quarta-feira, 20 de setembro de 2006

SOLIDARIEDADE DA SBPC

Caro Altino,

meu nome é Wanderson Lobato, sou jornalista e estou trabalhando como assessor de imprensa da SBPC-Pará. Nessas viagens pela net acabei encontrando seu blog, que gostei bastante.

Abaixo, encaminho a você nota à imprensa da SBPC nacional sobre o caso envolvendo o Lúcio Flávio Pinto. Espero que você possa divulgar.

Agora estou me desdobrando em dois pra assessorar a SBPC e também trabalhar na produção do programa de TV da Ana Júlia, candidata do PT ao nosso governo. Passando essa fase trash, tô me organizando pra visitar alguns estados amazônicos, pra turismo e também trabalho.

Quero aproveitar pra fazer alguns contatos por conta da Anual da SBPC que, ano que vem, será sediada na Universidade Federal do Pará. Já estamos na formação das comissões de comunicação e em reuniões preparatórias. Em breve, deveremos entrar em contato com assessorias das universidades, centros de pesquisa e alguns jornalistas pra formarmos uma rede de divulgação e discussão dos temas do evento.

Eu acredito que os blogs podem ser uma importante ferramenta nesse processo. Por isso espero poder encontrá-lo quando pintar por aí.

Obrigado pela divulgação,

Abraços

Wanderson Lobato


NOTA À IMPRENSA

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Pará manteve a condenação imposta no ano passado pelo juiz Amílcar Guimarães ao Conselheiro da SBPC jornalista Lucio Flavio Pinto, por uso da expressão ‘pirata fundiário’ ao se referir, em artigo de sua autoria, ao senhor Cecílio Rego de Almeida.

Examinando os autos do processo não encontramos razões que justifiquem os juízos e legitimem a sentença e tanto menos a manutenção da condenação.

Lucio Flavio Pinto é jornalista respeitado e suas sólidas denúncias sobre a apropriação ilícita de patrimônio público e devastação da natureza em terras da Amazônia encontram amplo respaldo na literatura especializada e documentação corrente.

Ao relevar os fatos e procurar na cor dos adjetivos razões para justificar sua sentença o juiz Guimarães e aqueles que agora a confirmaram, desembargadores Luiza Nadja Nascimento e Geraldo Corrêa Lima, revelam a distância que, como juízes, os separam de um sereno exame do mérito da matéria em questão.

Como cidadãos denotam alheamento às tragédias humanas e às agressões à natureza que Lucio Flavio Pinto, com rigor e perseverança, tem denunciado no caso em questão no Jornal Pessoal e em tantos outros artigos em revistas especializadas e de ampla circulação.

Manifestamos nosso indignado protesto pela condenação ora referendada pela 3ª Câmara Cível de Belém.

A SBPC expressa sua solidariedade ao ilustre Conselheiro de nossa Sociedade a quem acompanhará na busca de reparo à injustiça ora sofrida nas instancias superiores dos tribunais da Nação.

São Paulo, 19 de setembro de 2006


ENNIO CANDOTTI
Presidente da SBPC

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boa noite, excelente mesmo o seu blogue... passe pelo meu, abraços