domingo, 8 de outubro de 2006

VANESSA EM PAZ



"Caro Altino

Participei da homenagem que foi prestada à pesquisadora portuguesa Vanessa Sequeira, assassinada no Acre há um mês, quando preparava sua tese de doutorado.

Fui convidado por José Carlos, meu pai, que conheceu a pesquisadora no Centro de Yoga que frequentavam em Rio Branco.


Aceitei prontamente o convite e compareci ao Café da Carol porque me comovi muito com o caso e acompanhei a repercussão através do seu blog.

Quando cheguei, por volta das 9h45, já estavam quase todos lá.
O ambiente, que é muito bonito e agradável, contribuiu para a paz de todos os que compareceram ao evento.

Formamos um círculo de cadeiras e cada um se apresentou, dizendo o nome, o que faz e de onde conhecia Vanessa.
Um dos amigos dela levou um violão e tocou algumas músicas que traziam a sua lembrança.

Caminhamos silenciosamente pelo campo. Cada um fazia a sua reflexão sobre o ocorrido. Foram colhidos vários objetos que lembravam Vanessa.


Uma de suas amigas trouxe um ovo. Segundo ela, Vanessa costumava comer ovos todos os dias. Depois que vários objetos foram reunidos, nos servimos do café da manhã. Já era meio dia.

Para mim, ficou a lição de que a vida pode se esvair a qualquer momento e até de uma forma muito banal. Vanessa estava no local errado na hora certa, pois, como todos assinalaram durante a reunião, é muito seguro trabalhar no interior da Amazônia, onde o povo é receptivo.

Um abraço

Davi Sopchaki"


"Caro Foster, amigos e colegas da Vanessa

Tenho certeza que Vanessa estará em espírito com vocês, bem como nós da família o estaremos também.

Faz bem compartilhar as memórias e estórias vividas junto a ela, e também de rirmos juntos e acharmos nova esperanca, nova perspectiva para continuarmos nos nossos caminhos.

Desse pensamento também surgiu a idéia de um website em homenagem à Vanessa. Vejam aqui. O primeiro passo foi feito e estão online imagens que se trocaram nas últimas semanas.

Mais conteúdo será adicionado nos próximos tempos. Gostaríamos muito que ali comparecessem também imagens e lembranças deste encontro em Rio Branco.


Por enquanto, mando-vos grandes abraços em nome da família toda.

Nathalie Sequeira"

Davi Sopchaki é acreano, tem 18 anos, estuda engenharia florestal e é fotógrafo amador. Nathalie Sequeira é irmã de Vanessa e vive na Áustria. No arquivo de setembro deste blog está o registro da repercussão do assassinato da pesquisadora portuguesa.

Nenhum comentário: