de ler esse post sobre Toinho. Eu só peço a Deus, egoíta que sou, que continue iluminando essa criatura vida a fora, alma a dentro. Pois, generoso que é, distribui sabedoria entre nós, vós, eles!. Viva o Toinho!Viva! Beijo.Mara.

Anônimo disse...

Obrigado, mano. Fiquei sem palavras, mas tudo bem, já era tempo.

Anônimo disse...

Parece que o cinqüentenário do Toinho significa muito mais pro Altino. O Machado não consegue nem responder no MSN. Incrível! Nos outros dias do ano são bem diferentes. Quis fazer uma caricatura a pedido da Tereza, mas o Altino não me deu as fotos do Toinho. Quando foi pra fazer uma caricatura do JV não tive problema, logo me emprestou a foto que estava em sua carteira.

Anônimo disse...

Alô Altino,

Como novo integrante do fã-clube do Toinho, aproveito o espaço para saudar a data festiva com votos de muita saúde e força ao colega blogueiro. Que ele possa alcançar o cargo desejado, sem esquecer de acrescentar um item essencial: um bom notebook com conexão banda larga.

Saudações,

Anônimo disse...

Gean, espero que você não transforme o Toinho numa preguiça na caricatura. Existem fotos dele aqui e um vídeo aqui. Quanto ao Jorge, você sabe tanto quanto eu o que ele quando trata alguém como "amigo". É por isso que ando sempre com a foto dele na carteira. Deixa de onda, vai trabalhar porque não quero saber quem é a Tereza.

Anônimo disse...

Toinho,
Desejmos que você viva mais de um centenário, então, que os próximos 50 anos sejam tão vibrantes quanto os que se passaram. Como dizíamos, fé em Deus e pé na terra. Paz, amor, luz, harmonia. Feliz idade. Com muito carinho.
Amigos e irmãos do Plano Alto.

Anônimo disse...

Toinho:
Seu talento faz bem ao Acre e aos acreanos. Não pude comparecer ao jantar comemorativo...mas desejo-lhe outros 50 de inspiração e florestania.

Anônimo disse...

Escutei o moço por uns 10 minutos,no início de 2005. Claro que já tinha lido ele através de outros textos numa revista chamada
outras palavras, foi o suficiente para
gostar mais ainda, das suas palavras.

É desejo do Festival de Cinema que organizamos aqui em Rondônia, o Cineamazônia, retormar o contato e trazer o homi aqui, pra gente escutá.

Jurandir Costa

Anônimo disse...

Toinho
Receba o meu abraço,o apreço e elevada
consideração.Votos crescentes de sabedoria,serenidade,luz e outro meio
centenário.Essa convergência dos amigos
em torno do ser humano,talvez explique
parcialmente a aceitação do " Espírito
da Coisa "além é claro,da maneira afável
com que tratas as palavras,tão maltratadas nos outros meios de comunica
ção.
Abraços do Chico Souto