sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

APOIO À MARINA SILVA

O Fórum Brasileiro de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fboms) distribuiu uma “Nota de Apoio à ministra Marina Silva", que já contabiliza mais de 300 assinaturas.

O terceiro setor se mobiliza para influenciar o presidente Lula a decidir pela manutenção de Marina Silva no cargo de ministra do Meio Ambiente no segundo mandato do governo.

Para assinar a nota, cuja íntegra vem abaixo, basta clicar aqui e enviar mensagem com nome completo, cargo, entidade e estado.

NOTA DE APOIO À MINISTRA MARINA SILVA

Diante do final de mandato que se aproxima, merece reconhecimento o trabalho persistente realizado durante estes anos pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Conduzindo o Ministério pelo caminho da chamada transversalidade, a Ministra fez um esforço permanente de sensibilização das demais áreas do Estado e do governo para a importância do desenvolvimento sustentável, tecendo articulações fundamentais para o bom desempenho das políticas socioambientais.

Exemplo disso foi o esforço de constituição do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. Enfrentando o desafio de lidar com taxas de desmatamento em ascensão, desde o final do mandato anterior, agravado pelo prematuro anúncio, por outras instâncias de governo, da implantação de grandes obras de infra-estrutura em regiões sensíveis, o Ministério comemora duas reduções anuais sucessivas e significativas da ordem de 30%. Entretanto, ainda há muito a fazer, a exemplo da implementação do Plano BR-163 Sustentável, modelo inovador de planejamento regional para grandes obras de infra-estrutura.

A perspectiva de novos investimentos em obras de infra-estrutura demandará mecanismos adequados de planejamento, de modo a garantir que o esforço de buscar o crescimento econômico não implique em perdas ambientais. Será fundamental para o País contar com uma estrutura de gestão ambiental fortalecida e articulada com os demais setores de governo. E acima de tudo, é de fundamental importância incorporar como elemento constitutivo do projeto de desenvolvimento do País a defesa das comunidades tradicionais, populações extrativistas, ribeirinhas e indígenas, a preservação do meio ambiente e o uso sustentável das nossas águas, florestas e da nossa biodiversidade. E não há ninguém que disponha de condições melhores já dadas - como a Ministra Marina Silva - para liderar nosso campo político nesse processo.

Há ações importantes que foram iniciadas e que precisam ser consolidadas, como os mais de 19 milhões de hectares de unidades de conservação criados, o Plano Nacional de Áreas Protegidas, a Política Nacional de desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais, a proposta para tratar da redução do desmatamento inserida nas discussões da Convenção Quadro de mudanças climáticas, a realização das Conferências Nacionais de Meio Ambiente e a promoção de vários espaços de diálogo e decisão multisetoriais. O compromisso inequívoco com a sustentabilidade do País depende do enfrentamento destes desafios. E é por isso que afirmamos nosso apoio à Ministra Marina Silva, para que continue no cargo de ministra do Meio Ambiente no segundo mandato do Governo Lula.

Nenhum comentário: