terça-feira, 5 de setembro de 2006

NATHALIE SEQUEIRA

MENSAGEM DE DOR E ESPERANÇA

Recebi de
Nathalie Sequeira, irmã da pesquisadora Vanessa Sequeira, a mensagem seguinte:

"Olá Altino!


Obrigada mais uma vez. Hoje de manhã, meus pais estavam tão cheios de dor que mal conseguiram falar no telefone. Não me puderam dizer estas informações que você escreveu no teu blog e que encontrei quando disseram que, no Peru, o acontecido estava nas notícias.

Saber não faz as coisas melhores, mas ler as outras vozes das pessoas que continuam por aí, que vivem as suas vidas para fazer uma diferença, é um raio de esperanca, que espero poderei ver de novo, em alguns dias.

A família vai se encontrar em Portugal (estamos espalhados pela Europa no momento) e juntos, espero, que nao será tão duro como nestas horas.

Ai! Que trágico! Sim, dá raiva, mas o que ajudaria? Fazer não sei o quê ao assassino, não trará minha irmã de volta.

Não é culpa de uma pessoa. É culpa de um sistema, uma estrutura social, que gera pessoas doentes na cabeça, que gera corrupção e matança.

A destruição do ambiente, das velhas culturas, que sabiam da força da natureza e viviam em harmonia com ela. E assim, em harmonia com os outros seres humanos.


Nestes momentos, não ajuda saber ou acreditar nisso, pois não mudará o que aconteceu.

Obrigada por estar aí, por ser humano, por ter também o sonho de um país melhor.

Que se torne verdade...

Nathalie Sequeira"

9 comentários:

Anônimo disse...

Cheguei ao seu blog através de um link no mais importante diário português. Aqui: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1269226
E devo dizer que é absolutamente lamentável esta morte estúpida. Teve grande impacto o assassinato de um turista português, jovem ainda, em Copacabana, semanas atrás. E agora vem este caso da Amazónia.
A minha impressão é que a impunidade que existe no Brasil é uma janela aberta para que a criminalidade continue desta forma desenfreada. Quanto sei, vêm aí mais umas eleições e seria um bom momento para pressionar os políticos a uma mudança de fundo, séria. O Brasil é bonito demais para ficar internacionalmente manchado com casos como este.
Os meus sentimentos para a familia enlutada.

Anônimo disse...

Obrigada a Nathalie Sequeira por partilhar connosco a maravilhosa pessoa que terá sido a sua irmã. Só lhe posso desejar coragem, a si e à sua família, para atravessar os tempos que se avizinham e que serão tão duros.
Quanto à política brasileira acho que são despropositados quaisquer comentários. A impunidade é geral, em todo o lado, a todos os níveis... O HOMEM é capaz do melhor... e do pior. É triste mas é assim!

Anônimo disse...

Comentário deixado por alguém cujo nome não foi possível identificar:

"Estou mt triste... mt, mt triste... a perda de um ser humano por assassinato é sempre algo mt revoltante, mas neste caso estou mt abalado pq sonho em ir para a amazónia(acresce o facto de ser luso-bras)fazer doutoramento sobre comunidade indigena... estou mt triste pela forma como esta menina de 36 anos perdeu a vida, q dedicava a algo de mt importante numa região que é pobre e necessita de pessoas como a Vanessa. Sinto uma dor profunda pq pelo q li da Vanessa tinhamos mto em comum e sinto q perdi alguém q conhecia, n sei explicar. Não me canso de questionar como é possível alguém fazer tão mal a outra pessoa... e que revolta isso me provoca. e que impotência!"

Anônimo disse...

Permitem-me que deixe aqui uma flor dirigida à Vanessa? Obrigado!

Anônimo disse...

Eu também estou chocada, mas os comentários que leio levam-me a pensar que foram escritos por extra-terrestres: a Vanessa sofreu o mais antigo homicídio do mundo: homem viola mulher e mata. Só a sublimação da dor pode justificar que alguém diga que nas sociedades mais tradicionais não havia casos destes. Sim, sempre houve, o que não havia era jornais e blogs a denunciá-los...

Anônimo disse...

Que tragédia. Hoje, o q me levou às lágrimas foi o agradecimento da irmã de Vanessa para Altino: "obrigado por estar aí". Resistamos, Nathalie.

Anônimo disse...

A classe cientifica está profundamente enlutada com o que aconteceu com a colega Vanessa Sequeira.
O que nos choca muito é saber que estamos sujeitos a esses animais -humanos que são mais crueis que onças, cobras, jacarés pois se não mexemos com eles ou com o habitat deles nada nos causam;
O que nos choca muito é saber que esse crime brutal aconteceu no meio da floresta , num ambiete onde somos também acolhidos seja pela natureza, seja pela simplicidade de seus moradores.

Nosso sincero abraço a familia da Vanessa, cuja dor jamais será reparada.

Anônimo disse...

Deus ganhou mais um anjo....

Anônimo disse...

Comentário de alguém cujo nome não apareceu:

"Também me sinto muito triste com o sucedido. Não conhecia Vanessa...mas já a admiro. Bem como à sua família, que revela ser de uma coragem e união fora de série. desejo a todos muita força e felicidade".