terça-feira, 5 de setembro de 2006

RELATO AO ITAMARATY

O secretário de Justiça e Segurança do Estado do Acre, Antonio Monteiro, enviou ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, um relatório dos procedimentos adotados em relação ao suspeito e ao corpo da pesquisadora Vanessa Annabel Schäffer Sequeira, assassinada no domingo:


"Senhor Ministro,

Cumpro o dever de informar a Vossa Excelência o trágico e lamentável assassinato da estudante e pesquisadora alemã naturalizada portuguesa Vanessa Anabela Schaffer Sequeira, 36 anos, ocorrido na tarde do último domingo, dia 3 de setembro, no Projeto de Assentamento Joaquim de Matos, situado a 36 quilômetros do município de Sena Madureira - Acre.

Vanessa Anabela Schaffer estava no Acre desde janeiro de 2006, em trabalho de pesquisa para a sua tese de doutorado no Centro Tropical de Investigação e Ensino Agronômico da Costa Rica, em parceria com a Universidade Federal do Acre e, na tarde do dia 3 de setembro, foi vítima de uma brutal agressão por espancamento e asfixia que resultou em sua morte.

Tão logo a autoridade policial do Estado teve conhecimento do desaparecimento da pesquisadora, às 20 horas do dia 3 de setembro, saiu em diligência conjunta da Polícia Militar e da Polícia Civil para a localidade onde se deu o crime, diligência essa que resultou na prisão do suspeito Raimundo Nonato Rocha de Lima, vulgo ‘De Manaus’, ocorrida às 2 horas da manhã do dia 4 deste mês. Com o mesmo foram encontrados objetos que pertenciam à vítima (GPs e outros).

O corpo de Vanessa Anabela foi encontrado cerca de 200 metros fora do ramal (estrada de chão que dá acesso à comunidade) por onde ela haveria de passar em seu trabalho de pesquisa.

Todas as evidências reunidas não deixam dúvida de que Vanessa Anabela foi assassinada por Raimundo Nonato Rocha Lima, que se encontra preso no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, local do crime, onde será julgado e condenado pelo crime praticado.

Quanto às providências relacionadas à vítima, informamos que o corpo está sendo trasladado ainda hoje (dia 5 de setembro de 2006) para São Paulo, de onde seguirá para Portugal para ser sepultado pela família.

Para maiores informações, laudos técnicos e periciais, providências gerais, coloco-me inteiramente à disposição através do telefone (68)........2828.

Atenciosamente,

Antonio Monteiro Neto
Secretário de Estado de Segurança Pública do Acre"

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou consternada com o que aconteceu a essa moça. Eu a conhecia de vista, nas poucas vezes que aparecia na UFAC, afim de conversar com meu orientador, estou terminando o curso de Agronomia e pretendo trabalhar com o pessoal do Parque Zoobotânico/ ARBORETO. Nem imagino o que podem estar sofrendo os pais dessa moça, que veio estudar tão longe dos seus, em busca de um sonho e terminou dessa forma tão trágica. Essa notícia repercurtiu aqui na minha casa de uma maneira diferente, agora minha mãe não vê da mesma maneira minhas perspectivas de trabalhar com educação agroflorestal, trabalho que será realizado junto com muitos amigos da Vanessa. Espero que esse aconteceimento, sirva também, pra que nossos amigos que estão sempre em campo, possam se cuidar e nunca andar nos ramais sozinhos.