terça-feira, 5 de setembro de 2006

TRÁGICO DIA DA AMAZÔNIA



A organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira publica editorial sobre o assassinato da pesquisadora portuguesa Vanessa Sequeira. O texto foi ilustrado com uma imagem negra, em sinal de luto, no Dia da Amazônia:

"Vanessa Sequeira, pesquisadora portuguesa de 36 anos, foi barbaramente assassinada em Sena Madureira, no Acre. Seu corpo foi encontrado na manhã de ontem, sem roupas, dentro de um igarapé próximo à região de Toco Preto, onde realizava entrevistas para sua pesquisa de doutorado. Há indícios de que tenha sido morta a pauladas e sofrido estupro.

Um acusado foi detido também na segunda. A polícia aguarda os resultado das análises do IML para confirmar a autoria do crime.

É o segundo caso recente de assassinato de um pesquisador na Amazônia. O arqueólogo americano James Petersen foi morto em agosto do ano passado, em Iranduba, no Amazonas, durante um assalto ao qual não reagiu. Três acusados, entre eles um policial militar e um menor, foram presos.

Trabalhos como os realizados por Vanessa e James são de relevância estratégica para o desenvolvimento na Amazônia. Influenciam políticas públicas, denunciam problemas, colocam lugares e povos esquecidos no mapa, apontam caminhos. A comunidade científica com atuação nesta região está de luto e neste 5 de setembro, data inspiradora para fazer balanços de trajetórias e metas, o temor em relação ao futuro das pesquisas de campo na floresta se sobressai".

Clique aqui para ler o texto completo

Nenhum comentário: