terça-feira, 17 de outubro de 2006

DE ASA QUEBRADA

O vereador Rodrigo Pinto (PDT), de Rio Branco, vive um dilema após a pífia votação para deputado estadual e busca aconselhamento junto aos 374 amigos dele no Orkut, a quem enviou o seguinte recado:

"Amigos!!! Continuo vereador e estou fazendo pesquisa de campo, peço que vocês me ajudem a conter dados para futuras decisões, seguirei a vontade das pessoas, ou seja da maioria. QUAL A POSTURA (sic) QUE DEVO ADOTAR? SER DE OPOSIÇÃO OU ALIAR A FRENTE POPULAR? Nenhuma decisão foi tomada. Atenciosamente, rodrigo pinto".

Rodrigo é filho de Edmundo Pinto, o governador do Acre que foi assassinado em São Paulo, em maio de 1992.

Conselho de Antonio Muniz, colunista político do jornal O Rio Branco:

- Vou repetir as palacvra da nossa amiga Kelli: " Se vc se aliar c/ a frente popular pode esquecer meu voto, pois sou contra os corruptos! continui sempre sendo contra eles pois tera sempre meu voto e o da minha familia! Um forte abraço!"

Muniz afirma em sua página no Orkut que, há 18 anos, tenta mostrar à sociedade o perigo que a turma do PT representava caso chegasse ao poder.

- Pouca gente acreditou. Somente agora é que todo mundo sabe o que as quadrilhas de Lula lá e Jorge cá são capazes de fazer com o dinheiro público. Temos agora a chance de pôr fim a esta pouca vergonha - afirma.

Meu comentário: ser alvo de uma ação judicial é tão fácil quanto acusar sem prova o presidente e o governador de formadores de quadrilhas. A atitude do vereador mostra quão pífio é o pensamento político do rapaz. Lamentável, pois ele poderia ter aproveitado o legado de votos do pai para fazer alguma coisa boa. Se fosse para dar conselho e ele mostrasse um traço do carisma paterno (ninguém vê isso) cairia como uma luva o título de “terceira via” aqui no Estado. Eu sou mais o Jorge Viana, a Frente Popular, desde o tempo que não usávamos camisa vermelha e sim um big 13 com fundo néon verde, amarelo, laranja. Mas uma oposição qualificada aumentaria o nível do debate. E muito neguinho que hoje está no governo teria que mostrar mais serviço. Muitos já começaram a andar de duas patas - alusão aos porcos que tomam o poder no livro “A Revolução do Bichos”! Sem oposição no parlamento ou na imprensa, me verei forçado a quebrar o gelo.

Comentário do jornalista Elson Martins:

"Conheci bem o pai do moço aí, que não sabe o que mais lhe convém: ser oposição ou situação. Edmundo, o pai, era situação (Arena) durante a ditadura militar. Ao assumir isso, como ele fazia, impunha respeito. Carismático, distribuia sonhos de valsa (chocolate) entre os jornalistas, nas redações, sem distinguir direita ou esquerda. Condenava minhas denúncias sobre os conflitos na floresta, preferindo acreditar nos fazendeiros e no progresso dos bois, mas isso não afetava sua honradez. Eleito vereador, indicou-me para receber o título de cidadão riobranquense. Desrespeitosamente o recusei, dizendo que as famílias expulsas da floresta e mal arrumdas na periferia de Rio Branco já me haviam concedido informalmente tal honraria. O filho vereador poderia, ao menos, não sujar a memória do pai".

5 comentários:

Anônimo disse...

o pinto gorou altino tem q ficar na oposição mesmo ninquem quer ele na situação.

Anônimo disse...

Ele precisa primeiro fazer um bom curso de Redação.

Anônimo disse...

Falando nisso, olha aí. Depois não venham dizer que é invenção dos petistas. Quem disse foi nada menos que o FHC:

Terça, 17 de outubro de 2006, 09h59
"Não sou contrário à privatização da Petrobras e BB", diz FHC

O ex-presidente do País, atual presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso disse hoje que não é contra a privatização da Petrobras. Segundo FHC, a empresa poderia deixar de ser uma estatal, de controle do Governo, para passar a ser de controle público, formado por grupos da sociedade. Ele questionou a forma como o Governo administra a Petrobras, sugerindo que as verbas de publicidade seriam negociadas a partir de interesses específicos: "repare para quem eles dão a publicidade?".

Anônimo disse...

