quinta-feira, 28 de setembro de 2006

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER










Familiares da vítima enviaram fotos das marcas do abuso sexual do médico boliviano Carlos Vaca Justiniano contra a médica brasileira em Montero, na Bolívia. Outras fotos mostram regiões do corpo da médica que foram violentadas com menos gravidade pelo agressor.

O delinquente boliviano permanece preso desde a noite de quarta-feira, após ter prestado depoimento ao fiscal do Ministério Público de Santa Cruz, Carlos Montano Alvarez.

A médica confirmou o relato de estupro mediante ingestão forçada de substância entorpecente seguida de espancamento sofrido na madrugada de sexta-feira.

A médica e seus familiares foram recebidos na quinta-feira pelo embaixador Eurico de Freitas, cônsul-geral em Santa Cruz. Ele finalmente providenciou abrigo e apoio judicial.

Familiares da médica boliviana que hospedou a vítima e prestava apoio para denunciar o abuso sexual e exigir justiça, exigiram que ela deixasse de abrigar os brasileiros em sua casa.

Foi necessário que os gabinetes do governador Jorge Viana e do senador Tião Viana insistissem junto ao Ministério das Relações Exteriores, para que fosse prestado apoio judicial permanente, bem como proteção de vida e imagem.

A médica brasileira compareceu na quarta-feira à uma audiência sem o apoio judicial que fora prometido pelo consulado.

- Houve um problema de comunicação e o advogado do consulado não recebeu os recados deixados pela vítima e seus familiares - admitiu Eurico de Freitas ao blog.

O cônsul garantiu que a embaixada brasileira vai pagar as despesas de hotel da vítima. Ele dissse, ainda, que o Ministério das Relações Exteriores se articula com o governo do Acre para assegurar o pagamento de U$ 2 mil de honorários da advogada boliviana que vai acompanhar todo o processo judicial contra o médico.

A vítima e seus familiares deverão permanecer em Santa Cruz por mais uma semana porque na fase de investigação criminal necessitam estar presentes. O embaixador elogiou a coragem da médica brasileira.

- Ela conseguiu um feito insólito na Bolívia: fazer com que um médico influente, de uma pequena cidade, fosse parar na cadeia por causa de abuso sexual. Acreditamos que a justiça boliviana prevalecerá neste caso e que o criminoso seja condenado. A carreira dele, de médico, vai acabar em caso de condenação - avaliou o embaixador.

Na segunda-feira, quando se manifestou pela primeira vez sobre o caso de abuso sexual contra a médica, a diplomacia brasileira na Bolívia disse ao blog tratar-se "muito mais de um tema que envolve a polícia e a justiça bolivianas".

A embaixada julgou na ocasião que era apenas conveniente que o consulado-geral em Santa Cruz acompanhasse o andamento da questão e que fosse notificado para que pudesse "alertar as autoridades brasileiras sobre o ocorrido".

Os apelos do governador Jorge Viana e do senador Tião Viana serviram para mudar o ponto de vista da diplomacia brasileira em relação ao caso que tem como vítima uma cidadã acreana.

Para o editor deste modesto blog fica a certeza de que qualquer veículo de comunicação adquire força quando faz a defesa de boas causas. Lamentável que a maioria das organizações de defesa dos direitos humanos seja tão desarticulada ou dominada pela má vontade e que a imprensa brasileira e os correspondentes estrangeiros estejam anestesiados e só enxerguem política, escândalo, economia. O ser humano desapareceu de suas pautas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um caso como esse da médica brasileira não só nos desperta para um problema vergonhosamente gritante, dentro e fora do país, que é a violência contra a mulher, mas também atenta para o poder econômoco e social deste médico,que como tantos outros abusam disso de forma baixa, torpe, como foi o caso das tentativas de suborno, para cometerem os atos mais deploráveis e sairem impunes...E de fato, nesses casos, o meios de comunicação como este blog são de fundamental importância na luta contra esse tipo de poder opressor que ainda vigora em boa parte do mundo, em que o Estado ainda não é forte e eficiente o suficiente para julgar os casos de forma legítima, honesta e imparcial.
Além disso, a negligência do governo brasileiro deve ser destacada, pois ao contrário da maioria dos países que buscam a todo custo que mesmo criminosos recebam um bom tratamento e tomam para sí as responssabilidades jurídicas, o Brasil trata uma vítima brasileira no exterior como um problema de autoridades locais... Vergonhoso...

Anônimo disse...

altino, parabéns pela cobertura do caso da médica estuprada. é um fato que deveria ter tido mais repercussão.
um abraço,

ismael

Anônimo disse...

A realidade é que se um caso não traz notoriedade e recompensa financeira, são realmente deixadas de lado. Esse tipo de violência precisa ser punido e os agressores devem receber a punição exemplar, para que sirva de exemplo.
Agradeço a todos que estão lutando para que esse caso seja julgado nas sua devida proporção, ao governador Jorge Viana e ao senador Tião Viana e ao blog.

Luciene Weiland

Anônimo disse...

ela foi e stuprada ? coitada