sexta-feira, 20 de outubro de 2006

PROJACRE

O amigo Marcelo Bartolomei fez a gentileza de digitar e enviar trecho da reportagem da revista Rolling Stone sobre o Acre. A revista suprimiu da capa a chamada "Disney do PT" e dentro abriu o título "Projacre", que até parece ter sido copiado da comunidade "Acre is a lie", do Orkut.

"O Estado mais isolado do país prepara-se para entrar no cotidiano de milhões de brasileiros na nova e milionária minissérie global. Nas ruas cenográficas da capital Rio Branco, ficção e realidade se confundem, enquanto populismo, engajamento ecológico e o rock'n'roll embalam as histórias da terra da borracha", afirma a revista.

Puxando brasa pra minha sardinha, segue mais um trecho do relato do jornalista André Vieira:

"Nunca havia estado no Acre, mas já rodei muito pela Amazônia. Chegar em Rio Branco foi um choque. Ao contrário do caos e da sujeira que dominam as cidades da região, fui surpreendido por uma cidade limpa, com largas avenidas bem iluminadas e sinalizadas, e serviços públicos funcionando como devem. Dois enormes parques cruzam a capital, com quadras de esporte, conchas acústicas, ciclovias e restaurantes, todos incrivelmente bem cuidados. O centro histórico foi restaurado e parece uma cidade cenográfica. Bem diferente da Rio Branco cuja descrição li nas reportagens sobre a morte de Chico Mendes.

"A cidade pareceia o Líbano depois dos ataques israelenses. O Palácio Rio Branco, sede do governo, tinha goteiras, trepadeiras subindo pela parede e cogumelos crescendo dos carpetes. Era um horror", conta Altino Machado, jornalista autodidata e colega de juventude do governador, cujo weblog, altino.blogspot.com, é o veículo de comunicação mais temido e bem informado do estado.

Ex-correspondente de alguns dos mais importantes jornais do país, Altino acompanhou a nada fácil vida de Viana à frente do governo. Quando o governador quer que alguma notícia repercuta além da imprensa oficial, é para Altino que ele liga, apesar de eventualmente levar uma cutucada de seu blog. Deixando a isenção jornalística de lado, Machado me garante: "O Acre saiu das trevas para a luz".

A reportagem da Rolling Stone é excelente. Um leitor do blog, que assina como Francisco Grangeiro e mora em Brasília, fotografou as páginas da revista e consegui ler o texto integralmente. Enquanto a revista não chega ao Estado Independente do Acre, terei o trabalho de digitar o texto completo para reproduzir aqui no blog. Sacanagem a editoria da revista me forçar a esse trabalho. Mas agora não dá. Estou indo ao Festival Varadouro, que começa logo mais. Aliás, numa das páginas está o título "Acre'n Roll", onde o André Vieira assinalou: "Com apoio do governo e na base do improviso, a prolífica cena roqueira de Rio Branco rompe as barreiras regionais do isolamento".

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Altino, como vai?? Correndo o risco de ser politicamente incorreta, te digo que esta revista está igual a enterro de anão ou orelha de freira, não é? :)))...estou tão curiosa quanto a esta reportagem , que vou dar uma "batida" pelas bancas aqui em Salvador! A propósito, seria possível vc me repassar o e-mail do Fco Grangeiro q te enviou a reportagem? Acredito q seja um grande amigo q não vejo a muitos anos! Obrigada. Meu mail é barrosnadja@yahoo.com.br