"Ser de esquerda, assim como ser de direita, é uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil."Ortega y Gasset"
OI EU D'NOVO

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o jornalista Altino Machado pelo estímulo ao debate político nesse blog, que acredito eu, não deve ser guiado pela preferência partidária ou opinião pessoal, sendo jornalista creio que lhe foi ensinado que a verdade deve ser sua busca máxima.
Sou Nuana Naira, estudante de Relações Internacionais na Universidade de Brasília, mas antes mesmo de ser quem sou, posso com muito orgulho dizer que sou filha do Eterno Governador dos Acreanos, do Governador do Povo de minha terra querida, Edmundo Pinto, e com mais orgulho ainda, posso dizer que sou irmã do mais atuante vereador de Rio Branco, Rodrigo Pinto e que é graças a ele que hoje as pessoas ainda mencionam o nome de meu pai porque se não fosse pelo meu irmão poucos se lembrariam.
E é assim que começo a falar de Rodrigo Pinto. Quando estive em Rio Branco nesta eleição em nenhum momento escutei da boca de nenhum acreano que o meu irmão sujou a imagem de meu pai, até porque se assim fosse meus irmãos de terra não falariam para mim que sabiam quem Rodrigo Pinto é, o filho do SAUDOSO EDMUNDO PINTO e o que ele fez e continua fazendo, bravamente caminhando para ser um político igual ou melhor que só o sangue pode lhe proporcionar.
Em segundo lugar, jornalista Altino Machado, posso lhe afirmar que só quem tem o sangue de Edmundo Pinto nas veias e a lembrança do pai que ele foi, sabe que a política não é profissão, não é dinheiro, não é partido, não é preferência e muito menos oferecer bombons sonhos de valsa( isso parte da personalidade de cada um, e o meu irmão não tem a obrigação de oferecer bombons, ele tem a obrigação de criar bons projetos, fiscalizar as ações do governo, escutar as necessidades da população acreana e estas, infelizmente, são muitas). Política, para nós da família Pinto, é poder continuar um belíssimo sonho, um projeto de vida, algo infinitamente grande que somente pessoas do nosso convívio, que sabem a dor que carregamos no peito, é que pode lhe descrever. Política é o poder da mudança, seja no partido que for, creio que como político democrata meu irmão Rodrigo Pinto, fez nada mais nada menos do que manifestar o interesse pela opinião do povo e como o senhor mesmo mencionou para saber o motivo da votação “pífia”.
Não é de hoje que a política do Estado do Acre vem sendo guiada por coronelismo, e o mais grave são os que de comum acordo usam a retórica como instrumento de persuasão para convencer a população de que não são rebanhos, vítimas das palavras e do poder coercitivo de poucos. Atualmente, a população acreana pode ser comparada aos habitantes do mito da Caverna, encontrado no livro A República de Platão.
É extremamente necessário que existam políticos como o meu irmão Rodrigo Pinto, este é guiado pelo sangue visionário, pela força de vontade, pelo sonho e não por siglas de partidos. E ACREdito que só Rodrigo Pinto pode mostrar a população que a cidade está bonita, como deveria ser à 14 anos atrás, mas que a população está cansada de olhar pro lado de fora da janela de suas casas, porque é dentro da casa de cada acreano que existe a verdadeira necessidade, de alimentação, conforto, educação, trabalho,ou seja, é preciso proporcionar ao povo, que é a força motriz do desenvolvimento, o bem-estar pleno e assim o Estado do Acre poderá finalmente se ver livre de assassinos, corruptos, homens que só enxergam o próprio umbigo no poder
Por último, gostaria que meu irmão pudesse ler o que escrevo agora(o mesmo que disse a ele no dia dos resultados da eleição): nunca desista! O meu orgulho nasceu junto com o seu interesse pela política, se hoje tenho forças para buscar nos estudos o pai que se fosse vivo me ensinaria o mundo, se hoje posso ler as notícias de Rio Branco, buscando o teu nome e com ele o sorriso de um pai satisfeito com o nosso progresso é por você, só por você. Houve um tempo que eu perdi a esperança de ter no reconhecimento do povo acreano a perda de um pai, porque o que foi tirado de mim não foi o governador, foi o pai. Fiquei órfã e tive que enfrentar eleição a eleição o buraco que ficou no meu coração e o vácuo no cenário político, simplesmente ninguém foi capaz de ser o pai e o governador que Edmundo Pinto foi antes de você meu irmão. A linda menina que está na cama, na foto que o jornalista Altino colocou no seu blog, é a Luísa, filha do meu irmão, e que pode mostrar para a população como eu era quando o meu pai estava na terra. Você sendo pai e vereador, pra mim é a continuação do meu sonho, eu não importo qual partido você escolha, eu sei o maravilhoso ser que existe em você e este eu vou seguir para sempre. Amo-te como amo o meu pai, o meu irmão Pedro, a minha mãe, a minha sobrinha e afilhada Luísa, e a minha cunhada Ítala, a nossa família está crescendo e junto com ela a continuação do bem.
Obrigada a população que votou no meu irmão e que desta forma me deu esperança de um Acre melhor.
Obrigada a população que não votou no meu irmão e que me faz lutar para divulgar os seus projetos e ideais e quem sabe trazê-los para o nosso lado.
Obrigada meu irmão por você ter tomado a iniciativa de seguir a política e assim me fazer feliz e me encher de esperança.
Obrigada, jornalista Altino Machado, pelo excelente espaço de divulgação que o seu blog me proporcionou, apesar de tardiamente expressar minha opinião, não se preocupe que farei questão de visitá-lo quando retornar ao meu Acre para conversar melhor sobre seus conhecimentos em relação a Rodrigo Pinto.