sábado, 11 de novembro de 2006

CRIME AMBIENTAL EM XAPURI

Ex-preso sob a acusação de tráfico e consumo de cocaína, invasor, e, agora, prefeito de Xapuri, Wanderley Viana (PMDB), com certeza acordou ontem em estado de rebordosa. Ele ordenou que trabalhadores de uma cooperativa usassem motosserras para derrubar dezenas de árvores que embelezavam a Praça São Sebastião.

Triste página para a história de Xapuri, berço da Revolução Acreana no começo do século passado, e que se tornou símbolo internacional da luta pela preservação da Amazônia, a partir de dezembro de 1988, após o assassinato do líder sindical e ecologista Chico Mendes.

O prefeito drogadito, entre outros feitos, já chegou a agredir fisicamente o governador eleito do Acre, Binho Marques. Leia mais aqui, numa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

As fotos foram tiradas por Eden Machado, meu irmão caçula, que estava de passagem pela cidade e teve o desprazer de presenciar a derrubada.

12 comentários:

Anônimo disse...

E o detalhe irônico e curioso é aquela estátua entre as árvores, que mais parece São Sebastião sem as flechas. E depois dessa derrubada geral, precisa de flechas pra quê?

Lamentável que o Acre tenha de conviver com políticos desse naipe. Mas, apesar de tudo, NÃO PASSARÃO!

Anônimo disse...

Altino, que tristeza ver essas árvores feridas assim. A praça mais se parece um cemitério, ou algum lugar de onde a vida desertou.
Infelizmente, o povo brasileiro ainda elege indivíduos deste nível como seus representantes!
É tão contraditório ver cidadãos honestos votando em criminosos!
Xapuri merece muito mais se seus representantes que se realmente o fossem, a transformariam em monumento vivo da preservação.
Mas, com políticos desse tipo, ela corre o risco de ser esquecida.
Os cidadãos têm obrigação de reagir e impedir novas "rebordosas".

beijos

Anônimo disse...

Que cena triste! Não acredito que um prefeito tenha a capacidade de mandar fazer uma coisa dessas. Ou é realmente para chocar e causar polêmica, ou realmente é falta do que fazer. E a população, não vai se mobilizar? Mais dois anos no mandato e o que esse administrador vai fazer?

Anônimo disse...

Xapuri, a que será que se destina? Esse
fato me fez lembrar a letra da música do Luis Gonzaga: "Nem o Chico Mendes sobreviveu".É preciso orar e vigiar muito por nossa princesinha do Acre.Evidente que uma ação política também se faz necessária ,Chico merece.

Anônimo disse...

Esse desgraçado tem que ser internado num manicômio. Porra! (desculpe o palavrão) Esse estorvo, essa pústula no peito de Xapuri tem que ser expurgada. Aquele neto do Darli bem que podia ter raiva desse troço. Como é que uma anomalia dessas chega ao poder? Povo de Xapuri, como é que vocês elegem e permitem que esse destrambelhado comande a sua cidade? Pelo amor de Deus!

Anônimo disse...

Que cena lastimável, pena que Xapuri, depois de tantas desgraças ainda tenha de passar por uma administração dessas.
Fico triste, que uma cidade reconhecida internacionalmente como simbolo de ecologia, passe por isso. Isso é que é ser anormal no ultimo.

Anônimo disse...

Esse cara é um F.D.P!

Anônimo disse...

Não vale a pena chorar no molhado. Há que julgar e punir o artistinha.

Anônimo disse...

Ele tem que ser punido!!!

Anônimo disse...

As vezes fico me imaginando o que poderia ter passado na cabeça de alguem ao votar em uma pessoa tão despreparada quanto esse prefeito, Xapuri se tornou sinônimo de atraso e grande parte por causa da ausência da prefeitura.
Lastimavel ver que as árvores da praça foram derrubadas dessa maneira. Mais um atestado de ignorância que o prefeito passa a si próprio.

Anônimo disse...

O "prefeito" de Xapuri é um devasso. Fez da praça São Sebastião um cemitério... é uma homenagem a ele mesmo, um monte de cotocos.

Anônimo disse...

Existe na Legislação ambiental algum parágrafo ou inciso que diz que é necessário um laudo técnico para comprovar se a(s) árvore(s) de um determinado local, está causando algum tipo de ameaça ou dano ou se autoriza simplesmente a derrubada e fica tudo bem? Se for assim do que adiantas as Leis ambientais?